Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reparo "nem tanto amador" em fonte 600w "real" OnePower chave 110 ligada em 220


Posts recomendados

Bom dia/tarde/noite pessoal, estou com um problema aqui e que logo vou ler alguns topicos e artigos mas estou com uma certa urgência, essa fonte é uma one Power MP600W alta eficiência..  em seu possível primeiro uso na época já foi ligada em 220 com chave em 110, ligou e dps capacitores estouraram, eu ou fumaça e tudo, após um reparo foi utilizada por uns 2 anos, agora novamente cometeram esse erro e pra mim foi o cúmulo pois eu sempre dizia para não utilizar estabilizador de tensão.

Vou começar meu 2 período em ciência da computação, já tido o básico em experiência com multímetro, voltagens e afins, fora o conhecimento que adquiri com o passar dos anos lendo artigos aqui por "curiosidade". Indo ao que interessa o fusível dela queimou, ficou meio preto com azul, não queimou todo, mas queimou, não encontrei um equivalente aqui próximo pois ele é pequeno, com terminais e de 8v, apenas encontrei um maior de 8v aquele 5x20, e estou com dúvida em adaptar, o segundo problema é em como identificar problemas na fonte, comprei um multímetro para fazer alguns testes, mas não encontro uma "ponte retificadora" apenas alguns diodos pequenos e um do tamanho que vejo em outras pontes de fontes, os capacitores devem ter sido colocados maiores um de 1000u 200v e outro de 820u por 200v, o de 1000 aparenta estar só um pouquinho deformado mas não tenho certeza, o de 820 está super reto, aí fica a dúvida, testei continuidade e os capacitores não deram nada, e aqueles diodos também não, o que mais devo testar? E como adapto um fusível daqueles? Fazer gambiarra e soldar por cima? Eu já tirei o menor então pensei em cortar ele e adaptar os terminais, mesmo sendo solda de ponto e tudo, obrigado desde já pela atenção e paciência, logo postarei imagens.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste de continuidade os capacitores devem dar uma resistência que sobe até o 1 (infinito), os diodos devem conduzir apenas de um lado já que essa é a função dele. A ponte retificadora é formada geralmente por 4 diodos, ás vezes você encontra essa ponte em um envólucro só. Como o amigo ali em cima disse é bom trocar essa fonte já que é de qualidade ruim mas se você insistir em consertar baixe alguns livros de eletrônica básica e aprenda como testar componentes como resistor, varistor, capacitor, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

adicionado 11 minutos depois
12 minutos atrás, RonLuka disse:

@grievous (Belo perfil, army of Two...) Por enquanto não possuo o dinheiro pois vou logo para uma corsair cx 550, eu tinha uma cx 500 até meu pai bêbado estourar o PC de de 3k no chão, dps levou os restos para um técnico aí..  e já sabe neer, só as pontas da placa onde ficavam os parafusos quebraram, de resto tava intacta, enfim. Minha configuração não é MT recente é tem se mostrado MT boa esses anos... apesar de defasada... core i5 650 dual core, 6gb de RAM 1x2gb 1x4gb (que tá com os contatos brancos por algum motivo, alguém deve ter exagerado na borracha, e ela as vezes falha, resolvi c um pouco de acetona), MAS r7 260x 2gb gigabyte, e uma placa-mãe Intel D55TC (não lembro nome exato da placa neste momento), meu HD WD corrompeu Windows na época é ficou inutilizado, atualmente arranjei um Fujitsu 120gb de notebook que tá no suporte de HD de notebook, e um WD antigo de 80 gb, enquanto sofro pra o sistema reconhecer os 500gb e os arquivos de meu HD antigo..

 

 

 

 

Citação
adicionado 4 minutos depois

@Daniel Lee obrigado pela dica, lembrei que a ponte está num invólucro preto, mas só vejo 4 pinos nessa ponte,não deveriam ser diodos com 2 pinos cada? E os capacitores subiram sim até 1, então acredito que não tenha defeito na ponte, mesmo assim vou dar uma olhada, meu único problema é o fusível, pensei em soldar um por cima deste menor, mas um amigo me indicou ter uma lâmpada em série, visto que sei o que é mas não tenho ideia de que tipo de lâmpada usar, só tenho uma incandescente aqui que é de 60w...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RonLuka disse:

lembrei que a ponte está num invólucro preto, mas só vejo 4 pinos nessa ponte,não deveriam ser diodos com 2 pinos cada?

 

As pontes retificadoras desse tipo tem só 4 terminais porque os outros estão ligados internamente como mostra nessa imagem:

image.png

 

 

2 horas atrás, RonLuka disse:

um amigo me indicou ter uma lâmpada em série, visto que sei o que é mas não tenho ideia de que tipo de lâmpada usar, só tenho uma incandescente aqui que é de 60w...

 

Não faço ideia do que seu amigo está falando, se o fusível queimou compre outro e coloque no lugar porque se fizerem ********** de novo ele vai abrir e proteger o circuito, um fusível custa centavos.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee o fusível eu não encontrei por aqui de jeito nenhum estou pensando em comi adapta-lo, a lâmpada em série é para que eu ligue o circuito e mesmo que a fonte ainda esteja em curto, não vai pegar fogo tudo mesmo c  fusível novo..

 

adicionado 51 minutos depois

Por algum motivo não consigo enviar imagens, mas eu fazer o teste do diodo agrupado ali direto na placa tem problema? porque aqui só da 1 em ambas polaridades, não mostra aquela resistência.. até mesmo em outros diodos.. as vezes mostra 435, e estar sem o fusível no momento dos testes interfere em algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel LeeObrigado pela dica vou testá-los mais tarde, eu tenho duas fontes atx genéricas aqui, será q eu poderia utilizar as peças delas? E outra, há algum modo de testar a fonte desligada, ou liga-la para testar sem q o fusível queime ou o capacitor estoure?  Pois tenho medo disso ocorrer, e os únicos modos q conheço de testar a fonte são ligando ela jumpeada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, RonLuka disse:

@Daniel LeeObrigado pela dica vou testá-los mais tarde, eu tenho duas fontes atx genéricas aqui, será q eu poderia utilizar as peças delas? E outra, há algum modo de testar a fonte desligada, ou liga-la para testar sem q o fusível queime ou o capacitor estoure?  Pois tenho medo disso ocorrer, e os únicos modos q conheço de testar a fonte são ligando ela jumpeada...

Não tem como, só ligando mesmo. Os capacitores muito raramente explodem, geralmente eles abrem por cima e liberam fumaça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee Vou comprar os diodos retificadores numa loja aqui, agora você acha que eu posso ligar a fonte p testar as voltagens? Os diodos c defeito simplesmente não farão a fonte funcionar ou podem danificar algo? E existe algo mais que eu deva dar uma olhada antes de ligar? Abraço e obrigado por estar ajudando até aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardovAí tenho um problema, não tenho uma, tava pensando em fazê-la dentro do estabilizador ou independente, tem algum tópico aqui ensinando como? E os diodos não estão dando continuidade o que é um bom sinal, tão oferecendo resistência... acredito que o meu multímetro não mostre a resistência (Hikari HM-1000) os variastores também parecem ok, nenhum rompido ou algo do tipo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Lee @Ricardov agradeço pela ajuda de vcs, adaptei um novo fusível, testei os diodos e a ponte, tudo certo, a fonte liga normal, usei por um tempo p jogar GTA V ontem até que começou ao que parece dar fuga de tensão, pois o mouse e teclado depois de uma horinha começaram a reconectar sozinhos, e depois passou pro HDMI o problema... estou tentando ver o que é pois uso normal, dps de um tempo que isso começa... não sei se foi por ontem que o gabinete não tava fechado com todos os coolers funcionando mas liguei agr é ainda continuou com o teclado... tentarei ver uns tópicos sobre isso, obrigado rapazes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...