Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso Utilizar Um Regulador de Tensão 7809 Sem a Necessidade de Dissipadores?


jetop

Posts recomendados

A potência dissipada pelo regulador seria, ao alimentar o conjunto de motores em paralelo F5Rua4D.gif:

 

 

 

RrfQRSH.gif

 

 

 

Normalmente um encapsulamento TO-220 suporta um 1 W inteiro sem dissipador térmico. Assim, você não é obrigado a colocar um no momento.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser calcular, aí vai um tutorial, que fornece as informações que você quer.

PD - é a potência dissipada no CI. PD = (Vin - Vout) * ICarga

TA - Temperatura ambiente. Use um valor máximo. Por exemplo 40ºC. Se o CI estiver dentro de uma caixa, considere um valor mais alto.

Tj - É a temperatura na junção do semicondutor do CI. Existe um valor máximo (manual). Não deixe o CI trabalhar com a temperatura máxima,. Use um valor 75% a 85% deste valor. 

Teta(ja) - Resistência térmica desde o semicondutor do CI até o ambiente (em ºC/W). Tem no manual do CI.

Veja o desenvolvimento e ao final, um exemplo. Sabendo que PD é mostrado no início deste tópico, tire o valor de ICarga.

MOR_AL

5b6a18a487a5d_Dissipao_2.JPG.d60ddc97c2af8b057d2295e12a0a5067.JPG

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, jetop disse:

Olá, tenho 2 motores de tensão máxima de 9 Volts / 120Ma, e gostaria de liga-los a uma fonte de 12 Volts 3 amperes; eu posso utilizar um regulador de tensão 7809 sem a necessidade de dissipadores e outros componentes?

De jeito nenhum, são motores logo a corrente deles varia com a carga que se tem na ponta do eixo. Vai dar bem mais que 120mA em cada motor.

Sendo o motor uma carga indutiva, deve colocar os capacitores em paralelo com o regulador conforme diz no datasheet do LM7809.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

 

 

Bem pensado, rapaz. Se 9 V for a tensão máxima de fato na curva desse motor DC, sendo impossível modulação acima desse limite por um controlador, então ela corresponderá à velocidade angular máxima dele (rotor livre, sem carga mecânica). O torque e a corrente correspondentes serão então os mínimos disponíveis F5Rua4D.gif.

 

 

 

No meu ponto de vista, um regulador de tensão nem é o mais apropriado para acionar esse motor. Incluindo-o na maioria dos motores DC com menos de 1 kW de potência, tem-se uma conexão independente com ímã permanente no enrolamento de campo, com o controle pela armadura. Se a força contra-eletromotriz do motor DC, proporcional à velocidade, abaixar para aumentar a corrente na armadura, proporcional ao torque, a tensão fixa de 9 V vai ser boa parte desperdiçada em calor nos fios.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...