Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
DotaZelta

RESOLVIDO Iniciante - Valor da corrente ?

Recommended Posts

Boas!

Aproveitando o tópico.. meu nome e Cristiano e sou de Portugal. Eu sou iniciante na electrónica e futuramente pretendo seguir a carreira de electricista. :)

Bom, voltando ao tópico.. eu montei um circuito em serie bem simples sob uma tensão de +5V, um Led de cor vermelha (~2V) e um resistor de 220Ohms. De acordo com a Lei de Ohm seria uma conta bem simples R = T / I  <=> R = (5-2) / 0.02 = 150Ohms. Como não tenho um resistor de valor 150Ohms, utilizei um de 220Ohms.

Ora bem, fechando o circuito e medindo a corrente com um multímetro, eu estava a espera de uma corrente abaixo de 20mA.. no entanto a corrente mostra um valor aproximado a 68mA ! o.O 

Eu não sei se e do multímetro que estou usando que esteja mostrando valores errados ou algo que me tenha escapado. 

O que poderá ser?

Cumprimentos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Várias coisas...

1-você pode ter se confundido com as cores do resistor e ter colocado um resistor que, na vdd, não é de 220 ohms.. você mediu sua resistência com o multímetro?

2- A fonte de tensão é de 5V mesmo? você mediu pra conferir?

3-O multímetro é digital ou analógico? você pode estar fazendo a leitura na escala errada...

4-Se não for nada disso então use um outro multímetro para verificar as marcações...

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, medi com um multímetro digital e mostra um valor de 217Ohms (o que seria 220). A alimentação esta sendo feita pelo o Arduino, no entanto já experimentei com uma fonte de +9V e usando 2 resistores de 220Ohms (em serie) e mostra uma valor muito superior a 20mA.. :angry:

Cheguei a usar um resistor de 1K (na fonte de +5V) e mostrou uma corrente de 15mA.. o que acho ser ainda muita corrente para 1K.

Medindo a tensão e os valores parecem estar corretos.

Ps: Os resistores sao de um kit arduino, penso ser resistores de 1/8W (por serem bem pequenos).

Compartilhar este post

Link para o post

Se a fonte manda realmente 5V e o resistor é de 217 ohms e estão ligados em série eu não sei o que pode estar acontecendo... faça testes tipo usar outra fonte que não a do arduíno e usar um outro multímetro... no mais, espere por outras respostas...

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar com outro multímetro.. :mellow: este multímetro custou somente 20 euros (aproximadamente 85 reais).

Obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, a escala de corrente desse multímetros nem sempre funciona direito.

Eu tinha um que a cada posição da chave o valor era diferente, pelo menos um deles era correto.

• Curtir 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

No teste com resistor de 1k na fonte de 5V os 15mA lidos já demonstram que seu amperímetro está comprometido. Como não tem nada a perder, a causa mais provável deve ser uma trinca na solda do resistor shunt do amperímetro. Siga a trilha e faça uma re-soldagem que deve resolver. Bobabem tentar descobrir por inspeção visual, recentemente meu monitor teve problema da energia sumir, foi um saco abrir, é montagem por encaixe, sem parafusos. Fiz a resoldagem sem saber onde estava a trinca de solda e resolvi meu problema.

• Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Eu testei com um outro multímetro que me emprestaram e o problema parece ser mesmo do meu multímetro, vou tentar conserta-lo. Obrigado pessoal!

Tópico resolvido.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais