Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Camargo Bruno

Assistir vídeos 4k em tela Full HD faz diferença?

Recommended Posts

Pessoal, esse tópico é para discutir um assunto meio bobo, mas que achei interessante e curioso. Resolvi abrir esse tópico por não ter achado nada na internet que tratasse desse assunto.

 

Afinal, faz sentido assistir vídeos em resoluções maiores que a da sua tela?

 

Se agora a pouco alguém me dissesse que existe benefício visual em assistir vídeos no YouTube em uma resolução maior que sua tela comporta (exemplo: assistir um vídeo em resolução 4k em uma tela Full HD), eu diria que é pura viagem, pois não faz sentido adicionar mais pixels em um vídeo do que a sua tela é capaz de reproduzir, já que esta está limitada fisicamente a uma quantidade certa e invariável de pixels. Mas, meio que sem querer, com o objetivo de testar a velocidade da conexão com a internet, alternando a qualidade do vídeo de Full HD para 4K, tive a impressão que a qualidade de fato melhorou e isso me intrigou, pois tenho um Notebook com resolução da tela Full HD (Asus X510UR-BQ292T).

 

Para tirar a prova se era apenas coisa da minha cabeça, resolvi pausar o vídeo em uma parte com bastante detalhes e fiquei alternando entre o Full HD e 4K. Para minha surpresa, a diferença foi expressiva. Segue abaixo o print que tirei para ilustrar o que estou falando (fiz o mesmo teste em momentos diferentes do vídeo, chegando ao mesmo resultado).

 

Alguém saberia explicar com propriedade porque isso ocorre? Será que a qualidade 1080p no YouTube não é Full HD real? Essa diferença vai depender de cada vídeo no YouTube, podendo existir ou não? Em uma análise precoce, parece que na prática, mesmo tendo uma tela Full HD, é interessante assistir vídeos em resoluções maiores se a sua internet suportar, pois há melhora na qualidade do vídeo. Quem puder fazer o teste, conte aqui se também teve esse mesmo resultado.

FHD.jpg

4k.jpg

Editado por Camargo Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até mesmo alternando do 4k para o 8k dá para ver diferença.

FHD.jpg

4k.jpg

8k.jpg

Editado por Camargo Bruno

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1. A melhoria sempre ocorre com vídeos com compressão lossy, o codec comprime e acaba-se perdendo a qualidade para que vídeo ganhe mobilidade. Quando você usa um vídeo com maior informação, o codec pode utilizar as informações adicionais para fazer o "downscaling" desta forma ele recompõe as informações perdidas e a imagem fica com melhor qualidade.

 

2. As melhorias dependem do vídeo, alguns com mais movimentos você percebe mais o ganho, assim como quando existem

muitos pretos ou então objetos pequenos. Estes são prejudicados na compressão.

 

3. Sim é melhor assistir, mas o consumo de banda é sempre maior. Baixe os vídeos para você compreender como os arquivos sobem de tamanho mas se partir do arquivo FHD para os outros o ganho de qualidade é "pequeno" em relação ao tamanho do arquivo.

 

Obs: Se você pegar um arquivo RAW sem compactação provavelmente terá pouco ganho ou nenhum ganho, tente localizar eles na internet.

 

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×