Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
rodrigocirilo

Arduino Arduino nano travando ao ligar

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

 

Montei um sistema de leitura de PT100, com o modulo MAX31865 comunicando via SPI com o arduino pelos pinos 10,11,12,13. Tambem tem um display oled 0,96 que fala com o arduino via I2C pelos pinos A4 e A5.

 

Bem, tudo está em uma pcb desenhada para acomodar tudo, a alimentação provem de um 7812 com sua saida ligada no Vin do arduino. (fonte de 24VDC) o modulo MAX31865 e o oled estão com suas alimentações ligadas no 5V do arduino. capacitores de 100nf e 100uF estão nas alimentações.

 

Tudo funciona normal, como deve, ajustei a leitura, a exibição na tela etc... alimentando pelo usb, a as vezes pela fonte.

 

Ocorre que depois de finalizar a programação comecei os testes somente na fonte de 24VDC e para minha surpresa ocorreu o seguinte.

 

Liguei a fonte o led power do arduino acendeu, o led L piscou e nada mais aconteceu, desliguei a alimentação, liguei novamente e aconteceu igual...

pensei na hora.. queimei algo...o que será que liguei errado... bom, coloquei o arduino no usb e ficou igual.... upei o codigo novamente e ai sim voltou a funcionar apos o "carregado" aparecer..

 

depois disso voltei ele para a fonte, liguei algumas vezes e funcionou normal... fiquei ligando e desligando a fonte, até acontecer novamente. algumas vezes ele travava e nao iniciava, porém se eu desligasse a alimentação ele voltava a rodar. em outras vezes só upando o codigo novamente. 

 

Troquei o arduino, troquei a tela oled e o problema persiste, acontecendo somente as vezes.

eu percebo que é algo relacionado ao start do arduino, não sei como se comporta o bootloader mas parece que é algo ligado a isso.

 

Uma outras situação que causa um travamento e desligar e ligar a fonte, principalmente se o ligar for quando o led power está com a intensidade baixa.

 

Ruido? fiz duas placas, uma com, outra sem plano terra, e em ambas acontece.

 

EStou pensando em fazer um circuito que retarde o start do arduino. e libere a alimentação de um só vez, mas não queira usar rele!!

 

Alguem ja enfrentou isso??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Experimente colocar um 7805 na saída do 7812, e alimente o Oled e o Max a partir dele.

Deve resolver.

 

Paulo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E o arduino mantenho alimentado no Vin pelo 7812 ou tambem coloco ele no 7805?

 

Estou cogitando programar um 12F675 para dar um atraso no start do arduino, e ler a tensão com o ADC e desligar o arduino no caso da tensão cair até um limite.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@rodrigocirilo ,

 

Deixe o Arduino alimentado pelo 7812.

 

Vou te dar uma dica no Arduíno:

 

Sabia que ele tem um Watchdog embutido no hardware ?

 

voce habilita ele no tempo desejado, e seu programa principal tem de resetar a contagem do Watchdog de tempos em tempos. Caso seu Arduino trave, o Watchdog fará o Reset para você.

 

Se não me engano o tempo máximo pode atingir 4 segundos.

 

Para fazer o Reset de iutra maneira, vai te dar mais trabalho pois irá precisar de algo tipo um relé controlado por um circuito RC na base de um transistor.

 

Lembre-se de que embora o Arduino tenha um pino de Reset, ele também é usado na programação ISP.... se modificar , não vai mais conseguir programar o seu Arduino. 

 

Paulo

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então Paulo, eu fiz um teste agora e deu certo.. o que fiz: Peguei um 12F675 e programei pra setar high um pino após 3 seg do start inicial e a entrrada adc lendo a saida do 7812 através de um divisor para obter 5V (1023) então se o pic ler uma queda desse valor (o que acontece se desligar a fonte, assim que desliga e os capacitorers começam a descarregar ele ja lê a queda da tensão e desliga esse pino.

 

Esse pino está na base de um bc337 que tem se coletor no GND o arduino,max e oled e seu emissor no gnd da alimentação.

 

Então quando liga tudo, ele espera 3seg pra ligar o arduino,, e se der queda de tensão ele desliga.

 

No pic deixei o brown-out habilitado, pois se a queda for mais demorada ele também faz seu proprio reset. 

 

Apesar de ter que usar mais alguns componentes inclusive um microcontrolador, a principio está funcionando.

 

O que me diz??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×