Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir resistor sem identificação - resistor que parece outro componente


Posts recomendados

Caros amigos, 

sou iniciante no mundo da eletrônica e gostaria da ajuda de vocês, caso alguém já tenha passado pela mesma situação. Estou consertando uma placa de um amplificador, e dentre outras peças, preciso substituir um RESISTOR, porém ele não tem identificação gravada. Sei que é um resistor, pois na Placa ele está identificado como "R" em um retângulo simples. Dêem uma olhada no resistor, apesar de não se parecer com um resistor, mas com um varistor ou NTC. Como posso substituir?

cap ceramico disco 2.jpeg

cap ceramico disco 1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pela atenção. Pertence a uma caixa ativa TURBOSOUND, modelo IQ10 2500w. 
Tenho atualizações importantes! Depois de substituir os componentes queimados, como: diodos, fusível e capacitores que estavam identificados, resolvi ligar a caixa recolocando esse resistor mesmo quebrado e supostamente queimado. Testei a resistência dele, mesmo rachado, e havia continuidade e a resistência estava em torno de 10,5 ohms. Soldei e agora ela esta funcionando normalmente. Devo substituir por um Resistor de aproximadamente 10,5 ohm? Será que é uma boa ideia? Se fizer isso, qual seria a potência que eu devia escolher?
Agradeço mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Não se trata de um resistor comum, esse que voce mostrou na foto é um resistor térmico ( termistor )  que tem propriedades e funções específicas diferentes dos convencionais.

 

Eles mudam gradativamente suas condutividades para atender algum propósito no circuito que estejam colocados.

 

Podem aumentar ou diminuir  ( tipo NTC ou PTC ) suas resistências  de acordo com a temperatura e desta forma ativar outro sub-circuito seja de proteção ou de amplificação no conjunto em que esteja inserido.

 

'_'

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário