Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituir resistor sem identificação - resistor que parece outro componente


Posts recomendados

Caros amigos, 

sou iniciante no mundo da eletrônica e gostaria da ajuda de vocês, caso alguém já tenha passado pela mesma situação. Estou consertando uma placa de um amplificador, e dentre outras peças, preciso substituir um RESISTOR, porém ele não tem identificação gravada. Sei que é um resistor, pois na Placa ele está identificado como "R" em um retângulo simples. Dêem uma olhada no resistor, apesar de não se parecer com um resistor, mas com um varistor ou NTC. Como posso substituir?

cap ceramico disco 2.jpeg

cap ceramico disco 1.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, obrigado pela atenção. Pertence a uma caixa ativa TURBOSOUND, modelo IQ10 2500w. 
Tenho atualizações importantes! Depois de substituir os componentes queimados, como: diodos, fusível e capacitores que estavam identificados, resolvi ligar a caixa recolocando esse resistor mesmo quebrado e supostamente queimado. Testei a resistência dele, mesmo rachado, e havia continuidade e a resistência estava em torno de 10,5 ohms. Soldei e agora ela esta funcionando normalmente. Devo substituir por um Resistor de aproximadamente 10,5 ohm? Será que é uma boa ideia? Se fizer isso, qual seria a potência que eu devia escolher?
Agradeço mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Não se trata de um resistor comum, esse que voce mostrou na foto é um resistor térmico ( termistor )  que tem propriedades e funções específicas diferentes dos convencionais.

 

Eles mudam gradativamente suas condutividades para atender algum propósito no circuito que estejam colocados.

 

Podem aumentar ou diminuir  ( tipo NTC ou PTC ) suas resistências  de acordo com a temperatura e desta forma ativar outro sub-circuito seja de proteção ou de amplificação no conjunto em que esteja inserido.

 

'_'

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Tito Fisher

muito obrigado pelo esclarecimento.No início eu fiquei em dúvida se era um termistor, principalmente pela aparência que é muito similar. Contudo, me baseio na simbologia impressa na placa, onde só existe um retângulo limpo e um "R", indicando que seja apenas um simples resistor. Como eu disse, sou iniciante na eletrônica, e não posso afirmar que as placas e empresas sigam à risca tais simbologias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há dúvida de ser um termistor. Disse pertencer a um amplificador de 2500W. Nas fontes de aparelhos muito potentes é comum se colocar um NTC (diminui a resistência com o aumento da temperatura) na entrada da fonte. Sua função é limitar a corrente inicial da fonte quando os capacitores do PFC ainda estão carregando. No decorrer do funcionamento, com o aquecimento previsto sua resistência cai muito mas os capacitores já foram carregados e sua função foi cumprida. Dessa forma, se estiver na entrada de tensão é um NTC de 10R.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo agradeço sua atenção na resposta. Infelizmente, como dito anteriormente, não tenho as especificações do termistor. Após uma rápida procura encontrei alguns valores de corrente distintas para NTC de 10R. Sugere alguma corrente? Me parece que esses de 20mm (mesma medida física) tem corrente máxima de 6A. Obrigado mais uma vez a todos que estão auxiliando nesse tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...