Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com Ryzen 1800x - 92ºC


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Comprei um computador novo e estou enfrentando problema com ele em superaquecimento o processador esta chegando em 92ºC pelo HWMonitor e pelo Ryzen Master não sei mais o que fazer.

Configuração:

- Ryzen 7 1800x;

- placa-mãe prime b350 plus;

- Memória 8GB DDR4;

- Water Cooler H45;

- Fonte EVGA 750W;

 

Ele superaquece e desliga o computador. As configurações na BIOS eu deixei a que vem de default. Só atualizei a BIOS achando que era alguma incompatibilidade mas não era, o que pode ser?

 

Obrigado!!

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Felipe Sá Freire Radiador não tem cabo, apenas a bomba e fan.

A bomba se possível você deve instalar no plugue correto da placa-mãe para bomba de watercooler, já o fan pode ser em qualquer local, mas de preferência no CPU fan ou no local indicado no manual. Leia o manual da sua placa!

 

Pelo visto sua bomba não tá marcando rotação nenhuma aí no HWMonitor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, só está lendo o fan. A bomba não deve estar conectada. O H45 não tem cabo no bloco porque a bomba fica no radiador. Pode confundir na hora de instalar.

 

@Felipe Sá Freire você precisa se certificar de que os dois cabos estão conectados corretamente. Ali onde está CPU 2288rpm, embaixo precisa vir a leitura da bomba com mais ou menos 4200-4400rpm (alguns sistemas leem pela metade / ou dobrado, já não me lembro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Felipe Sá Freire disse:

Sim está conectado corretamente, pode ser que esse water cooler esteja com problemas então no conector para não estar reconhecendo

 

A bomba pode não estar funcionando. Já tentou em outro conector? SYS_FAN, qualquer um. A rotação precisa aparecer no HWmonitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá no site da AMD e baixe o Ryzen Master e veja as temperaturas por ele. Vários membros reclamaram que as temperaturas aparecem altas em outros programas e a causa é a leitura errada.
Veja se a tubulação e o radiador "aquecem" proporcionalmente a temperatura do processador. Se eles estiverem frios, pode ser a bomba parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Sá Freire tem dois CHA_FAN na sua placa-mãe. Tente no outro. Porque até você se certificar de que a bomba está funcionando, não adianta fazer nada. Se os dois CHA_FAN não indicarem rotação no HWmonitor, tente o adaptador molex (você só não vai ter como saber se ela está funcionando, pois o fan está muito alto). Mas se as temperaturas abaixarem é porque ela ligou.

 

Outro sinal de que a CPU está quente é que o fan (instalado no CPU-FAN) está rodando no máximo. Se você não mexeu no PWM, o BIOS está dizendo para o fan rodar, porque a CPU está quente. 

 

Quando comprar um water cooler, a primeira coisa a fazer é ver se ele tem fluido (se não tem muito barulho de ar) e se a bomba e o fan estão funcionando. Faz tudo isso antes de instalar. Depois você instala.

 

Se a bomba estiver legal, ele deve estar mal instalado, porque o fan está no máximo e o BIOS deve estar indicando superaquecimento da CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...