Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção Anti-surto de tensão em apartamento sem aterramento. Tensão 220V


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, boa tarde.

 

Lí com atenção o tópico do Faller sobre melhorar um filtro de linha clamper. Mas nunca montei o projeto. Contudo, eu quero montar um protetor de surto, apenas, para um apartamento que não dispõe de aterramento. 

 

 Após a troca do trafo de rua, que fica a meia quadra de casa, eu fui coincidentemente agraciado com a queima da minha máquina de lavar LG. Digo coincidentemente, porque acredito não ter nada a ver, visto que as intempéries foram grandes nos últimos meses. 

 

Já falei com alguns do prédio, inclusive com a imobiliária, e a resposta foi um categórico não, quanto a por um aterramento. Ainda me disseram que "nunca precisou". Ainda pior: ao ligar a tomada elétrica na cozinha, os valores entre F/N e F/T eram iguais. Ao ligar a torneira em si, dava choque. Fraco, é claro, mas dava. A torneira é eletrônica, mas a polarização foi observada. Após desligar ela do aterramento, os choques pararam. Então suspeito que o neutro e o terra estejam juntos, então nem sonhando poderia usar esse "aterramento" para a máquina.

 

Igualmente eu usaria centelhadores a gás, e varistores. A tensão da residência é 220, variando de 211 no horário de pico, até 225 as 2 da manhã. O equipamento a ser protegido não consome mais do que 2,4KW/h a plena carga. 

 

As perguntas são: 

  • Como eu ligaria os varistores? Entre fase e neutro? (a polarização será verificada, e eu tomarei medidas para evitar que seja modificada)
  • Ainda, e os centelhadores? Fase e neutro? Qual a medida/parâmetro recomendado para este caso? (não sei quais são os valores comerciais para resistores)
  • Varistores de 14k/300V forneceria uma boa proteção? 
  • Fusível. Pensei naqueles de disparo rápido, como existem nos microondas. Eu deveria setar ele para os 300V dos varistores ou os 250 V que é valor comercial de tensão da maioria dos fusíveis?
  • Pretendo, ainda, por um led após os varistores, que vai me indicar se está ou não passando corrente, e uma chave liga/desliga 

 

As perguntas quanto aos varistores,  centelhadores e fusíveis, eu sei que, pela lógica, são óbvias, visto que a função deles é forçar um curto e abrir o fusível, e o fusível deve responder de pronto. Mas como eu nunca usei até agora em projetos,  e só substituí estes em filtros de linha, e os filtros estavam em instalações com aterramento, preferí perguntar-lhes antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilkyest

 

Não dá para abrir um buraco em alguma viga do prédio até achar alguma ferragem da estrutura e derivar dela o terra ?

 

Depois seria só testar com o multímetro ou com uma lâmpada pra ver se fica um bom aterramento.

 

Você só esqueceu de chamar o professor @faller

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, ilkyest disse:

@Henrique - RJ  não rola. Essa resposta foi parte do "categórico não"

 

Mas em algum cômodo do teu apartamento não passa uma viga que você possa talhar um pouco ela para derivar um fio terra ?

 

Se bem que já ouvi de um técnico de máquina de lavar que essas máquinas novas queimam a parte eletrônica facilmente ( deu a dica de tirar elas da tomada logo depois que usar ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ilkyest disse:

Não tem. Já revirei nesse sentido, mas nada. E como o protetor eu pretendo criar com tecla liga/desliga, vou "direto ao ponto"

 

Se o teu prédio for dos antigos dá para aterrar até pela caixinha dos espelhos das tomadas pois os dutos podem ser de metal.

 

Mas no próprio piso pode fazer um pequeno buraco procurando por ferragens da laje de onde possa derivar um terra.

 

Se é só a máquina de lavar que te preocupa tem a dica que mencionei acima. Como me disse um técnico, essas máquinas de lavar novas queimam muito as placas eletrônicas delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A questão do terra está abolida. A caixa de luz plausível para tal é longe, e percorreria 2 peças. Fio aparecendo não rola. O piso é de porcelanato (uma droga agora no inverno) então não recomendável.

 

É só a máquina. E sim, ela é o problema. Eu sei que essas placas estão queimando com uma maior facilidade, visto que na que eu tinha, o filtro de linha foi-se e agora a placa central.

 

Mas mesmo assim eu pretendo montar uma proteção antes. Eu estou desconfiado de algumas coisas envolvendo meus vizinhos. Não suspeito de gatos, mas sim, de uma instalação mal feita, ou com equipamentos sem a devida qualidade. Fato é que de um ano para cá tenho presenciado ruídos estranhos na rede, e coincidentemente meus dois vizinhos compraram ar-condicionado "lá fora" do tipo inverter. 

 

MAs sendo alugado o predio eu não tenho como fazer a não ser me proteger. @Mestre88 @Isadora Ferraz poderiam me dar uma mão aqui quanto à ligação dos varistores e dos centelhadores?

 

Ah! @Sérgio Lembo se puder me auxiliar aqui também.

 

Aliás, te devo uma resposta.



Aqueles dois indutores que eu fiz, lembras? por problema de ruído entre o PC e o 3x1?. ambos estão ligados, em paralelo, com 1,5microfarad. Agora, sim, reduziu 90% os ruídos perceptíveis na rede. Proxima questão é tirar o estabilizador das impressoras (que faz roncar um dos indutores) e por um auto-trafo no lugar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Proteção idealizada pela página do Newton Braga, Interessante. Mas precisa de terra.

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/12090-protetores-de-linha-art2859

image.png

 

Acho que vou ligar o terra na caixinha de metal mesmo. Que droga... maldito apartamento que eu não posso meter uma broca de viga e descer um fio 3x2,5 :mad::chicote:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele filtro que construimos, a ideia dele serve para qualquer instalação de qualquer potência. Note que quando a potência aumenta 2 coisas tem que mudar no indutor: o calibre do fio que passa a ser maior e a indutância que passa a ser menor.

Olhando para o consumo de uma residência, podemos dividi-la em 2 setores ou 3:

- chuveiros

- demais coisas (geladeira, maquina lavar roupa, iluminação, secador de cabelo e demais coisas que são ligadas nas tomadas de parede).

- ar condicionado - quando dispõe de fiação exclusiva

Os aparelhos que serão sensíveis a tais ruidos (rádio, TV) estão entre as demais coisas.

No desenho abaixo temos um quadro de luz que recebe 220V e distribui 220V para alguns pontos do casa e 127V para as demais dependências. Um pequeno filtro talvez nos ajude. Quando digo pequeno é porquê tem que ser pequeno. Um teste simples é esperar que o motor da geladeira entre e ligar um secador de cabelos no mesmo cômodo da geladeira. Isso resultará em 1500W aproximadamente. A queda de tensão sobre o indutor deverá ser inferior a 0,3V, não queremos um rabo quente a nos ameaçar de incêndio. Essa solução tem seus contratempos, não sei dizer agora se será um tiro no pé. Cada vez que o motor da geladeira entra tem-se um pico de corrente e consequente piscada de luz. Essa piscada deverá se acentuar com esses indutores.

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Sérgio Lembo  desculpa meu caro, te induzi ao erro.

 

 

O caso é, agora, o uso de varistores e centelhadores para proteção contra surto.

Em 02/08/2018 às 16:53, ilkyest disse:

As perguntas são: 

  • Como eu ligaria os varistores? Entre fase e neutro? (a polarização será verificada, e eu tomarei medidas para evitar que seja modificada)
  • Ainda, e os centelhadores? Fase e neutro? Qual a medida/parâmetro recomendado para este caso? (não sei quais são os valores comerciais para resistores)
  • Varistores de 14k/300V forneceria uma boa proteção? 
  • Fusível. Pensei naqueles de disparo rápido, como existem nos microondas. Eu deveria setar ele para os 300V dos varistores ou os 250 V que é valor comercial de tensão da maioria dos fusíveis?
  • Pretendo, ainda, por um led após os varistores, que vai me indicar se está ou não passando corrente, e uma chave liga/desliga 

 

As perguntas quanto aos varistores,  centelhadores e fusíveis, eu sei que, pela lógica, são óbvias, visto que a função deles é forçar um curto e abrir o fusível, e o fusível deve responder de pronto. Mas como eu nunca usei até agora em projetos,  e só substituí estes em filtros de linha, e os filtros estavam em instalações com aterramento, preferí perguntar-lhes antes.

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Pela norma técnica a tensão máxima entre o neutro e o terra é de 4V. Então use o neutro no lugar do terra. Na falta de tu vai tu mesmo.

 

Isso é o que fiz aqui em um chuveiro mas há risco se alguém inverter o fase pelo neutro principalmente no relógio ou quadro de luz, penso eu.

 

Proteção anti-surto sem terra é semelhante ao caso do sujeito que usa um filtro de linha e acha que já é o suficiente até ter algo do PC queimado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Isso é o que fiz aqui em um chuveiro mas há risco se alguém inverter o fase pelo neutro principalmente no relógio ou quadro de luz, penso eu.

Habitualmente o fio de neutro tem a cor azul até para se diferenciar das fases. De qualquer forma  quadro elétrico não é para ser modificado por quem não tenha o conhecimento técnico necessário ao ato que está praticando. Nem precisa saber de tudo, apenas o concernente ao ato. Aos leigos, rearmar um disjuntor caído ou desarmar quando necessitar mexer em algo é o quanto basta saber. Desconheço a existência de circuito elétrico a prova de irresponsabilidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique - RJ  inexiste terra no quadro de luz. Eu troquei o disjuntor para um de 30A e não tem..Ainda, esse prédio tem uns probleminhas de, digamos assim, dimensionamento. existem 8 apartamentos no meu bloco, e a chave geral do condomínio, para o bloco, é de 70A. Era de 50. Inverno forte, não raramente, tem vizinhos descendo escadas para rearmar a chave geral do bloco.

 

Salvo se subir direto do terra, é neutro no QGD do apartamento

 

Ainda, outro exemplo. Tinha uma cola quente, e ela entrou em curto. Caiu os disjuntores que eu botei pro PC e o geral, lá no primeiro piso. O do qgd não caiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, ilkyest disse:

@Henrique - RJ  inexiste terra no quadro de luz. Eu troquei o disjuntor para um de 30A e não tem..Ainda, esse prédio tem uns probleminhas de, digamos assim, dimensionamento. existem 8 apartamentos no meu bloco, e a chave geral do condomínio, para o bloco, é de 70A. Era de 50. Inverno forte, não raramente, tem vizinhos descendo escadas para rearmar a chave geral do bloco.

 

Salvo se subir direto do terra, é neutro no QGD do apartamento

 

Ainda, outro exemplo. Tinha uma cola quente, e ela entrou em curto. Caiu os disjuntores que eu botei pro PC e o geral, lá no primeiro piso. O do qgd não caiu

 

Cuidado aí com esses disjuntores mais parrudos hein.

 

Se a bitola da rede não suportar pode botar fogo no prédio.

 

Pior ainda prédio antigo ...

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Ok. varistores comprados, TVR10391, 6unidades (usarei 2), disjuntor siemens de 10A e fusivel de 5A. 
 

Amanhã, montar gabinete, disjuntor e demais. Em breve amperímetro para dar uma perfumaria na big patola. e centelhadores a gás, entre fase e a caixinha da tomada (pseudo-terra) e fase/neutro.

 

Polarização verificada na tomada, tudo ok. 

 

@faller alguma dica?  

 

Eis a medonha

lavaSeca.pdf.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...