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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Guga Figueiredo

Inverter rotação de motor de ventilador

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Boa noite galero do Clube do Hardware.

 

Tenho um motor de ventilador de mesa Mondial (CCA v40 - 127v/60Hz, com um capacitor 3.5µF +/- 5% 250v AC C DB, SH Po 50/60Hz), como mostram as imagens:

Eu gostaria de usá-lo para mover um mecanismo elevador. Para isso preciso fazê-lo girar para os dois lados.

1) É possível inverter o sentido de rotação do motor sem alterar nenhum componente?

2) É possível modificar o circuito elétrico entre a chave de velocidade e o ventilador para fazê-lo girar nos dois sentidos?

 

Se sim, como fazer?

chave.jpeg

motor.jpg

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5 horas atrás, Guga Figueiredo disse:

1) É possível inverter o sentido de rotação do motor sem alterar nenhum componente?

Sim, é possível.

Se inverte através dos fios onde liga o capacitor.

Poste algumas fotos dos fios e de como o capacitor e o botão estavam ligados.

5 horas atrás, Guga Figueiredo disse:

2) É possível modificar o circuito elétrico entre a chave de velocidade e o ventilador para fazê-lo girar nos dois sentidos?

Não há muito o que fazer, terá mais trabalho com o comando elétrico que terá que fazer com dois ou tres relés dependendo da quantidade de contatos disponíveis.

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@Mestre88 trabalhar invertendo a rotação acho difícil mesmo porque é o 60hz da rede que faz o motor do ventilador girar.. para esquerda  e direita de rotação ao mesmo tempo como seria isso?

Editado por ISO9K

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19 minutos atrás, ISO9K disse:

@Mestre88 trabalhar invertendo a rotação acho difícil mesmo porque é o 60hz da rede que faz o motor do ventilador girar.. para esquerda  e direita de rotação ao mesmo tempo como seria isso?

Não entendi sua dúvida. 

Só sei que descobri que é possível inverter a rotação desses motores por acaso. 

Troquei o motor de um ventilador desses e como não tinha esquema liguei os fios de qualquer forma, percebi que o vento estava para trás. 

Então é só colocar o fio da tomada na outra perna do capacitor que o sentido de rotação se inverte. 

Não importa se um motor é AC ou DC, em qualquer um deles tem algum jeito de inverter a rotação. O problema é que dependendo de como o motor foi construído fica difícil fazer isso, alguns fabricantes complicam as coisas. 

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@Mestre88 inverter ok. Mas como fazer ele trabalhar de duas formas ao mesmo tempo, hora sentido horário e hora sentido anti-horario??

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2 horas atrás, ISO9K disse:

@Mestre88 inverter ok. Mas como fazer ele trabalhar de duas formas ao mesmo tempo, hora sentido horário e hora sentido anti-horario??

 

Relé acionado por 555 comutando relé a cada 3 segundos. 

Relé selecionando hora um lado do capacitor, hora outro lado do capacitor. 

 

Vai ficar girando 3 segundos para um lado e 3 segundos para  outro. 

 

Não sei qual é o sentido disso:D:D:D

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@albert_emule O mecanismo que o autor do topico solicitou@Guga Figueiredo  para que na subida do (mecanismo) elevador o motor de ventilador (sem escovas) girar sentido horario e na descida sentido anti horario, foi isso que entendi.

adicionado 6 minutos depois

Para essa finalidade de descida e subida, o motor de ventilador não é apropriado.

adicionado 8 minutos depois

nem torque tem...

Editado por ISO9K

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2 horas atrás, ISO9K disse:

@albert_emule  Para essa finalidade de descida e subida, o motor de ventilador não é apropriado.

adicionado 8 minutos depois

nem torque tem...

 

O motor do ventilador tem potência de 1/10 CV.

É 1CV dividido por 10. 

 

Se 1CV equivale em força a levantar 78 quilos a uma altura de 1 metro em 1 segundo.....

1/10 CV que é uma força 10 vezes menor, equivale a lenatar 7,8 quilos a 1 metro de altura em 1 segundo. 

 

Já equivaleria a levantar 15.6kg a um metro em 2 segundos...

Equivaleria também a levantar 31.2Kg a um metro de altura em 4 segundos.....

E seguindo estas contas você verá que com o tempo adequado, este motor de ventilador levanta até um carro.

 

Mas tudo depende das engrenagens para diminuir as manchas, pois este motor gira a 1700 RPM na sua potência nominal. 

 

Você consegue fazer o carro subir ladeira na quinta marcha? 

 

Se você não consegue fazer o carro subir ladeira na quinta marcha, o motor de ventilador também não consegue levantar peso girando a 1700 RPM:D:D

 

 

Editado por albert_emule

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@albert_emule é uma preocupação legitima quanto a capacidade do motor de levantar peso.. admito que estou percorrendo território desconhecido aqui.. não tenho nem o conhecimento de elétrica nem de física para afirmar a possibilidade do que eu quero.. entretanto, acho que o plano que quero executar é possível.. estou pensando em fazer um elevador como o dessa imagem: image.png.9c79e3156584255ef24d5aa0441cd3ae.png

 

Imaginei que para este fim, a rotação seria mais importante que o torque, já que tudo que o motor tem que fazer é substituir o trabalho manual de girar a manivela...

pretendo usar um sistema semelhante a esta plataforma elevatória para transformar uma mesa em ajustável, para usar de pé e sentado.. a única razão para usar este motor é que eles está disponível.

Eu considerei comprar um motor de parafusadeira, que eu já vi sendo usado para operar um mecanismo semelhante

Editado por Guga Figueiredo

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6 minutos atrás, Guga Figueiredo disse:

@albert_emule é uma preocupação legitima quanto a capacidade do motor de levantar peso.. admito que estou percorrendo território desconhecido aqui.. não tenho nem o conhecimento de elétrica nem de física para afirmar a possibilidade do que eu quero.. entretanto, acho que o plano que quero executar é possível.. estou pensando em fazer um elevador como o dessa imagem: image.png.9c79e3156584255ef24d5aa0441cd3ae.png

 

Imaginei que para este fim, a rotação seria mais importante que o torque, já que tudo que o motor tem que fazer é substituir o trabalho manual de girar a manivela...

pretendo usar um sistema semelhante a esta plataforma elevatória para transformar uma mesa em ajustável, para usar de pé e sentado.. a única razão para usar este motor é que eles está disponível.

Eu considerei comprar um motor de parafusadeira, que eu já vi sendo usado para operar um mecanismo semelhante

 

Irá levantar quanto de peso?

 

O ruim do motor de ventilador é que precisará reduzir a marcha dele para ele ter força.

Ele gira em marcha muito alta. 1700 RPM.

 

Já a parafusadeira já tem o sistema de redução de marchas dentro dela. 

Parafusadeira já vem pronta. 

 

 

 

 

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Mas agora que observei melhor: 

Você disse que iria apenas comprar o motor da parafusadeira. Não a parafusadeira inteira:D:D

 

Saiba que o motor da parafusadeira sem as suas engrenagens redutoras de marcha, chega a ser mais fraco que o motor do ventilador.. 

 

 

adicionado 30 minutos depois

No mercado livre tem uns motores que já vem com engrenagem de redução.

Só precisa ficar atento ao RPM final. Acredito que uns 200 RPM seja uma velocidade bem confortável. 

 

 200 RPM são aproximadamente 3 maniveladas completas por segundo. 

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Boa noite.

 

Estou acompanhando o tópico por ter certo interesse, por ter passado por problema semelhante a tempos.

Quando comecei a ler não tinha ideia do que você tinha em mente, mas depois de ver a bancada que pretende usar para elevação fiquei com duvidas a respeito.

Qual é o passo da sua bancada, quantas voltas o eixo precisa para elevar 1cm ? Porque ao meu ver está bem difícil, como pretende montar isso ? Pensando que 1 voltas do eixo eleve 1cm 100voltas para 1mt.

Seu motor tem 1700rpm => ≃28.33rps    então para usar seu motor sem sofrer esforço o sistema de polias tem que ser bem pensado, e ainda tem que considerar o esforço com peso como tinha dito ≃15kg.

 

Estou aqui pensando qual seria o melhor jeito de o motor não sofrer esforço e trabalhar com sua rotação máxima, mas o problema está sendo o espaço disponivél.  Estou realmente curioso de como vai fazer isso.

 

 

.:Viva o Linux:.

Editado por Joao Elias Correia
Erros na escrita.

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42 minutos atrás, Joao Elias Correia disse:

Boa noite.

 

Estou acompanhando o tópico por ter certo interesse, por ter passado por problema semelhante a tempos.

Quando comecei a ler não tinha ideia do que você tinha em mente, mas depois de ver a bancada que pretende usar para elevação fiquei com duvidas a respeito.

Qual é o passo da sua bancada, quantas voltas o eixo precisa para elevar 1cm ? Porque ao meu ver está bem difícil, como pretende montar isso ? Pensando que 1 voltas do eixo eleve 1cm 100voltas para 1mt.

Seu motor tem 1700rpm => ≃28.33rps    então para usar seu motor sem sofrer esforço o sistema de polias tem que ser bem pensado, e ainda tem que considerar o esforço com peso como tinha dito ≃15kg.

 

Estou aqui pensando qual seria o melhor jeito de o motor não sofrer esforço e trabalhar com sua rotação máxima, mas o problema está sendo o espaço disponivél.  Estou realmente curioso de como vai fazer isso.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

Polias deslizadas por rolamentos do tipo 608. 

Depois calcula a redução para reduzir de 1700 RPM para uns 200 RPM. 

 

Motor de ventilador tem potência de 1/10 CV.

http://www.wentec.com/unipower/calculators/power_torque.asp

 

 

 

Screenshot_20180803-224615.png

adicionado 5 minutos depois

Reduzir um motor de 1/10 CV de 1700 RPM para 200 RPM, vai render uma força de uns 30 newton metros. 

 

 

adicionado 10 minutos depois

Isso equivale a girar uma manivelade um metro de circunferência colocando força de 3 quilos e dando 3 voltas por segundos:

 

 

 

 

 

images (1).jpeg

Editado por albert_emule
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@albert_emule Calculadora sensacional, o site bem legal também com alguns modelos de conversão, e eu que fico montando planilhas no Calc... putz tristeza me deu agora.

Muito obrigado @albert_emule esclareceu minhas duvidas da viabilidade de ser feito.

 

 

 

.:Viva o Linux:.

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53 minutos atrás, albert_emule disse:

Reduzir um motor de 1/10 CV de 1700 RPM para 200 RPM, vai render uma força de uns 30 newton metros.

Essa caixa de redução vai ser tão pesada que o motor do ventilador não conseguirá girar ela.....na pratica inviável....me diz se estou errado???

Editado por ISO9K

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2 horas atrás, ISO9K disse:

Essa caixa de redução vai ser tão pesada que o motor do ventilador não conseguirá girar ela.....na pratica inviável....me diz se estou errado???

 

Olá amigo. Você não está totalmente errado. Realmente existe um tipo de redução que pesa pra caramba, pois possui muito atrito. 

 

É a redução por meio de parafuso:

Estes dentes da roda dentada que ficam aí ralando no parafuso faz um peso grande, pois funciona de forma semelhante a pastilhas de freio.

Quanto mais peso tem no eixo final, mais os dentes das engrenagemns são pressionado contra as paredes do parafuso que acaba funcionando como disco de freio.

 

É o preço que você paga pela simplicidade da redução.

 

Mas redução feita puramente com rodas dentadas de dentes muito bem feitos e de encaixe perfeito, que giram por rolamentos de número 608, praticamente não terá atrito que seja significativo. 

 

Você já viu um rolamento 608?

Ele desliza bem suave sem peso nenhum. 

Veja:

https://youtu.be/zSllRZwoV8M

 

 

Este rolamento aí mesmo com 60 quilos em cima deles não fica pesado. 

Eles possuem umas esferas dentro deles de aço super duro por onde vão rolando entre os anéis.

Praticamente não tem atrito. É como se você estivesse rolando uma placa de vidro em cima de bolas de gude que estivesse em cima de uma mesa de vidro.

 

coroa-eixo-sem-fim-01.jpg

adicionado 7 minutos depois

Os dentes de duas engrenagem que se tocam não ficam ralando.

Não da atrito significativo.

 

Correia também não tem atrito significativo.

Eu acho as correias dentadas bem. interessantes.

Editado por albert_emule

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@ISO9K

 

Uma caixa de redução com duas engrenagens de dentes retos praticamente nao tem atrito. Eficiência de transmissao maior que 90%. 

Editado por mroberto98
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2 horas atrás, mroberto98 disse:

@ISO9K

 

Uma caixa de redução com duas engrenagens de dentes retos praticamente nao tem atrito. Eficiência de transmissao maior que 90%. 

 

E quanto as perdas das polias e correias, tem ideia?

 

Eu acredito que a eficiência das correias também seja alta.

O atrito também é pequeno. 

Vou até pesquisar. 

 

 

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Olá @Ricardov e a tensão aplicada nelas para não “patinar”, isso não diminui o rendimento final por ser uma força extra as ser feita ?

 

Conhece algum livro sobre o assunto para indicar ? Vou procurar no google a respeito, mas uma indicação de um livro mais direto é bem melhor.

Editado por Joao Elias Correia
Faltou um trecho.

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20 minutos atrás, Joao Elias Correia disse:

e a tensão aplicada nelas para não “patinar”, isso não diminui o rendimento final por ser uma força extra as ser feita ?

 

Acredito que esta tensão aplicadas nelas, para não "patinar", influencie muito pouco, pois as polias vão estar deslizando em cima de rolamento.

 

Veja como um rolamento trabalha:

https://www.youtube.com/watch?v=Jt0ou8Q5Fo8

 

   

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@albert_emule Uma redução tipo spinner nunca vi, seria bacana será que nos carros elétricos ja são assim??

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5 minutos atrás, ISO9K disse:

@albert_emule Uma redução tipo spinner nunca vi, seria bacana será que nos carros elétricos ja são assim??

 

Chama-se redução planetária. 

É o que mais se usa.

Usa até em rodas de escavadeiras. 

Os carros elétricos usam muito as reduções planetárias. 

 

Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=pLTJ565b--k

 

 

 

 

 

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