Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema estranho com mémoria ram.


Posts recomendados

Olá,

Estou com um problema muito estranho no PC que montei.

 

Tenho um pente de memoria Hyper X Fury de 8gb com 1866mhz de velocidade.

 

Minha placa-mãe é uma GA-970A-DS3P onde instalei o processador FX 8350. Tudo sem overclock

 

O problema é o seguinte: O tal pente Hyper X fury não é reconhecido pela placa-mãe, o computador sequer liga se eu instalar ele SOZINHO. Agora vem a parte estranha: Se eu encaixar outro pente de memoria que tenho aqui (estou testando uma Corsair Value de 1333mhz), o PC liga, e o Windows reconhece os 12gb de memoria ram (8gb da Hyper X Fury e os 4gb da Corsair)

 

Por que essa memória ram Hyper X Fury de 8gb não é reconhecida sozinha pela placa-mãe? A memoria que estou testando é a minha corsair, e essa hyper x fury é do meu amigo, que possui somente esse pente de memoria. Como posso fazer para que a placa-mãe reconheça a memória sozinha, sem ser com um par?

 

O sistema que está instalado é um Windows 10 de 64 bits.

 

Agradeço a resposta e preciso de urgencia, por favor, já que terei que devolver o pc na semana que vem. Obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retira a bateria da placa-mãe e deixa sem por uns 2 minutos, depois coloca de novo e tenta ligar com a memória que você quer. Eu já passei por problema semelhante e só ligou quando eu tentei ligar o PC incontáveis vezes, achei que ia acabar queimando ele de tanto liga e desliga mas uma hora funcionou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, quando você coloca a outra RAM, a BIOS automaticamente seta a frequência das duas memórias para 1333. Pode ser que, quando colocada sozinha, a MOBO não consiga conversar com a MEMO em 1866. Tenta fixar o clock da memória no SETUP em 1600, por exemplo, e veja se é reconhecida. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou inverter e ao funcionar retirar o que você não quer utilizar (com computador desligado remover a memória que você não quer utilizar) em ambos slots.

adicionado 1 minuto depois
agora, Kleber Peters disse:

Bom, quando você coloca a outra RAM, a BIOS automaticamente seta a frequência das duas memórias para 1333. Pode ser que, quando colocada sozinha, a MOBO não consiga conversar com a MEMO em 1866. Tenta fixar o clock da memória no SETUP em 1600, por exemplo, e veja se é reconhecida. 

Genial! coloca as duas, seta na frequencia da qual você vai utilizar e veja se funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

@Kleber Peters @diogoprata Obrigado pelas respostas, irei tentar isso depois...mas ai vem uma dúvida minha...eu vi que essa placa-mãe aceita memorias de 1866mhz. Não era pra reconhecer o pente por default por isso?

 @Zeratulcfg Sim era para conhecer a Ram normalmente, essa placa trabalha com RAM ate 2000mhz de acordo as especificações da mesma. Ja tentou o resete da BIOS e depois colocar so a RAM de 1866mhz, ja que com as duas em frequencias menores a placa sempre vai trabalhar com a frequencia da RAM menor. Teste também nos outros slots, sua placa possui 4. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zeratulcfg disse:

@Clebert Coimbra não tentei reset da bios. Como faço isso? E sim, testei a memoria em todos os slots, e ela não funciona sozinha em nenhum slot

Tira todos os cabos da FONTE  da sua MOBO e depois retira a bateria da BIOS e aguarde alguns segundos e coloque-a de novo. Depois faça os testes novamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

@Clebert Coimbra você quer dizer os cabos de fonte somente de energia né? De fazer isso com o PC fora da tomada certo? Ou eu vou ter que tirar TODOS os fios que estão conectados na placa-mãe? Obrigado pela resposta

@Zeratulcfg Somente os cabos da fonte. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clebert Coimbra Vamos lá...

Retirei a bateria, aguardei uns 20 segundos e coloquei de volta...nada. Não deu certo. Continua reconhecendo a memória somente se houver outra fazendo companhia para ela.

 

@Kleber Peters Eu não consigo alterar o clock da memória pela bios. Sempre fica escrito AUTO e eu não consigo selecionar nada para alterar o valor. O que fazer?

 

Aceito mais sugestões para esse problema bizarro, por favor.

adicionado 11 minutos depois

E só postando duas vezes para falar sobre algo mais bizarro aqui. Tenho um pc antigo aqui, um I5 3570k e testei essa memoria sozinha nele, e ela funciona de boa. Somente ela. A placa-mãe desse pc antigo é uma ASUS P8Z77-M que nem suporta os 1866mhz da memoria e mesmo assim aceita numa boa, fazendo o underclock para 1600mhz.

 

Será que é conflito dessa memoria com processador AMD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clebert Coimbra infelizmente não. A mais próxima que eu tenho aqui é uma de 1600mhz que também já testei em par com ela e funcionou. Testei tanto o pente de 4gb de 1333mhz que tenho aqui, como esse pente de 1600mhz, que também é de 4gb, e ela funciona em par, numa boa somente se um deles estiver presente junto com elas

 

(vocês querem que eu teste ela em quad channel ou não precisa?)

 

Vou testar ela sozinha novamente no i5 3570k que tenho aqui, só para tirar a duvida de novo, mas tenho certeza que ela funciona sozinha somente no pc intel mesmo. E detalhe...ela funciona sozinha no pc intel com os 1866mhz de frequência dela

 

Vou testar e já edito o tópico aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Zeratulcfg disse:

(vocês querem que eu teste ela em quad channel ou não precisa?)

Na verdade não precisa... Lembro que ja peguei uma RAM assim da Kingston, que não reconhecia no PC de jeito nenhum e nos outros pc que havia testado funcionava em todos. Testei com outro pente de uma outra marca e reconheceu normalmente na MOBO, então fiz a troca das RAMS. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clebert Coimbra nesse caso especifico, que ele só funciona com par...você acha que isso é coisa do tamanho do pente ou não tem nada a ver? digo isso porque o que seria aconselhável a fazer nesse caso, se ela não fosse reconhecida sozinha de qualquer maneira...

 

seria bom ele comprar outra memoria hyperx fury de 8gb pra fazer par com ela ou comprar memorias mais simples tipo a corsair que estou usando pra fazer par com ela?

 

não tem como ele devolver a memoria porque já passou do tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Zeratulcfg disse:

ocê acha que isso é coisa do tamanho do pente ou não tem nada a ver?

Não tem nada a ver. Sinceramente eu testaria outra RAM com a mesma frequencia 1866mhz e marca diferente primeiramente sozinha nessa MOBO e depois testaria com as duas em Dual Channel para ver os resultados. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clebert Coimbra problema vai ser arranjar um pente de 1866mhz para testar nessa mobo. Não faço ideia onde conseguir um...só se ele pedir em alguma loja de pc, Se eles quiserem deixar.

 

Olha, eu acabei de testar a HyperX fury maluca ai no I5 3570k que tenho aqui. Ela funcionou de boa, de primeira, SOZINHA e com a frequência normal dela de 1866mhz. 

 

Não funciona no AMD FX 8350 sozinha de jeito nenhum.

 

Uma coisa que esqueci de falar aqui nesse tópico:

 

A primeira placa-mãe que esse meu amigo comprou pra esse PC dele foi esse modelo aqui: Ms-7641 / Pos-ma760gcp Am3

 

A memória deu o mesmo problema nessa placa-mãe, mas ok, afinal era uma placa-mãe bem básica, que nem suportava os 1866mhz de frequência da memória e que também era bem incompatível com o FX 8350.

 

Depois disso, ele decidiu comprar esse modelo atual da placa-mãe, a GA-970A-DS3P que é bem melhor que a outra placa, e continua dando o mesmo problema.

 

Isso não parece ser coisa de incompatibilidade com AMD não? Foram duas mobos diferentes com o mesmo problema. Só funciona de boa naquela placa-mãe do I5 ai que eu falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata @Kleber Peters @Clebert Coimbra

 

Novidades da memória. Leiam tudo por favor. Ficou longo mas acho que vale a pena.

 

Testando, eu percebi um padrão nessa memória:

 

Primeiro: Com ela instalada SOZINHA, o PC não liga, e não aparece nem a tela de bios, ou seja, não dá nem para mudar a frequência original dela de 1866mhz (mesmo a placa-mãe suportando esta frequência).

 

Segundo: Tenho 1 pente de 1600mhz aqui. Encaixei o pente na placa-mãe e espetei a HyperX Fury (a tal memória problemática). O computador ligou, deu para entrar na tela de bios e tudo mais. Mas o Windows se recusou a iniciar, sempre dando tela azul e umas mensagens de erro.

 

Retirei a memória HyperX Fury e iniciei o Windows APENAS com a memória de 1600mhz que tenho. O Windows entrou e funcionou de boa.

 

Coloquei a HyperX Fury novamente na placa-mãe, junto com a memória de 1600mhz e entrei na bios. Lá dentro eu resolvi alterar a frequência das memórias. Coloquei para iniciar o clock das memórias sempre em 1600mhz. Salvei e sai da bios.

 

Desliguei o computador, retirei o meu pente de 1600mhz e deixei apenas a HyperX Fury (agora setada para trabalhar em 1600mhz na bios). Liguei o computador, e para a minha alegria, ele funcionou com HyperX Fury funcionando SOZINHA pela primeira vez. Entrei na bios e vi que de fato a velocidade da memória estava em 1600mhz. Sai da bios e tentei iniciar o Windows. Novo erro, as mesmas telas azuis e códigos de erro apareciam. Chateação :(

 

Lembrei que a HyperX Fury aceitava trabalhar em par somente com outro pente de memória que tenho aqui, que possui 1333mhz de frequência. Desliguei o computador e fui instalar o tal pente.

 

Terceiro: Liguei o computador, instalei o meu pente de 1333mhz em conjunto com a HyperX Fury, entrei na bios, ambas funcionando em 1333mhz obviamente, sai da bios e entrei no Windows normalmente. Nenhum erro foi apresentado.

 

Resetei o computador, entrei na bios e alterei o clock das memórias para elas sempre operarem em 1333mhz. Salvei o profile, desliguei o computador e retirei o meu pente de 1333mhz. Liguei o computador com a HyperX Fury mais uma vez SOZINHA. O computador ligou normalmente, eu entrei na bios e vi que o clock realmente estava em 1333mhz. Sai da bios e inicializei o Windows. SUCESSO.

 

Entrou no Windows e funcionou numa boa sem qualquer tipo de erro. Com ela funcionando SOZINHA :)

 

Agora vem a pergunta importante: Por que essa HyperX Fury está se recusando a operar na sua frequência normal de 1866mhz? E por que ela também se recusa a operar em pelo menos 1600mhz? Ela só aceita operar com 1333mhz de frequência. Por que? Existe alguma opção que eu posso alterar no setup da bios para tentar fazer essa memória operar na frequência original de 1866mhz sem ocasionar qualquer tipo de erro?

 

Lembrando que essa HyperX Fury funciona sozinha e em sua frequência original de 1866mhz no meu sistema I5 3570k, com a placa ASUS P8Z77-M, que assim como a GA-970A-DS3P que estou usando neste FX 8350 também suporta essa frequência. Seria um problema por causa do processador da AMD, já que no I5 funciona perfeitamente?

 

Pelo menos, até o momento já é uma evolução. O que eu faço agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...