Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
BlackWidow

Osciloscópio Hantek DSO5102P tensão máxima.

Recommended Posts

Comprei um Osciloscópio Hantek DSO5102P e tenho algumas dúvidas sobre medidas de tensão e corrente.
Por exemplo, numa fonte ATX tenho duas tensões, AC(primário) e DC(secundário) a tensão entra em 220v, passa pelo NTC, vai para os diodos da ponte e em seguida para os "capacitores" de filtro de entrada 330uf 250v aonde a tensão pode chegar a 380v.

1 - Posso medir a tensão AC com esse osciloscópio que chega a 220v na entrada da fonte?
2 - Posso medir a ponte retificadora?
3 - Sabendo que nos capacitores de filtro a tensão chega a 380v DC eu posso medir com o osciloscópio?
4 - Qual o limite máximo de tensão em que posso usar um osciloscópio?
5 - Consigo medir a corrente com o osciloscópio?

Sou leigo com esse aparelho, tenho bastante teoria mas, não tenho prática e por isso vou com cuidado, ele está ligado num "transformador isolador" com entrada aterrado e saída sem o terra e os aparelhos que faço e medição, ligo-os numa lâmpada série para evitar explosões e curtos.

:mellow:

Editado por BlackWidow
Tópico Resolvido

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Diretamente não. Tem que usar uma ponta de prova atenuadora.

2 - Idem.

3 - Idem.

4 - Veja no manual.

5 - Diretamente não. Pensando em termos de sinais CC ou baixa frequência vai medir a tensão em um resistor de baixo valor (ex. 1 ohm, de precisão) e essa tensão vai ser relacionada a corrente pela lei de Ohm (I = V/R, no caso I = V/1 logo I = V).

Se não tem prática treine em circuitos de baixa tensão para evitar danos ao instrumento e risco de choque elétrico.

Existem vários tópicos relacionados a uso de osciloscópio aqui no fórum, pesquise e leia.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia!

A ponta do osciloscópio vem com uma atenuação de 10 vezes, 1x e 10x, em 10x, essa tensão de 220v AC chegaria ao aparelho com 22v? e a tensão de 380v nos capacitores em 38v?, é assim que funciona?, com a ponta em 10x posso efetuar essas medidas?

Compartilhar este post

Link para o post

@BlackWidow isso, a ponta divide por 10. Mas recomendo que pratique em baixa tensão primeiro. E tem que ver no manual o máximo que o osciloscópio suporta.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

ATENÇÃO. Para medir partes "vivas" de um circuito com osciloscópio ele não pode estar aterrado, ou o circuito sob teste estar sendo alimentado por um transformador isolador.

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Meu Osciloscópio é alimentado por um transformador isolador e o aparelho a ser medido é ligado em uma lâmpada série que é alimentada pelo mesmo transformador isolador.

Está errado assim...?, porque não posso alimentar circuitos a serem medidos por um transformador isolador?

Compartilhar este post

Link para o post

DEVE ser alimentado por um trafo isolador.

Ah. E se o transformador isolador tiver o pino terra na saída, este deve ser eliminado, senão pode haver problema.

Editado por Ricardo S Ferreira
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

O transformador isolador que comprei tem entrada com o fio terra mas, na saída só duas fases sem o terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido, obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais