Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Assistir vídeos 4k em tela Full HD faz diferença?


Posts recomendados

Pessoal, esse tópico é para discutir um assunto meio bobo, mas que achei interessante e curioso. Resolvi abrir esse tópico por não ter achado nada na internet que tratasse desse assunto.

 

Afinal, faz sentido assistir vídeos em resoluções maiores que a da sua tela?

 

Se agora a pouco alguém me dissesse que existe benefício visual em assistir vídeos no YouTube em uma resolução maior que sua tela comporta (exemplo: assistir um vídeo em resolução 4k em uma tela Full HD), eu diria que é pura viagem, pois não faz sentido adicionar mais pixels em um vídeo do que a sua tela é capaz de reproduzir, já que esta está limitada fisicamente a uma quantidade certa e invariável de pixels. Mas, meio que sem querer, com o objetivo de testar a velocidade da conexão com a internet, alternando a qualidade do vídeo de Full HD para 4K, tive a impressão que a qualidade de fato melhorou e isso me intrigou, pois tenho um Notebook com resolução da tela Full HD (Asus X510UR-BQ292T).

 

Para tirar a prova se era apenas coisa da minha cabeça, resolvi pausar o vídeo em uma parte com bastante detalhes e fiquei alternando entre o Full HD e 4K. Para minha surpresa, a diferença foi expressiva. Segue abaixo o print que tirei para ilustrar o que estou falando (fiz o mesmo teste em momentos diferentes do vídeo, chegando ao mesmo resultado).

 

Alguém saberia explicar com propriedade porque isso ocorre? Será que a qualidade 1080p no YouTube não é Full HD real? Essa diferença vai depender de cada vídeo no YouTube, podendo existir ou não? Em uma análise precoce, parece que na prática, mesmo tendo uma tela Full HD, é interessante assistir vídeos em resoluções maiores se a sua internet suportar, pois há melhora na qualidade do vídeo. Quem puder fazer o teste, conte aqui se também teve esse mesmo resultado.

FHD.jpg

4k.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1. A melhoria sempre ocorre com vídeos com compressão lossy, o codec comprime e acaba-se perdendo a qualidade para que vídeo ganhe mobilidade. Quando você usa um vídeo com maior informação, o codec pode utilizar as informações adicionais para fazer o "downscaling" desta forma ele recompõe as informações perdidas e a imagem fica com melhor qualidade.

 

2. As melhorias dependem do vídeo, alguns com mais movimentos você percebe mais o ganho, assim como quando existem

muitos pretos ou então objetos pequenos. Estes são prejudicados na compressão.

 

3. Sim é melhor assistir, mas o consumo de banda é sempre maior. Baixe os vídeos para você compreender como os arquivos sobem de tamanho mas se partir do arquivo FHD para os outros o ganho de qualidade é "pequeno" em relação ao tamanho do arquivo.

 

Obs: Se você pegar um arquivo RAW sem compactação provavelmente terá pouco ganho ou nenhum ganho, tente localizar eles na internet.

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...