Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HTML Desenvolvimento de formulário Web


Posts recomendados

Pessoal, bom dia!

Preciso desenvolver um formulário simples, como uma FISPQ ou FICHA TÉCNICA de produto, para meus clientes preencherem na Web. A ideia é enviar um link e eles acessarem e preencherem os campos solicitados, após isso enviar e eu receber o arquivo.

Gostaria de um direcionamento, como devo proceder, HTML, CSS? Eu pensei em criar um site básico em HTML e depois criar o formulário em HTML e hospedar no site, mas não entendo muito desta área.

Alguém poderia me orientar ?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mogisoft, você pode fazer isso de diversas formas, vou apresentar pelo menos duas que podem te ajudar no início:

 

Alternativa 1 - se você precisa/quer programar o formulário do zero:

Você vai precisar de mais do que HTML/CSS/JS para fazer o recebimento e envio de dados desse formulário. Por questões de segurança e organização, seria interessante utilizar uma linguagem como PHP e um banco de dados para armazenar os dados submetidos no formulário. 

 

Buscando no Google por algo como "formulário PHP MySQL" você encontra várias formas de criar um formulário desse tipo e adaptar de acordo com suas necessidades. A Locaweb possui um exemplo de formulário.

 

Nesse caso, você também vai precisar de uma hospedagem de sites para manter o site disponível para acesso para os seus clientes preencherem, existe hospedagem grátis, mas não é tão confiável como uma hospedagem paga, geralmente deixa a desejar.

 

Você também pode contratar uma hospedagem, instalar o WordPress e colocar um plugin de formulário. Existem vários que permitem criar formulários com facilidade. Embora seja um caminho fácil e intuitivo, esse caminho também seria um exagero para evitar lidar com algumas linhas de código.

 

Alternativa 2 - se você não precisa/quer programar o formulário:

Você pode fazer um site estático com HTML/CSS/JS, que não vai exigir custos de hospedagem. Por exemplo, no GitHub ou GitLab você pode hospedar gratuitamente um site que utilize somente essas linguagens.

 

Já para o formulário, você pode usar uma solução já existente, como o Google Forms, e você pode embutir na página.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...