Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung x51 NP500R5M-XW2B0R e SSD M.2 Pcie Nvme Kingston A100


Posts recomendados

Tenho um notebook Samsung x51 modelo NP500R5M-XW2BR (2017),   comprei um ssd M.2 Pcie Nvme da Kingston A1000 para fazer o upgrade, abri, instalei, tudo certinho, coisa linda. Mas quem disse que a Bios reconhece? Nem a pau! Na tela da Bios só aparece 1 HD, o outro nda..

 

Já desconectei o hd e tenteei dar boot somente com o M.2, também não rodou.

 

A bios desse note é bem limitada, não dá muitas opções. infelizmente. Passei horas procurando informações a respeito, vi bastante gente com esse problema, mas referente ao modelo x51 2016, agora esse novo modelo, não vi informações precisas ou soluções.

 

Alguém poderia me ajudar? Saberia se é incompatibilidade ou algo do tipo ou se tem algum vodoo que eu possa fazer para isso funcionar?

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra variar, essas empresas tratam os usuários como animais e nao dao mais informações a respeito dos produtos.. tentei pesquisar aqui e o maximo q consegui pescar foram informações genericas como o armazenamento é por hd de 5400 rpm.. mas nao especifica nada alem disto, nao mostra nenhuma informacao especifica.. so a velha generalidade de sempre

 

bem, por serem parecidos pode ser que você tenha comprado um ssd do tipo nvme pci-e e o slot apesar de ser do mesmo tamanho só suportar ssd's do tipo sata

 

exemplificando:

 

você comprou esse

SA1000M8_960GB_hr.thumb.jpg.cb58babae97d583be729922b65a0f879.jpg

 

porém, se esse notebook nao suportar esse tipo de ssd, já era.. você vai ter q comprar um que seja padrão sata m.2, que tem a mesma forma

 

sm2280s3_120g_25975_m.jpg.66baa4a099521d2a73c79e7ba1b5b328.jpg

 

apesar de terem e se encaixarem no mesmo slot, sao diferentes e nao compativeis..

 

entretanto sem mais informações a respeito do notebook gracas ao amadorismo da samsung que nao fornece dados mais tecnicos, fica impossivel saber se é de fato isso o problema.. ou outro qualquer como bios desatualizada ou incompativel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

pra variar, essas empresas tratam os usuários como animais e nao dao mais informações a respeito dos produtos.. tentei pesquisar aqui e o maximo q consegui pescar foram informações genericas como o armazenamento é por hd de 5400 rpm.. mas nao especifica nada alem disto, nao mostra nenhuma informacao especifica.. so a velha generalidade de sempre

 

bem, por serem parecidos pode ser que você tenha comprado um ssd do tipo nvme pci-e e o slot apesar de ser do mesmo tamanho só suportar ssd's do tipo sata

 

exemplificando:

 

você comprou esse

SA1000M8_960GB_hr.thumb.jpg.cb58babae97d583be729922b65a0f879.jpg

 

porém, se esse notebook nao suportar esse tipo de ssd, já era.. você vai ter q comprar um que seja padrão sata m.2, que tem a mesma forma

 

sm2280s3_120g_25975_m.jpg.66baa4a099521d2a73c79e7ba1b5b328.jpg

 

apesar de terem e se encaixarem no mesmo slot, sao diferentes e nao compativeis..

 

entretanto sem mais informações a respeito do notebook gracas ao amadorismo da samsung que nao fornece dados mais tecnicos, fica impossivel saber se é de fato isso o problema.. ou outro qualquer como bios desatualizada ou incompativel

Eu tive essa dúvida antes de comprar esse da Kingston. Dei uma pesquisada e o modelo antigo do x51 não reconheceria realmente, p modelo de 2016, esse que eu tenho há é o compatível com pcie nvme, de 2017. Até fiquei em dúvida se pegava o evo da Samsung. Mas acabei indo no mais em conta, benchmark t3vr até bons resultados.

 

Estou com o note aqui aberto e  até tirei umas fotos. Mas eu não saberia avaliar a olho. Também puxei uma listagem das entradas dele pelo aida64, mas também não sei fazer a leitura de forma eficiente. Não tenho conhecimento exato. 

 

Tenho até uma lista de pcie express que estão sendo usadas em paralelo por outras funcionalidades do note. 

 

Em um forem americano algo sobre entradas m.2 requerer disponibilidade de alot equivalente a 2 sata, mas para mim que não entende bem disso, é mesma coisa que nada.

 

 

 

20180804_150133.jpg

1533407488048159738671.jpg

20180804_150321.jpg

20180804_145016.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, mileine siqueira disse:

Estou com o note aqui aberto e  até tirei umas fotos. Mas eu não saberia avaliar a olho. Também puxei uma listagem das entradas dele pelo aida64, mas também não sei fazer a leitura de forma eficiente. Não tenho conhecimento exato. 

 

tire uma foto do slot onde está o ssd.. e tente postar as infos do aida64

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é, pelo report do aida64, me parece que esse teu notebook de fato tem esse slot para nvme, mas tem algo ai esquisito

 

parece q o ssd nao é pcie nvme e sim sata.. até onde eu saiba os nvme só tem um chanfro, enquanto os sataIII tem 2.. veja essa imagem

 

20171226_143105.jpg.a4ae88a0693d1ee0c679acddd9c49a8d.jpg

 

agora porque esse a1000 da kingston tem 2 chanfros e diz ser pcie, ai eu nao faco ideia..

 

a priori parece q o ssd é do tipo m.2 sata comum e o slot pcie, se assim fosse, a incompatibilidade estaria exposta..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

é, pelo report do aida64, me parece que esse teu notebook de fato tem esse slot para nvme, mas tem algo ai esquisito

 

parece q o ssd nao é pcie nvme e sim sata.. até onde eu saiba os nvme só tem um chanfro, enquanto os sataIII tem 2.. veja essa imagem

 

20171226_143105.jpg.a4ae88a0693d1ee0c679acddd9c49a8d.jpg

 

agora porque esse a1000 da kingston tem 2 chanfros e diz ser pcie, ai eu nao faco ideia..

 

a priori parece q o ssd é do tipo m.2 sata comum e o slot pcie, se assim fosse, a incompatibilidade estaria exposta..

 

realmente, esse da kingston, embora diga que é NVMe, não corresponde, pois senão ele teria somente uma cavidade.

e para uma placa como a do meu note, que tem chave M, deveria estar especificado em algum ligar do universo que ela aceita sata m.2.

 

pelo menos foi o que eu entendi nesse video

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...

Boa noite,

 

Também estou com o mesmo problema. Comprei a NVMe da Kingston acreditando ser compatível devido a ter visto pessoas instalando NVMes em notes de 2017.

Para minha surpresa, instalei o pente e nada. Não aparece na Bios e nem dá sinal.

Já mandei email para a Samsung, mas eles não respondem.

Se tiverem alguma luz, me falem.

Abs

P_20181028_115900.jpg

P_20181028_120020.jpg

P_20181028_115751.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pior que não me surpreende.. recentemente comprei um Lenovo Ideapad que o suporte dizia ter slot m.2 porém o mesmo é apenas para bluetooth ou outro periférico. É estranho esse Kingston não funcionar pois ele é um Nvme, enquanto m.2 Sata parece funcionar nesse modelo de notebook sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Marcelo Augusto da Silva disse:

Pior que não me surpreende.. recentemente comprei um Lenovo Ideapad que o suporte dizia ter slot m.2 porém o mesmo é apenas para bluetooth ou outro periférico. É estranho esse Kingston não funcionar pois ele é um Nvme, enquanto m.2 Sata parece funcionar nesse modelo de notebook sem problemas.

 

Meu povo.

:D

 

Falei agora com um amigo que não pode nos ajudar, mas pediu pra ver se na BIOS tem o módulo NVMe instalado. Como não nada de BIOS e de como manusear corretamente, acho que pode ser algo como no video abaixo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu entrei em contato na época com a Samgung, um suporte bem ***** o deles, os caras que me atenderam não sabiam de nada com nada, então entrei em contato com a Kingstom, e eles me disseram que o meu X51 não era compativel com nvme. Como já estava de saco cheio do lenga-lenga, pedi devolução na kabum, mesmo depois de aberto. você como consumidor tem direito a se arrepender da aquisição em até 7 dias, mesmo que já tenha desembalado o produto. 

 

Foi tudo de boa, a kabum atendeu super bem, sem nenhum transtorno. 

 

E quanto ao note, no fim acabei ganhando um Green WD onde trabalho e desencanei do NVME. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 21/11/2018 às 06:53, mileine siqueira disse:

Então, eu entrei em contato na época com a Samgung, um suporte bem ***** o deles, os caras que me atenderam não sabiam de nada com nada, então entrei em contato com a Kingstom, e eles me disseram que o meu X51 não era compativel com nvme. Como já estava de saco cheio do lenga-lenga, pedi devolução na kabum, mesmo depois de aberto. você como consumidor tem direito a se arrepender da aquisição em até 7 dias, mesmo que já tenha desembalado o produto. 

 

Foi tudo de boa, a kabum atendeu super bem, sem nenhum transtorno. 

 

E quanto ao note, no fim acabei ganhando um Green WD onde trabalho e desencanei do NVME. 

 

 

Qual a especificação do SSD que funcionou na sua máquina?

 

Eu comprei um Expert X55 que é a continuação do X51 e deu o mesmo problema. O SSD A1000 da Kingston não reconhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 ano depois...

Eu comprei o X51 NP500R5M-XW2BR 2017, igual a @mileine siqueira, mas o meu era usado e já veio com o SSD NVMe funcionando. É um Weijinto NVMe 128GB. Ele funcionava bem, até que fiz um update da BIOS (pra versão P13RDX) e comecei a ter problema e tive que reinstalar o Windows 10. Consegui usar ainda o SSD por duas semanas, até que ele deu problema de vez, e a BIOS parou de reconhecer. Instalei o Windows 10 no HDD pra tentar descobrir o que tava acontecendo. Pra ser mais preciso, a BIOS as vezes reconhece as vezes não, mas no Disk Management aparece que o SSD tá RAW e não aparece a opção do disco no diskpart. 
Não sei dizer o que aconteceu: a atualização da BIOS não tornou meu NVMe incompatível imediatamente, pois ainda consegui usá-lo bem por 2 semanas. Mas sei que agora não consigo fazer nada com ele. 

Como já falaram anteriormente, o suporte da Samsung informa que o modelo só é compatível com SSD SATA, mas ouvi relato do @phyrexio que ele usou o X51 com o SSD EVO 970 de 250gb da Samsung por mais de ano, sem problema. 
Não sei agora se compro o Evo 970 ou se tento reverter a minha versão da BIOS, ou se desisto do NVMe como a @mileine siqueira e pego um SSD M.2 2280 SATA 3 de uma vez. 
 

Alguém conseguiu resolver o problema de rodar um NVMe no X51 de forma confiável e entendeu o que precisa ser feito?

5A6A3011-70DE-4914-A97D-FF8607A55979.jpeg

adicionado 5 minutos depois
Em 04/08/2018 às 17:05, rodrigo.dcvieira disse:

é, pelo report do aida64, me parece que esse teu notebook de fato tem esse slot para nvme, mas tem algo ai esquisito

 

parece q o ssd nao é pcie nvme e sim sata.. até onde eu saiba os nvme só tem um chanfro, enquanto os sataIII tem 2.. veja essa imagem

 

20171226_143105.jpg.a4ae88a0693d1ee0c679acddd9c49a8d.jpg

 

agora porque esse a1000 da kingston tem 2 chanfros e diz ser pcie, ai eu nao faco ideia..

 

a priori parece q o ssd é do tipo m.2 sata comum e o slot pcie, se assim fosse, a incompatibilidade estaria exposta..

O mais doido desse Kingston com o formato do SATA é que se ele fosse SATA mesmo, era pra funcionar no notebook da @mileine siqueira. Provavelmente não funcionou exatamente porque era NVMe. Alguém sabe dizer se realmente existe SSD M.2 NVMe com dois chanfros, como esse Kingston?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...