Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar Chave Magnética - bomba e boia automatica


Posts recomendados

Olá Pessoal!!

 

Alguem aí que entende poderia me ajudar a ligar uma Bomba dágua com bóia automatica numa Chave Magnetica ??

Eu sei mais ou menos, tenho algumas dúvidas.

Anexei fotos da chave. 

A Ligação será em 220v. Bomba 3cv Monofasica.

Penso que eu tenha que ligar uma Fase no L1, a outra Fase no L3. Depois ligar a Bomba dágua no T1 e T3. Seria essa a Ligação das Fases com a Bomba ??

Aí vem a bóia automática, na foto coloquei o numero 1 e 2 num plug do seletor da chave, eu ligo o fio da boia ali ?? Como é só um fio eu devo colocar um pedacinho de fio pra ligar nos dois numeros ( 1 e 2 ) ??

 

Tenho uma duvida tambem quanto a corrente. A Chave pode ser regulada com 15a - 19a - 23a. A bomba é de 3cv que necessita de 15a A 18a em 220v. Eu posso regular a Chave para funcionar em 23a, mesmo a bomba funcionando abaixo disso ?? Penso que a chave não pode ter uma corrente menor, certo ??

IMG_20180806_180158.jpg

IMG_20180806_180030.jpg

 

 

 

IMG_20180806_180246.jpg

IMG_20180807_110841.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Penso que eu tenha que ligar uma Fase no L1, a outra Fase no L3. Depois ligar a Bomba dágua no T1 e T3. Seria essa a Ligação das Fases com a Bomba ??

Correto.

 

6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Aí vem a bóia automática, na foto coloquei o numero 1 e 2 num plug do seletor da chave, eu ligo o fio da boia ali ?? Como é só um fio eu devo colocar um pedacinho de fio pra ligar nos dois numeros ( 1 e 2 ) ??

Suponho que a boia automática tenha dois fios, então é o seguinte:

Um dos fios da boia você liga na Fase L1, o outro no terminal 95NC do relé térmico.

O terminal 96NC você liga com um pedaço de fio ao terminal A1 do contator (aquele que fica mais embaixo).

E por último o Terminal A2 você liga na Fase L3.

 

Tem esse botão aí, não entendi como é os contatos dele. Se quiser usar tire uma foto mais detalhada.

 

6 horas atrás, Bob Isponja disse:

Tenho uma duvida tambem quanto a corrente. A Chave pode ser regulada com 15a - 19a - 23a. A bomba é de 3cv que necessita de 15a A 18a em 220v. Eu posso regular a Chave para funcionar em 23a, mesmo a bomba funcionando abaixo disso ?? Penso que a chave não pode ter uma corrente menor, certo ??

Se o Motor pode chegar a 18A, então deixe a chave um pouco pra cima do 19. Assim terá o desarme caso o motor chegue a 20/21A se tiver uma sobrecarga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Obrigado pela ajuda.

 

A Chave ja veio assim toda montada. O Plug Branco (1 e 2 ) é pra uso do botão vermelhor ( Automatico, Desliga, Manual ). Se deixar no Automatico vai funcionar no automatico da boia. 

A boia tem um fio só, o Neutro. O fio 1,5mm sai do poste vai pra Caixa da Casa entra no fio preto da boia sai com o fio azul e desce até a caixa de captação da bomba, onde vou colocar outra boia nivel inferior pra não secar a caixa, aí o fio entra no fio preto da boia e sai com o fio marrom que tem que entrar nessa Chave. Aí to na dúvida se coloco mais uma perninha e ligo nos 2 buracos do Plug Branco ( 1 e 2 ) ou se coloco só em um, ou em outro lugar tambem rsrs.

 

Vou colocar aqui as ligações que tem na Chave:

O Botão Vermelho tem --> Automatico - ligado no A1 /

                                           Manual - ligado no Plug Branco (1 e 2) que liga no A1

                                           Off - ligado no 95NC

                                           

                                           Tem um fio ligado do L1 no 96NC

                                           Tem um fio ligado do L2 no A2

 

Fase 1 Ligo no L1

Fase 2 Ligo no L3 ( Esse fio L2 no A2 tenho que mudar pro L3 ? Ou ligar a Fase 2 no L2 saindo com T2 ? )

Ligar o fio da boia nos 2 buracos do Plug Branco (Pra testar se funciona assim), sera que pode dar problema na chave se tiver errado assim ? 

 

Coloquei outra foto pra ver se ajuda no entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bob Isponja , por acaso essa bomba está montada num motor com carcaça em chapa de aço (liso) ou em ferro fundido (aletado)? Estou achando muito baixo o rendimento do motor para 3cv, pela sua informação varia entre 57% e 68%. Também achei estranho informar que a corrente é entre 15A e 18A. Na etiqueta metálica do motor encontrará o valor correto.

Sobre a regulagem do relé térmico, a corrente de ajuste é igual a corrente nominal do motor. Na corrente de ajuste se tem o valor no qual o relé ou o fusível retardado (as curvas de atuação são idênticas) deixará passar sem atuar. Com aproximadamente 20% de sobrecarga é que o elemento de proteção entra na temporização da curva de atuação. É uma curva que suporta as correntes de pico de partida e ao mesmo tempo abre caso tais picos se repitam a intervalos muito curtos.

Proteção elétrica tem os seus melindres. Veja como a WEG sugere o uso desse componente. O manual completo se encontra em https://static.weg.net/medias/downloadcenter/hac/ha3/50042397_portuguese_web.pdf

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Esta na Etiqueta dela, em 220v --> 15a - 18a / 127v --> 31a - 

É uma Multiestagio (6 estagios) de 3cv  2100w da Eletroplas.

É Chapa de aço, acho que a ponta onde entra o tubo de água é ferro.

 

To pensando em testar assim:

Regular a Chave em 19a.

Ligar Fase 1 no L1

Ligar Fase 2 no L3

Sair com T1 e T3 pra bomba

Ligar o fio (Neutro) da boia automatica naquele Plug Branco, só não sei se ligo somente no 1 ou se puxo uma perna pro 2 também. (Ver Plug Branco na foto com (1 e 2).

 

O que acha ?

23559468_1GG.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem título.png

O funcionamento do relé térmico lembra uma ratoeira: mexeu no queijo e esta desarma. No caso do relé tripolar, temos 3 lâminas bimetálicas (1 por fase) que pressionam a ratoeira. O balanceamento mecânico dessa ratoeira prevê que as 3 lâminas estarão empurrando para o desarme. Caso apenas 2 exerçam a pressão será necessário um esforço físico por lâmina (corrente elétrica)  maior para finalizar o disparo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Bob Isponja disse:

Esta na Etiqueta dela, em 220v --> 15a - 18a / 127v --> 31a - 

É uma Multiestagio (6 estagios) de 3cv  2100w da Eletroplas.

É Chapa de aço, acho que a ponta onde entra o tubo de água é ferro.

 

To pensando em testar assim:

Regular a Chave em 19a.

É um erro calibrar uma proteção pensando numa posição onde nunca desarme. Tem que se pensar numa posição onde haja o desarme pois é este que te protege. Se for para pensar num funcionamento que nunca desarme faça ligação sem relé térmico que ainda economiza no custo do relé. Se o motor é de 18A, calibre para 18A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...