Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível um game fazer uma fonte queimar? EVGA 600B


Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Olá, antes de qualquer coisa é preciso que conheçam o meu caso, algo que aconteceu recentemente e vem me incomodando desde então.

 

No começo do ano montei o seguinte setup:

 

  • Processador Intel Core I7-7700
  • Placa de Vídeo Gigabyte GTX 1070 G1 Gaming 8GB
  • Placa-mãe mATX Gigabyte B250M Gaming 3
  • Fonte EVGA 600W 80 Plus Bronze 100-B1-0600-KR
  • SSD Sandisk Plus 240 GB
  • HD 2TB Seagate Barracuda
  • HD 500GB Samsung
  • Gravadora de DVD Lite-On, sim ainda uso uma :)
  • Gabinete Aerocool Aero 1000

 

OBS: O PC é ligado direto em uma tomada exlusiva para ele, não uso estabilizadores e nem filtros de linha, já a região onde moro é 220V.

 

Até então tudo bem, aí decidi instalar um jogo, como nunca joguei o primeiro Assassin's Creed, versão Director's Cut, instalei-o e imaginei que não haveria problema algum, já que o game foi lançado a 11 anos e minha máquina é moderna. Para minha surpresa TODA VEZ que eu chegava na mesma parte, logo no tutorial inicial, o computador simplesmente desligava, isso mesmo, bastava chegar lá e logo desligava. O problema só ocorre com este jogo em particular, porque nos meses seguintes já joguei GTA V, FIFA 18, Mortal Kombat, etc. e nada de anormal aconteceu, quanto ao uso geral do PC tudo está perfeito, o problema só ocorre com o Assassin's Creed ao chegar na mesma parte do game, é muito estranho.

 

Verificando alguns fóruns encontrei dois tópicos do ano passado na Steam a respeito disso, o PC desliga ao chegar também na mesma parte do game e outro desliga logo no menu inicial, mas ambos sem solução, segue:

 

https://steamcommunity.com/app/15100/discussions/0/1470841629664761559/

 

https://steamcommunity.com/app/15100/discussions/0/133259227517710908/

 

Agora vem o drama, na semana passada, após meses jogando GTA V, resolvi testar novamente o Assassin's Creed, e mais uma vez o PC desligou na mesma parte de sempre, PORÉM dessa vez não ligou mais! A fonte parece que queimou, a EVGA 600W 80 Plus Bronze que citei no setup mais acima, testei-a com aquele truque do clipe e não liga mais, por enquanto estou com uma nova, Corsair CX 550, e nem ouso abrir o jogo novamente hahaha.

 

Então por isso fiquei com essa dúvida irritante: Como é possível que um jogo queime uma fonte dessa forma? O que pode ter causado isso e será que vai acontecer novamente?

 

Desculpem se fui prolíxo na mensagem, mas era necessário. Se alguém puder ajudar a esclarecer agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta rodar o jogo agora, pode ser que esta EVGA não estava conseguindo alimentar a GTX 1070 quando ela exigia na parte em questão do jogo, ou pode ser que o processador esquentasse muito durante a parte em questão. Mas só saberia como estão se comportando seus componentes (uso, temperatura etc.) se estivesse monitorando no momento da gameplay dai teríamos mais dados e ficaria mais fácil identificar o problema de fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei a monitorar com o Rivatuner na primeira vez que testei, meses atrás, os FPS estavam nas alturas e a temperatura da CPU lembro que estava baixa, como era de se esperar já que o game foi lançado a muitos anos, mas nesse último teste não monitorei nada.

 

O meu medo é que aconteça mais uma vez com essa fonte nova caso eu rode o jogo novamente, aí fico sem computador hahaha, ainda não tive coragem. Só acho muito estranho esse caso levando em conta que o game é de 2007.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Luney!

Passo 1

Primeiro gostaria que verificasse se o cabo de alimentação de energia está conectado corretamente pressionando-o novamente nas duas pontas e certificando-se que está bem encaixado tanto na tomada quanto no pc.

Segundo gostaria que verificasse se o cabo de alimentação de energia que sai da fonte(6 ou 8 pinos depende da placa de vídeo) está corretamente encaixado na placa de vídeo.

Caso afirmativo, teste novamente para ver se o pc liga.

Passo 2

Verifique se a tomada funciona normalmente com outro aparelho, pois tem caso que a tomada dá mal contato.

Passo 3

Teste o cabo de alimentação de energia no monitor para ver se não foi o cabo que estragou(caso não tenha um multímetro).

Passo 4

Retire as memórias do slot(sem colocar a mão/dedos nas laterais em cima dos cmds da memória,segure nas pontas) e limpe a parte que conecta no slot com uma borracha (longe do pc para não cair resíduos), depois passe um pano seco nas mesmas, encaixe novamente, certifique-se de que encaixou bem e ligue o pc novamente.

 

Caso tenha feito todas as opções acima e não teve efeito certamente sua fonte queimou mesmo. Quando queimam elas costumam ficar com cheiro de fio queimado, é necessário a troca. Sugiro comprar uma fonte mais potente se for esse caso.( Também sugiro tomar cuidado com atualização de driver da placa de vídeo, pois existem drivers que estão gerando queima de placa de vídeo pequise sobre isso antes de atualizar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
12 minutos atrás, Luney disse:

Na verdade, a fonte queimou, já estou com uma nova, como expliquei, eu só queria entender o que ocasionou o problema, a fim de evitar que aconteça novamente. E como o jogo foi capaz de fazer isso hehehe.

1 - Um jogo exige mais do PC,

 

2 - O PC, em stress, vai exigir mais energia, que é entregue pela fonte;

 

3 - A fonte, se não for de boa qualidade, com essa carga extra, pode apresentar alguma falha de funcionamento, seja por aquecimento dela mesmo ou por ela ter um defeito ou por ser uma porcaria, pura e simplesmente.

 

 

Indiretamente, até é plausível.. Mas, acho mais possível algum problema na fonte, que já estava lá.. Não é a primeira vez, que alguém reclama dessas EVGA "arriando" sem motivo aparente..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

1 - Um jogo exige mais do PC,

 

2 - O PC, em stress, vai exigir mais energia, que é entregue pela fonte;

 

3 - A fonte, se não for de boa qualidade, com essa carga extra, pode apresentar alguma falha de funcionamento, seja por aquecimento dela mesmo ou por ela ter um defeito ou por ser uma porcaria, pura e simplesmente.

 

 

Indiretamente, até é plausível.. Mas, acho mais possível algum problema na fonte, que já estava lá.. Não é a primeira vez, que alguém reclama dessas EVGA "arriando" sem motivo aparente..

 

Hum entendi,  espero que a esta nova fonte dê conta :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...