Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regular tensão de 24V para 5V


Posts recomendados

Olá amigos,

estou fazendo um conversor de protocolo RS232 para RS485. No meu sistema, a tensão é utilizada de um CLP que fornece 24V, enquanto os componentes do meu conversor utilizar nivel TTL (5V). O circuito original me falava pra usar um CI 7805 para a regulagem, mas ele esquenta muito e desarma. Tentei cascatear dois CIs: um de 24V para 12V (7812) e um de 12V para 5V (7805); mas nao funcionou muito bem. Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Murillo Cândido Sousa disse:

Olá amigos,

estou fazendo um conversor de protocolo RS232 para RS485. No meu sistema, a tensão é utilizada de um CLP que fornece 24V, enquanto os componentes do meu conversor utilizar nivel TTL (5V). O circuito original me falava pra usar um CI 7805 para a regulagem, mas ele esquenta muito e desarma. Tentei cascatear dois CIs: um de 24V para 12V (7812) e um de 12V para 5V (7805); mas nao funcionou muito bem. Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

 

 

O seu orientador não conhece os reguladores chaveados em PWM? :D:D

Será que ele estava congelado no tempo? :D

image.png.4f3dca4d7ca1b32c58981ec0e757b411.png

 

adicionado 2 minutos depois

Este aí não vai esquentar.

Vai trabalhar bem frio. O rendimento dele é bem alto. Beira os 90% de eficiência. 

adicionado 5 minutos depois

Até vendem a placa pronta:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1041640168-regulador-conversor-tenso-lm2596-dc-dc-step-down-3a-arduino-_JM

 

Mas como o objetivo é projetar, você pode comprar só os componentes para montar seu projeto. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Murillo Cândido Sousa disse:

Estou agora tentando utilizar um AO, foi me sugerido usar o LM741 com um divisor de tensão resistivo. a minha dúvida é se esse AO me garantiria até 100mA na saída? olhei o datasheet e lá fala em uma corrente de saída de curto circuito de 25mA, entendi que no caso seria a corrente máxima (curto-circuito) na saída, mas o meu orientador me disse que é comum esse AO aguentar até 1A na saída (por isso fiquei com a dúvida). Caso o AO nao suporte essa corrente, tem algum AO indicado que garanta essa corrente?

Tá certo que o melhor mesmo são os reguladores chaveados...

 

Mas se tratando dos Amplificadores Operacionais eles funcionam muito bem trabalhando como amplificador de erro controlando a base de um transistor de potência.

 

Quanto aos reguladores 78XX, Tenho a impressão que não colocou um dissipador de calor neles. Pois não é possível desarmar somente com um circuito eletrônico.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amplificador operacional de potência, como o LM675, tem alta capacidade de corrente na saída. Entretanto, qualquer circuito eletrônico de potência linear esquentará bastante e por isso exigirá um dissipador de calor para a faixa de potência requerida GbhmuXl.gif.

 

 

 

Já um circuito chaveado idealmente alcançaria 100% de eficiência, pois uma chave perfeita não consumiria energia em nenhuma das posições.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...