Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Osciloscópio Hantek DSO5102P tensão máxima.


BlueEyes

Posts recomendados

Comprei um Osciloscópio Hantek DSO5102P e tenho algumas dúvidas sobre medidas de tensão e corrente.
Por exemplo, numa fonte ATX tenho duas tensões, AC(primário) e DC(secundário) a tensão entra em 220v, passa pelo NTC, vai para os diodos da ponte e em seguida para os "capacitores" de filtro de entrada 330uf 250v aonde a tensão pode chegar a 380v.

 

1 - Posso medir a tensão AC com esse osciloscópio que chega a 220v na entrada da fonte?
2 - Posso medir a ponte retificadora?
3 - Sabendo que nos capacitores de filtro a tensão chega a 380v DC eu posso medir com o osciloscópio?
4 - Qual o limite máximo de tensão em que posso usar um osciloscópio?
5 - Consigo medir a corrente com o osciloscópio?

 

Sou leigo com esse aparelho, tenho bastante teoria mas, não tenho prática e por isso vou com cuidado, ele está ligado num "transformador isolador" com entrada aterrado e saída sem o terra e os aparelhos que faço e medição, ligo-os numa lâmpada série para evitar explosões e curtos.

:mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Diretamente não. Tem que usar uma ponta de prova atenuadora.

2 - Idem.

3 - Idem.

4 - Veja no manual.

5 - Diretamente não. Pensando em termos de sinais CC ou baixa frequência vai medir a tensão em um resistor de baixo valor (ex. 1 ohm, de precisão) e essa tensão vai ser relacionada a corrente pela lei de Ohm (I = V/R, no caso I = V/1 logo I = V).

 

Se não tem prática treine em circuitos de baixa tensão para evitar danos ao instrumento e risco de choque elétrico.

 

Existem vários tópicos relacionados a uso de osciloscópio aqui no fórum, pesquise e leia.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...