Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Over na memoria 2400 + Ryzen 5 2600


VinyBr

Posts recomendados

1 hora atrás, dudaskank disse:

Olha, pra ver se vale a pena ou não, só tentar fazer e ver o resultado, aí você mesmo decide se deixa o overclock ou se volta ao padrão... recomendo só que tire suas dúvidas com usuários que saibam fazer isso, ou seja, não eu rs.

hehehehehehehehehehehehe Por isso criei o topico, mas criei sabendo disso já. Só queria tirar uma dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Raphilaa disse:

Cara se tem uma coisa que eu recomendo para todo mundo de jeito NENHUM faça overclock pois ele retira mais ou menos uns 3 mês de vida do seu PC.

Okaay....vai com calma ae meu jovem, não é bem assim

2400mhz é um perfil de overclock de 2133 que é o padrão de todas as memorias, os fabricantes fabricam 2133 e testam overclock para ver até quando sobem, depois vendem com o perfil desse overclock pre-configurado, chamando de XMP ou A-XMP.

 

 

 

@VinyBr Vai ter ganhos, mas de 2400 para 2667 vai ser pouca coisa, de 2400 para 2933\3200Mhz ja seria um ganho  mais notável, aqui eu rodo a 2733 CL16-17-17-18-38 padrão da minha memória sendo 2667 CL17-17-17-17-38 quase nada de diferença vs 2667, mas, da uns ~10% comparado a 2400\2133Mhz.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/08/2018 às 15:02, VinyBr disse:

@Raphilaa Bom saber. Inclusive é normal o windows ter so 12 GB utilizivel de 16?

É sim. Sua placa de vídeo tira uma parte da sua RAM. Poderia me dizer qual seu sistema operacional e se ele é 64 ou 32 bits? (se for x86 é 32bits) E outra coisa, sua memória já é MUITO boa. Pra que Overclock?????

 

Abraços, Raphilaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raphilaa é 64 bits, relaxa kk. Eu queria da um over nela, por ser 2400mhz e andei pesquisando. Vi que o ryzen se comporta melhor com maiores frequencias de memoria. Mas, de qualquer forma olhei isso só por cima mesmo. Meu gabinete não tem uma refrigeração boa. Futuramente pretendo da um upgrade no gabinete e fonte. Inclusive, deixa eu tirar uma dúvida... A minha fonte é de 400w. Se eu fizer um over, logo, vou precisar de mais energia, correto? Se minha fonte não suprir isso, o over não funciona? Fiz um over na placa de video e não notei diferença. Pesquisando no Youtube, notei que é possivel ganhar 10 fps. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, overclock é algo interessante e bom, mas tem de entender o que tá fazendo.

Eu coloquei os clocks base do meu Ryzen 2700X em 4.1GHz e 1.32v (offset +0.96v) e me deu pontuação maior e consumo de energia menores do que o próprio Precision Boost 2 da AMD.
Coloquei minha GTX 750 Ti em 1342MHz (base 1200MHz) sem alterar a tensão e me proporcionou aproximadamente 8-9% a mais de FPS.
Coloquei minha RAM Corsair 2400MHz CL16 em 2666MHz CL16 com ganhos de 2-3% na CPU.

A saber, overclock sem aumentar a tensão não reduz estatisticamente considerável a vida útil dos componentes.
Por exemplo, as CPUs atuais duram em média 10-20 anos se bem cuidadas, em stock, sem excesso de temperatura ou corrente. Com o overclock que eu proporcionei, apesar de ter aumentado a tensão para 1.32v, o limite é 1.4v seguros conforme documentação da AMD e portanto é possível que minha CPU dure mais do que o esperado, já que o PB2 aumenta a tensão até 1.5v quando é possível e eu considerei um pouco excessivo. O overclock desativa o PB2 se for direto no Ratio, se quer manter o PB2 ativo é necessário alterar o Pstates. Além de outros detalhes.

Todavia o overclock no Ryzen 2600 só é benéfico se for mensurável e estável, como isso não é possível nesta situação, o chute é de que seu processador suporte tranquilamente 3.8GHz em todos os núcleos e abaixo de 1.4v via o Ryzen Master. Leia o tópico (

) e represente dificuldades posteriores aqui.

Quanto ao overclock na RAM, isso já é mais da paciência - é necessário compreender que Ryzen tem grandes dificuldades com memórias e portanto é difícil de subir a frequência de forma estável - por exemplo, minha RAM a 2733MHz CL16 funciona aparentemente perfeitamente, mas qualquer valor acima disso já dá erro no memtest mesmo com tensão alta no controlador de RAM e na RAM, além de fatores como "redução da banda de transmissão em determinadas profundidades de fila pela instabilidade da frequência".

Para verificar a estabilidade da CPU, utilize o OCCT com small data set.
Para verificar a estabilidade da RAM, utilize principalmente o teste 5 do Memtest.
Overclock aumenta o consumo em valores mínimos, Overvolt que é o que aumenta o consumo consideravelmente.

E todavia, nunca faça overclock em fontes genéricas - em específico, qual o modelo dessa sua fonte de supostos 400W?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Cara, se você mulher eu te dava um beijo! não tenho preconceitos, sou prefiro mulher hahaha. Então, minha fonte é uma EVGA 430W 80 Plus. Eu achei que ela tava limitando, pois eu fiz um over na placa de video e não obtive ganho algum ( olhei no youtube alguns casos e vi que poderia da uma diferença de 10 fps). Queria te agradecer: Muito obrigado! Sanou todas as minhas dúvidas. Se vou tentar? Não sei. Pois, não sei se meu gabinete ventila bem e tenho medo de aquecer demais ( aqui faz calor direto e moro em BH... ta ***** aqui). Esses over aumentaria tanto a temperatura? Quanto a vida util, meus produtos atuais, durando no minimo 5 anos ta de bom tamanho pra mim. A gente acaba sempre trocando de peças, ainda mais com o mercado crescendo sempre.... Valeu cara, tmj seu lindo. xD 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você usar o HWiNFO, é possível gravar um log dos sensores e ler pelo Generic Log Viewer - caso a CPU alcance 100% em determinada thread, significa que está limitado pelo single threading, caso a GPU alcance 100%, significa que a GPU está limitando. É possível ver se o TDP está sendo limitado ou outros fatores.
É interessante também em travadas de jogos, caso o HD esteja a 100% nesses momentos, já sabemos o culpado das travadas repentinas.

Só um adendo, eu errei ao afirmar que o overclock via Pstate não desativa o Precision Boost 2: isso é falso, o overclock via Pstates desativa o PB2 e o XFR, porém não desativa o Clock Stepping e portanto economiza energia em parado (reduz clock e tensão) - diferente de setar o ratio no menu principal que aí sim desativa até o Pstate e tudo.

Segue imagens sobre o que eu fiz no Pstate.
Segue também o UserBenchmark utilizando XFR e PB2: http://www.userbenchmark.com/UserRun/10290401
Segue também utilizando Pstate manualmente: http://www.userbenchmark.com/UserRun/10294132

180816194746.jpg

180816194803.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Pra ser sincero, nem sei o que é Pstate. O que seria isso? Eu vou pegar um FDS e olhar isso com afundo, do que simplesmente ir lá e meter um over ( vai que da bomba). Quanto a GPu, meu hd fica em constante 100%, já providenciei um ssd, por isso vou refazer os testes depois.

adicionado 1 minuto depois

Ficou bacana seu over em cara! E a 750 ta levando bem? Eu tinha ela, plaquinha boa pra caramba! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 1080p sem antialiasing, fica tipo isso:
A GTX 750 Ti custa rodar Squad, fica 32~65 FPS, é jogável apesar do Unreal Engine ter estranhamente um excesso de screen tearing, parece que tá rodando a 20~25 FPS e o mouse fica pulando mesmo com a thread da CPU n passando de 80%, a CPU em si n passa de 15% bixão bruto pra durar 10 anos.
Pega por exemplo State of Decay 2, roda liso 60 FPS sem antialiasing e quase tudo no ultra, ArmA 3 também tá rodando bem melhor (34~65 FPS, já que o jogo é quase totalmente single-thread) do que com meu i7 870 anterior (13~19 FPS) e não tem nenhum dos problemas de screen tearing do Squad.
O overclock que eu fiz foi direto na BIOS da GPU, eu fiz reflash e aumentei o limite de energia de 35W para 65W, o que deu uma sobrevida enorme, já faz 6 meses que roda liso e sem artefato algum, e como eu não alterei a tensão, é possível que continue a durar vários anos - antes do overclock o Squad não passava de 38 FPS e ficava irritante virar a câmera porque a GPU tinha de processar e não tinha energia pra isso (35W limitada), ia pra 10 FPS, mas agora não cai abaixo de 25 FPS.

A placa gargala mas não é um absurdo, eu até tô impressionado com ela de tal forma que vou aguardar até final do ano que vem pra dar algum upgrade, comprei ela em 2015 porque antes eu tinha GTS 450 horrorosa que nem Battlefield 2 aguentava direito.

Tem 3 modos comuns pra Ryzen, que eu conheço, de fazer overclock:

Pstate: altera a tabela de clocks do processador, via BIOS - essa tabela é rígida e não permite clocks fora dela, ou seja, se no estado P0 é 4.1GHz e no estado P1 é 3.2GHz, não existe clock entremeios, e o sistema operacional que decide qual estado vai entrar (relacionado aos governadores de CPU do Android por exemplo, ou planos de energia do Windows).

Fixed Ratio: taca um valor de frequência direto no menu de frequência, e uma tensão fixa, que o processador não vai ficar trocando de multiplicador de clock e portanto nunca entrará em clocks mais baixos - ele pode entrar em modo de economia ainda e cada núcleo independente, se os estados C estiverem ativos.

Precision Boost 2: é a tecnologia nova da AMD, é boa, mas eu tive performance melhor usando manualmente via Pstate - faz overclock e overvolt automaticamente junto com o XFR, e é possível manipular alguns parâmetros tipo "qual é a maior tensão que o PB2 deve alcançar", "qual é o multiplicador da equação de clock", mas é um treco bem complicado porque cada placa-mãe infere diferente e há poucas informações.

Pra quem não faz overclock, o Precision Boost e o XFR é uma das tecnologias mais perfeitas que a computação obteve neste ano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu soubesse que dava pra fazer isso na 750, eu nem tinha vendido ela haha. Seus dados são muito bom pra uma placa de 2013 ( acho).  Estou com uma 1060 agora. Sabe se vale a pena fazer over nela? 

Eu entendi bem superficialmente. Acredito que tenho que dá uma boa pesquisada para poder entender melhor, mas na sua experiência, eu iria por qual caminho? Sou leigo no assunto, MAS antes de tentar um over vou pesquisar entender bastante, antes de tentar. Vou começar pela CPU, depois memoria e por fim a VGA ( se valer a pena). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra fazer uns over legal nas GPU..

Eu uso o OCCT para testar estabilidade, ele tem um contador de erros e artefatos no teste de GPU e mostra erros matemáticos no teste de CPU. Ele não é perfeito, por exemplo, pode ser que um jogo extremamente pesado em cache de GPU ou coisa do tipo, ainda dê crash, mas aí é só reduzir o clock um pouco.
Não recomendo aumentar a tensão nas placas de vídeo, só o clock até um patamar interessante, via o MSI Afterburner ou semelhantes. A tensão acarreta em superaquecimento em boa parte dos modelos, além de não sabermos a qualidade do VRM da placa até abrir, não tem sensor de VRM da placa e nem coisas do tipo pra diagnosticar a vida útil do circuito em si, em um overvolting.

A minha GPU roda até 1380MHz mas acarretou alguns crashes bem específicos, aí reduzi pra 1342MHz. Nessa daqui eu não posso nem aumentar a tensão, porque não tem conector externo PCI, aí o slot sofre com toda a carga de 60~80W, além de eu ter tido ganhos muito pequenos acima de 1300MHz por fatores como "deve ter alcançado o limite da ponte de dados da GPU". Tudo isso pra ganhar 11~12% a mais de FPS, e ficar acima do Vsync de 15 FPS que fica complicado de aproveitar.

Algo que já vai aumentar um pouco o FPS, é aumentar o Power Limit, não precisa nem mexer nos clocks e nem vai dar instabilidade - só cuidado com as temperaturas, nada acima de 80ºC pra durabilidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seja, basicamente até vale a pena, mas talvez não tanto... Eu achava que era um ganho significativo kk, se bem que 10 FPS pra mim faz diferença. Vou pensar bastante sobre. Agora seguinte cara, eu percebi que ta dando muita travada no meu jogo. Rodo a 60 fps e cai pra 30. Antes não estava acontecendo isso. Será que foi porque fiz over na placa? Ou Meu hd ta indo pro saco? Eu fiz uns teste e constantemente o hd ficava em 100%.

Porém, vi que era um bug do windows e consegui arrumar. Agora não está ficando mais. Trava direto. Meu hd tava com bad blocks, fui olhar novamente e não apareceu nenhum bad block ( milagre?).

Estou baixando o HWinfo, se eu obter algum resultado volto aqui. 

adicionado 2 minutos depois

Fiz over, através do Msi, muderi só o clock da gpu e da memoria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o FPS é cravado 60, 30, 60, 30, é porque tá ativo o Vsync adaptativo.
Caso dê travadas em carregar novas áreas de mapa e tal, é o HD conforme você afirma estar em 100% - sem software extra é possível ver pelo monitor de desempenho. Veja o SMART do HD, qualquer amarelinho é risco grande de queima aleatória, já que você passou por uma situação de bad block ou algo estranho..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus2 Estou rodando FF xV, e justamente quando aparece muitos mobs ou muda de mapa, da uma travada. Agora, eu rodei o Crystal e tava com alerta. Usei o HDD Regenerator e mandei reparar. Agora a saúde está 100%. Vou fazer mais alguns testes, mas acredito que seja o HD. o Vsync ta ativado, mas não sei se tem esse treco de adaptativo. 

adicionado 3 minutos depois

É cara, acho que fodi meu hd... Ontem eu joguei a mesma missão e passei tranquilo. Só que, o jogo chegou a travar, e acabei ficando com raiva e desliguei. Depois disso resolvi passar o HDD. E agora ta TRAVANDO DEMAIS, sendo que ontem mesmo trava tranquilo.... 

adicionado 5 minutos depois

Cara, o HD não está chegando a ficar 100%. Mas, não existe outra coisa capaz de fazer ele travar assim. Você conhece algum programa que testa ele? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não exista software que salve HD, exceto alguns casos de formatação de baixo nível.

No painel de controle da Nvidia é possível definir o tipo de Vsync. Recomendo que desative para testes, senão vai ficar limitado a 60 ou 30 ou 15, dependendo do processamento.

O Final Fantasy custava rodar até na GTX 1080 do meu colega, apesar de que ele rodava a 4k, não creio que seja um bom software pra testes de travamento mas sim pra teste de crash.

E sim, overclock não aumenta tanto a performance, mas o custo benefício da peça vai lá pros ares principalmente se deslimitar o que tá limitando em excesso. Os 11% que eu obtive foram entre algo injogável por causa do screen tearing, a algo interessante. A diferença mesmo foram nos FPS mínimos, que no Squad era em torno de 10-15 FPS e agora não desce abaixo de 25 FPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FF eu rodava tranquilo a 60 FPS no Máximo. Mas, jogo em HD, não é nem full. O problema é que ontem mesmo eu fiz alguns teste e tava ok, hoje que começou da essa travada. Depois de ter enviado a mensagem para você deu uma estabilizada. 

Vi que a velocidade de escrita tava em 1 kb/s, não sei se isso tem a ver... Comprei um SSD, vou ver se o meu HD realmente está ruim. Mas acredito que sim. Meu pc é todo novo, menos fonte e HD. 

Cara, achei que valia a pena over na 1060 porque no youtube vi alguns relatos de 10 fps, coisa que pra mim faria diferença em Full HD ( planejo comprar monitor). Porém, pelo seu relato aí acho que nem compensa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...