Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter rotação de motor de ventilador


Posts recomendados

6 minutos atrás, ISO9K disse:

Mas.... tem engrenagens tudo que tem engrenagens vai óleo e tem atrito.....

adicionado 1 minuto depois

@albert_emule Mas.... tem engrenagens, tudo que tem engrenagens vai óleo tem atrito....

adicionado 3 minutos depois

Teria que bolar uma como os spinners....

 

 

Dos spinners, basta o rolamento. 

Por isso que te mostrei aquele vídeo do spinner. 

Basta você usar aquele rolamento para não ter atrito quase nenhum.

 

Use rolamentos 608zz

Use polias

Use correias....

Terá alta eficiência na redução. 

Terá uma redução bem levinha pro motor.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, albert_emule disse:

Dos spinners, basta o rolamento. 

Por isso que te mostrei aquele vídeo do spinner. 

Basta você usar aquele rolamento para não ter atrito quase nenhum.

 

Use rolamentos 608zz

Use polias

Use correias....

Terá alta eficiência na redução. 

Terá uma redução bem levinha pro motor.  

Sim mas teria que ter tipo um pêndulo..funcionando como um relógio por exemplo para da certa impulsão no conjunto ai facilitaria ainda mais em leveza para o motor...

adicionado 5 minutos depois

Nada de correias ou polias..tipo spinners mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule Gostei do vídeo e do canal são poucos vídeos porém todos sobre rolamentos.

O único contato que tive com essas reduções planetárias foi de uma parafusadeira de 3.5N que estourou a bateria e desmontei para ver como era.

 

Achei um doc acadêmico no google que explica como funciona e como fazer os cálculos da redução, pelo que entendi é para economia de espaço quantidade de material e de óleo, pois nesse sistema se tem a mesma aplicação de força em alguns casos até superior porém com um uso menor uso de recursos.

 

porém acredito ser demais para o projeto da bancada levadiça custo/beneficio, é melhor adquirir um motor com maior torque.

 

Fico grato pela ajuda, mesmo não tendo real interesse pelo projeto muito mais pela curiosidade de ver ser feito, contudo tenho alguns motores aqui que tenho intenção de usar futuramente e os docs que achei vão me ajudar. Agora estou focado em dois projetos, automatizar o portão da garagem tenho tudo o necessariopreciso montar o circuito e já comecei o projeto no arduino usando um motor de passo, agora é ampliar o sistema para suportar o motor de ½HP, e a construção da CNC para pequenos trabalhos em mdf. Já que estou a falar do assunto um amigo me disse que era possível fazer um laser para gravuras em mdf para trabalhos artesanais, usando o leitor do ps3 isso é possível ? O que vi procurando no google era apenas de uma mira laser, não sei se chega a fazer gravuras alguém sabe se é possível ?

 

Grato pelos esclarecimento das minhas duvidas acredito que vai me ajudar e muito e desculpa utilizar este tópico para para tirar duvidas não relacionadas.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ISO9K disse:

Sim mas teria que ter tipo um pêndulo..funcionando como um relógio por exemplo para da certa impulsão no conjunto ai facilitaria ainda mais em leveza para o motor...

 

Não precisa disso. 

Precisa só dos jogos de polias montados numa caixa de forma a reduzir de 1700 RPM para 200 RPM...

O importante é as polias rodarem em cima de rolamentos 608zz. 

 

Veja uma boa aula sobre polias:

https://www.youtube.com/watch?v=b824ui8xvAw

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Joao Elias Correia disse:

Já que estou a falar do assunto um amigo me disse que era possível fazer um laser para gravuras em mdf para trabalhos artesanais, usando o leitor do ps3 isso é possível ?

No máximo queimar as pestanas dos olhos, danificar a retina ou globo ocular e causar uma cegueira...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Joao Elias Correia disse:

@albert_emule Já que estou a falar do assunto um amigo me disse que era possível fazer um laser para gravuras em mdf para trabalhos artesanais, usando o leitor do ps3 isso é possível ? O que vi procurando no google era apenas de uma mira laser, não sei se chega a fazer gravuras alguém sabe se é possível ?

 

Grato pelos esclarecimento das minhas duvidas acredito que vai me ajudar e muito e desculpa utilizar este tópico para para tirar duvidas não relacionadas.

 

 

.:Viva o Linux:.

 

 

Os lasers dos gravadores de DVD.

Tem que ser o laser de um gravador, pois ele é mais forte. Acho que tem até 1W. Ou coisa muito próxima. 

 

Mas tome cuidado.

As vezes laser está numa faixa de comprimento de onda que não dá para enxergar e é um negócio que cega se pegar nas vistas. 

Apenas o reflexo da luz nos objetos, já pode estar queimando a sua retina. 

 

Existe um tipo de óculos usado como proteção. Não sei bem qual é. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, ISO9K disse:

@albert_emule esquece essas aulas de segundo grau..tem que bolar alguma coisa fora desses parâmetros...

 

Não é nada complexo.

É coisa bem simples. Só precisa seguir alguns requezitos:

Calcular adequadamente a relação das polias e isso é simples. 

Achar a polias no mercado. 

Comprar as correias adequadas para as polias compradas...

Comprar os rolamentos 608zz

Comprar os mancais de rolamento para rolamento 608zz.

Instalar corretamente as polias numa espécia de caixa:

image.png.4cb90356a9adf10b628c4da5fdf73d91.png

image.png.4b39d60da5a24a6b4be5f4ce8a352b68.png

image.png.c971edfef0d4407400d271338228d7c2.png

 

image.png.7746a0eb373fb1476445ce013494cd99.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 coloca um graveto de pau no meio entre as paz de uma helice  de ventilador e liga na velocidade mais baixa ou mais alta, não vai nem partir o graveto vai Bloquear o giro do motor.

 

Ja sei o problema. O problema é que voce nao conhece como um sistema de conversao de torque funciona.

 

Olha o tamanho deste motorzinho. Cabe da palma da mao fechada ainda. E produz torque suficiente para acelerar uma bike com uma pessoa de 70kg a 60km/h.

 

Sugiro que leia sobre sistemas de transmissão.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 0 minutos depois

@mroberto98 Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 2 minutos depois

O motor dessa bike deve ser universal..hooo!!!

adicionado 2 minutos depois

nem perdi o tem´po de ver o video..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, ISO9K disse:

Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 0 minutos depois

@mroberto98 Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

Olha, voce ja esta afirmando com bastante convicção de que nao funciona. E na verdade funciona sim. Leia sobre sistemas de transmissao, seja com polia ou de engrenagem mesmo. 

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, ISO9K disse:

Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 0 minutos depois

@mroberto98 Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 2 minutos depois

O motor dessa bike deve ser universal..hooo!!!

adicionado 2 minutos depois

nem perdi o tem´po de ver o video..

Universal? Ainda bem que nao perdeu o tempo, pois ja esta falando besteira. É motor sem escova sim, brush-less (sem escova).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, ISO9K disse:

Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 0 minutos depois

@mroberto98 Na pratica com motor de ventilador sem escova não funciona....

adicionado 2 minutos depois

O motor dessa bike deve ser universal..hooo!!!

adicionado 2 minutos depois

nem perdi o tem´po de ver o video..

 

Daquela Bike é um motor minúsculos de aeromodelo. 

Num grupo de veículos elétricos calculamos que o motor está girando na faixa de 14 mil RPM.... 

 

Além da redução planetária ser de 8 para 1, ainda tem a coroa que é de 55 dentes e ainda o pinhão de 11 dentes. Já acrescenta mais uma redução de 5 vezes. Total, redução de 13 para 1. 

 

Redução total fica 40 para 1...

A roda da bicicleta tem um diâmetro que roda próximo a 700 RPM quando está a 100 KM hora...

Para esta bicicleta rodar a uns 50Km hora, como estava fazendo, o motor precisa está em rotação de 14 mil RPM.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ISO9K

3 minutos atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 Monta qualquer sistema de redução com motor de ventilador que não vai funcionar, eu apostaria e ainda iria ganhar...

Nao fale besteira. Aquele motor da bike tem apenas 100g de torque e atraves de 40x de transmissao multiplicadora gera mais de 10kg na roda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...