Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VPN apresenta muita lentidão.


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal!

 

Possuo um servidor Power Edge T130 com Windows Server 2016 configurado com os serviços:

ADDS (Controlador de domínio)

DNS

DHCP

NAT

VPN (PPTP)

FS (File Server)

 

Está tudo redondo, funcionando localmente rápido e bem! Ocorre que o acesso VPN tem algum problema que não sei qual é. A navegação pela internet ocorre até que bem (escrevo aqui através do VPN, mais lento que localmente, claro, mas bem), considerando que a velocidade é limitada à de upload do servidor. Assisti Netflix para testar e rodou bem. Problema ocorre quando tento usar o explorer e trabalhar com arquivos. Fica muuuuuito lento e parece que funciona ao "goles". Não parece velocidade baixa; a coisa parece engasgar mesmo. Simplesmente leva minutos até abrir uma simples planilha de Excel de alguns KBs. Salvar um arquivo de texto pode ser um desafio. Clicar com botão direito nas propriedades do arquivo chega travar o windows explorer. Alguém já passou por isso?

 

Internet do servidor Net Virtua de 35mb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde!
Consegui resolver, sim, mas a solução não teve nada a ver com configuração. Estava tudo certo.

 

resumindo, a configuração da VPN é bem simples e rápida desde que haja liberação das portas do seu provedor e esta informação é muito complicada de conseguir. Liguei várias vezes na Net e cada hora era uma informação diferente sobre portas liberadas ou bloqueadas.

 

A Net que eu tinha (assim como a Vivo e outros provedores) bloqueiam as portas típicas de servidor (até 1023) para conexões de entrada e isso impede que sua VPN funcione. Nesse caso do post, a única opção de VPN que funcionava era a PPTP, mas tem outra porta, mais baixa, que era bloqueada e o tráfego não era legal. Caía muito e era muito lenta. Impossível de se trabalhar.
PPTP: 1723 e 47
L2TP: 1701 e 500
SSTP: 443 (mesma da conexão com sites seguros - certificados)

 

OBS: numero das portas escrevi de cabeça, talvez tenha alguma divergência, mas era algo próximo disso.

 

O L2TP não funcionava (não rodava Ipsec na porta 500 - bloqueada) e a SSTP também não funcionava na porta 443. A única que rodava era o PPTP.

 

O acesso remoto na porta 3389 funcionou em todos os provedores (porta maior que 1023).

Não há o que fazer sobre isso!

 

Em internets convencionais tanto de PF, quanto de PJ, trata-se da mesma internet, então seria preciso contratar uma espécie de internet diferenciada que tivesse essas portas liberadas e pelo pouco que vi era caríssima!

 

A solução que encontrei foi entrar em contato com provedores locais de internet e confirmar se as portas para servidor são liberadas por eles ou não argumentando que só contrataria se as portas de servidor forem liberadas. Um deles (de fibra) confirmou e contratei.

Cara, funcionou de primeira!

Daí mudei de PPTP para SSTP e é o que está funcionando há mais de ano.

Se precisar de alguma coisa, me avise. 

adicionado 4 minutos depois

Ah!

Informação importante: troquei o provedor como comentei e a banda é de 100 para download e 50 para upload. A banda de upload da Net é de 10% da banda de download, então para 35mb será muito lento.

Sofri bastante para fazer funcionar, mas valeu a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...