Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lógica apenas com electrônica analógica


ilovepic

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Preciso de descobrir uma maneira, através de electrónica analógica, de fazer o seguinte:

 

1-Tenho 3 botões;

2-Activando o BTN1 o BTN2 não pode ser activado (ou melhor, pode ser accionado mas na saída não dá nada);

3-Para activar o BTN2, estando o BTN1 activo, tenho que fazer reset, através do BTN3;

4-O mesmo acontece caso seja primeiro accionado o BTN2. Tenho que fazer reset (BTN3), para conseguir activar o BTN1;

 

Primeiro pensei no microcontrolador. Mas não dá! Porque tem que ser vir electronica analogica :) Depois pensei em portas lógicas. Mas isso é via electrónica Digital. Pensei em fazer esta lógica via transístor, simulando portas lógicas (em que os transistores vão estar na zona de corte (off) e zona de saturação (on)). Mas será que existe outra maneira? Sem ter que dimensionar via portas lógicas (mesmo que seja através de transístores)?

 

Nota: Também sei que existe o FlipFlop, mas ainda não percebo muito bem. Gostava de fazer tudo via electrónica analógica. Pelo desafio e pela beleza dos inicios da electrónica :)

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de pressionar uma chave a outra não poderá ser acionada se chama "chave de prioridade". Eu só conheço com portas lógicas, mas nada impede que você faça com transistores ou comparadores, é praticamente a mesma coisa.

Nas revistas do Newton C. Braga saiu o circuito abaixo, tem tres botões e um Reset. Você pode diminuir pra dois ou aumentar e transformar isso em um circuito transistorizado ou com com Ampops.

5b652e88df03f_Semttulo.thumb.gif.84b074465e999f8a8f3888c67a0c95a3.gif

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ilovepic disse:

A maneira por transistores já conheço. Por comparadores não sabia. Vou pesquisar. Caso tenham mais maneiras agradeço a partilha!

 

Diodos são muito úteis, eles pode formar portas lógicas e inclusivem servirem para “travar” ou “destravar” lógicas, e podem muito bem serem o seu “Reset”.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou estudando as portas lógicas e como fazer com os transístores. Voltando a estudar esta matéria, que nunca esteve totalmente sólida, me vieram as dúvidas do passado.

 

Através da tabela da verdade cheguei na seguinte formula: https://postimg.cc/image/4bplxxnav/

 

O circuito tem que receber um sinal de onda quadrada de um gerador de sinais. Vou ter duas entradas no circuito, letra D e E para 1kHz e 10kHz, respectivamente. E o objectivo da lógica é o usuário decidir entre dois estados.

Já desenhei o diagrama das portas lógicas, através da formula que partilhei. Aqui é que a minha cabeça dá erro :)

 

Se apenas tenho uma "saída" que só fica a nível alto quando o estado das entradas for um destes cenário ( https://postimg.cc/image/4bplxxnav/ Como vou conseguir alterar fisicamente o circuito para que este ora seja alimentado a 1KHz ora a 10KHz?

 

Cumps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sei como fazer. Mas caso pretenda adicionar a funcionalidade de o usuário anular a alimentação pelo gerador de sinais e dar ele o pulso manualmente através de um botão de pressão.

 

Se selecionar ABC é alimentado via gerador de sinais. Se selecionar ABC' é alimentado via botão de pressão (manualmente).

 

Aqui é que a minha cabeça buga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ilovepic disse:

Mas caso pretenda adicionar a funcionalidade de o usuário anular a alimentação pelo gerador de sinais e dar ele o pulso manualmente através de um botão de pressão.

Isso é o mesmo que:

Acionar via gerador de sinais OU através de um botão.

Basta colocar uma porta OU, se quer fazer com componentes discretos use diodos e resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, aphawk disse:

Não sei quanto ao @Mestre88 ,  mas eu anda não tenho bola de cristal :D !

Eu também não tenho! :lol:

 

No primeiro post eu li somente algo sobre botões, então postei o circuito acima que pode ser convertido pra algo analógico feito com aqueles flip flops de transistores e portas lógicas com diodos e assim concluir o desafio.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peço desculpa pessoal. Mas este é um projecto que eu vou alterando. Como sou iniciante e estou a querer aumentar/evoluir, ao longo do projecto vou tendo necessidade de o alterar (devido às minhas limitações técnicas).

 

Por exemplo. Estou a trabalhar com o 4510 e 4511 para fazer um mostrador de dezenas. Gostava de "obrigar" que o usuário tem que escolher up/down antes de iniciar a contagem automática (que desenvolvi com um 555). Mas como não sei fazer este encravamento tive que alterar o projecto.

 

Obrigado pela ajuda. Pelo que entendo, ao longo do meu aprendizado, a única maneira de ir aprendendo electrónica é fazer o máximo de montagens possíveis. Apenas assim conseguimos aprofundar os conhecimentos, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ilovepic disse:

Peço desculpa pessoal. Mas este é um projecto que eu vou alterando. Como sou iniciante e estou a querer aumentar/evoluir, ao longo do projecto vou tendo necessidade de o alterar (devido às minhas limitações técnicas).

Aí fica difícil de ajudar, a gente pensa numa coisa relacionado ao que você disse e depois você muda de ideia, fica confuso.

 

2 horas atrás, ilovepic disse:

Estou a trabalhar com o 4510 e 4511 para fazer um mostrador de dezenas. Gostava de "obrigar" que o usuário tem que escolher up/down antes de iniciar a contagem automática (que desenvolvi com um 555). Mas como não sei fazer este encravamento tive que alterar o projecto.

Para escolher entre UP/DOWN, basta colocar uma chave no pino 10 do 4510.

 

2 horas atrás, ilovepic disse:

Obrigado pela ajuda. Pelo que entendo, ao longo do meu aprendizado, a única maneira de ir aprendendo electrónica é fazer o máximo de montagens possíveis. Apenas assim conseguimos aprofundar os conhecimentos, certo?

Já que você gosta dessa "eletrônica antiga" (assim como eu também gosto), deveria ler algum material da época:

https://blogdopicco.blogspot.com/

Nesse blog deve ter umas 1000 revistas da década de 80, muitas delas falam dessas associações de porta lógica, circuitos simples com transistores etc.

Meu pai tinha alguns números delas aqui, então eu comecei a ler. Aprendi muita coisa sobre esse tipo de circuito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adorei a dica: https://blogdopicco.blogspot.com/

Muito bom conteúdo.

 

No último ano tenho lido bastante sobre transístores. Sugerem algum livro onde estejam reunidas todas, ou as mais importantes para um iniciado, informações sobre transístores? Estou na fase em que estou com dificuldade em perceber a recta de carga versus a curva caracteristica do colector. Percebo o que significam, mas preciso de mais leitura e exemplos para fazer em bancada.

 

[UPDATE1]

Também tenho estado a pesquisar vídeos sobre leitura de datasheet de transístores. Encontrei alguns, mas poucos!

 

Obrigado

Cumps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...