Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter rotação de motor de ventilador


Posts recomendados

1 minuto atrás, ISO9K disse:

@mroberto98 Coloca o do ventilador na bike então............bheee

 

 

Só lembrei daqueles espremedores de frutas...

O motor deles é de indução e mais fraco que os de ventiladores.

porém eles tem engrenagens para redução de velocidade, o que aumenta a força na mesma proporção:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ChfLkyEBRaQ

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ISO9K disse:

coloca o motor do ventilador na bike então...

Só lembrei daqueles espremedores de frutas...

O motor deles é de indução e mais fraco que os de ventiladores.

porém eles tem engrenagens para redução de velocidade, o que aumenta a força na mesma proporção:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ChfLkyEBRaQ

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ISO9K disse:

coloca o motor do ventilador na bike então...

O motor do ventilador tem potência de 1/10 CV.

É 1CV dividido por 10. 

 

Se 1CV equivale em força a levantar 78 quilos a uma altura de 1 metro em 1 segundo.....

1/10 CV que é uma força 10 vezes menor, equivale a lenatar 7,8 quilos a 1 metro de altura em 1 segundo. 

 

Já equivaleria a levantar 15.6kg a um metro em 2 segundos...

Equivaleria também a levantar 31.2Kg a um metro de altura em 4 segundos.....

E seguindo estas contas você verá que com o tempo adequado, este motor de ventilador levanta até um carro.

 

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Motor de ventilador tem um torque razoável sim, é só reparar naquele mecanismo que leva ele de um lado para outro. 

Se tentar segurar vão ver que pula os dentes das engrenagens mas não para. 

Verdade.

 

Veja o exemplo do espremedor de frutas que tem um motor de indução mais fraco ainda :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, albert_emule disse:

Só lembrei daqueles espremedores de frutas...

O motor deles é de indução e mais fraco que os de ventiladores.

porém eles tem engrenagens para redução de velocidade, o que aumenta a força na mesma proporção:

 

https://www.youtube.com/watch?v=ChfLkyEBRaQ

 

 

 

 

Esse motor aí tinha nos ventiladores antigos se chama motor de espira de sombra se não me engano. 

É fraquinho mesmo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ISO9K disse:

Motor de indução tem escova daria para aproveitar melhor do que um de ventilador...

Não tem, é um eixo de ferro a mesma coisa que o do ventilador, apenas tem o modo de construção diferente. 

É feito de maneira menos eficiente ainda, apenas porque era barato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, ISO9K disse:

Motor de indução tem escova daria para aproveitar melhor do que um de ventilador...

Logo se vê que o amigo não entende nem um pouco de mecânica, tão pouco de elétrica e menos ainda de eletrônica.

 

Amigo, evite dar opiniões do que você não domina. Pode atrapalhar o aprendizado de quem está precisando. 

 

Me desculpe. Mas eu tenho que te dar estes toques.;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concluindo, utilizem qualquer motor com ESCOVA, menos um de ventilador se nao  vai conseguir fazer girar com redução...@Mestre88

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, albert_emule disse:

Amigo, evite dar opiniões do que você não domina. Pode atrapalhar o aprendizado de quem está precisando. 

Como disse é apenas opinião muitas vezes você tem a teoria mas quebra a cara na prática...prototipos são feitos para analises  e estudos mesmo...não basta ter teoria se na pratica nao funciona...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ISO9K disse:

Concluindo, utilizem qualquer motor com ESCOVA, menos um de ventilador se nao  vai conseguir fazer girar com redução...@Mestre88

adicionado 3 minutos depois

Como disse é apenas opinião muitas vezes você tem a teoria mas quebra a cara na prática...prototipos são feitos para analises  e estudos mesmo...não basta ter teoria se na pratica nao funciona...

 

Nem é teoria. É coisa que já temos a prática, por gostarmos de inventar coisas, de construir maquinas....

É uma noção bem prática que já temos...

Além do conhecimento teórico que buscamos, claro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ISO9K disse:

Desculpe mas nao consigo ver você contruir nada com um motor de de ventilador que só tem um estator e um rotor, que para girar precise do 60hz da rede...

Máquinas de lavar, elevadores, máquinas industriais portões automáticos e etc. 

Todos esses usam um estator e um rotor de ferro, alumínio e precisam dos 60Hz da rede e funcionam muito bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Ok mas a construção deles são diferente, utilize qualquer um desses menos um de ventilador....

2 minutos atrás, Mestre88 disse:

Máquinas de lavar, elevadores, máquinas industriais portões automáticos e etc. 

Todos esses usam um estator e um rotor de ferro, alumínio e precisam dos 60Hz da rede e funcionam muito bem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Mestre88 disse:

Motor de ventilador tem um torque razoável sim, é só reparar naquele mecanismo que leva ele de um lado para outro. 

Se tentar segurar vão ver que pula os dentes das engrenagens mas não para. 

 

Eu até tenho aquela engrenagem...

Parte da caixa de redução consiste em duas rodas dentadas.

Só as engrenagens reduzem de 5 para 1...

A rosca sem fim que fica no eixo do motor já faz o resto.

 

Eu guardei a caixa pois queria usar as engrenagens que multiplicam por 5, para testar a montagem de um pequeno gerador eólico.

Mas achei melhor que as engrenagens deslize em rolamentos 608zz para não ter atrito com o plastico. São engrenagens de plastico. 

 

Elas estão aqui na minha mão:D:D

Estou quase pondo lá no eixo do ventilador para demostrar a força que tem. 

Fazer um vídeo:D

 

Já reduzem de 1700 RPM para 340 RPM.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ISO9K disse:

@Mestre88 Ok mas a construção deles são diferente, utilize qualquer um desses menos um de ventilador....

 

Mesma coisa, só muda o tamanho mesmo. 

O que muda é tensão de alimentação, velocidade de rotação, corrente elétrica. 

O motor em si é o mesmo tipo. 

 

A questão é que quem muda as coisas é a redução usada. 

Só de exemplo, coloquei numa parafusadeira um motor de impressora que parecia não ter força nenhuma, mais fraco que esse de ventilador.

A  rotação dele é até mais baixa que o motor original, só coloquei lá porque foi o único que serviu. 

Porém a máquina ainda ficou usável, mesmo que eu tenha que ligar na tomada já que funciona com somente 24V e baterias pra essa tensão são muito grandes. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...