Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença das arquiteturas entre as memórias


Posts recomendados

Oi pessoal.

Eu tenho 2 tipos de memória rans de 4 gb ddr 3.

A primeira é ddr3 1600 Mhz da Markvision mas ela é lisinha atrás (não possui aqueles quadradinhos verdes)
A segunda é ddr3 1333 Mhz da 2m Tecnologia e ela possui aqueles chips tanto na frente quanto atrás.

Gostaria de saber o que implica isso, uma pra outra. Se impossibilita de fazer dual channel, pois eu tenho outras memórias como essas e gostaria de saber com qual fica melhor.

Outra duvida que tenho é sobre o tal dos CLs, por exemplo, eu tenho  uma memória dessa markvision 1600 Mhz que é CL11 e outra que é da Smart que é 1600 Mhz CL9.
É possível colcoar essas duas em Dual channel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O numero de colunas de chips geralmente é chamado de rank sendo a memoria que tem apenas 8 chips de 1 lado uma memoria single rank e o modulo com 16 chips 8 de cada lado é um modulo dual rank, em servidores ha ainda módulos quad rank e os módulos tem 1chip a mais por rank por causa do ECC... 

 

Basicamente módulos DDR3 dual rank eram a norma ate 2010, dai surgiram os módulos de 8 GB DDR3 juntamente com chips de memoria com maior densidade e maior velocidade e a partir disto os fabricantes passaram a fabricar os módulos de 4GB single rank pra cortar custos, placas mãe DDR3 antigas LGA 775 e LGA 1156 tem problemas de compatibilidade com módulos de 4GB DDR3 single rank.

 

Nas placas mais recentes módulos single e dual rank trabalham juntos sem problemas, inclusive em dual channel, só fica ai o fato clássico que a velocidade e latência sera nivelado pelo modulo mais lento, no caso o modulo de 1600 vai baixar a velocidade pra 1333 e no caso de memorias com latência diferente, com 2 módulos DDR3 1600 CL9 e CL 11 ambos devem trabalhar na latência do modulo mais lerdo, que no caso é o DDR3 1600 CL11.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela aula professor.

Quer dizer que essa 1600, é praticamente uma 1333. Por conta do CL ser 11, vai acarretar numa perda de desempenho considerável quando em dual channel.

Agora, eu tenho um processador mais antigo, no caso é o i5 2310 ele aceita memória de barramento até 1333, então elas porventura irão trabalhar com clock mais baixo, certo?

Tentei testar essas single rank noutra placa-mãe e o computador até ligou, mas na hora que aparece o windows carregando ele trava e reinicia. É problema com a memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, lucas.rc disse:

Quer dizer que essa 1600, é praticamente uma 1333. Por conta do CL ser 11, vai acarretar numa perda de desempenho considerável quando em dual channel.

 

Não tem muita diferença de desempenho teórico entre um modulo DDR3 1333 (ate 10.6GB/S) e um DDR3 1600 (12.8GB/s) , por outro lado o dual channel teoricamente dobra a taxa máxima de transferência, no caso do dual channel a 1333 você chega a 21GB/s bem mais que os 10 ou 12GB/s que esses módulos chegariam sozinhos.

 

3 horas atrás, lucas.rc disse:

Agora, eu tenho um processador mais antigo, no caso é o i5 2310 ele aceita memória de barramento até 1333, então elas porventura irão trabalhar com clock mais baixo, certo?

 

Sim elas vão operar no limite de clock dado pelo processador, se você trocar a CPU por um modelo de 3 geração como um i5 3xxx seria possível usar essas memorias a 1600

 

3 horas atrás, lucas.rc disse:

Tentei testar essas single rank noutra placa-mãe e o computador até ligou, mas na hora que aparece o windows carregando ele trava e reinicia. É problema com a memória?

 

voce pode usar o programa memory test x86 pra testar e ter certeza ante de condenar o modulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, F4b10 disse:

 

Não tem muita diferença de desempenho teórico entre um modulo DDR3 1333 (ate 10.6GB/S) e um DDR3 1600 (12.8GB/s) , por outro lado o dual channel teoricamente dobra a taxa máxima de transferência, no caso do dual channel a 1333 você chega a 21GB/s bem mais que os 10 ou 12GB/s que esses módulos chegariam sozinhos.

 

 

Sim elas vão operar no limite de clock dado pelo processador, se você trocar a CPU por um modelo de 3 geração como um i5 3xxx seria possível usar essas memorias a 1600

 

 

voce pode usar o programa memory test x86 pra testar e ter certeza ante de condenar o modulo.


Muito grato meu amigo.
Já sei o que fazer.
Comprar um i7 hehe terceira geração =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...