Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Gamer AMD - Vale mais o upgrade ou montar um novo?


Ir à solução Resolvido por ClinkLinck,

Posts recomendados

Bom dia galera. A um tempo atrás montei um PC Gamer mas o orçamento estava apertado então acabei ficando com peças por necessidade e não porque eu queria, hoje em dia o orçamento está alto mas o valor das coisas também então trocou seis por meia dúzia hahaha mas enfim. Eu tenho essa máquina e gostaria de saber se tem como dar upgrade ou se vale mais a pena montar outro e vender esse, independente se for montar um novo Intel ou AMD, não sei mais qual é melhor hoje em dia.

 

  • Placa-Mãe: GIGABYTE  AM3+ ATX GA-970A-DS3P
  • Processador: AMD FX 6300 (Não fiz OC, não sei fazer e não sei se vem automático)
  • Placa de Video: SAPPHIRE R7 360 OC 2GB GDDR5 128Bit
  • Memória: 2x Kingston HyperX FURY 8GB 1866Mhz DDR3
  • Fonte: PcYes ATX 600W Real Electro V2 80 Plus Bronze
  • SSD: KINGSTON SA400S37 480GB
  • HD: 500GB
  • Gabinete Gamer: PCYES Mid-Tower Java Amarelo

 

Bom, a partir disso, é válido fazer um upgrade que vai ter algum impacto significativo na performance ou é melhor já montar outro no lugar?

 

Desde já agradeço e tenham um bom dia.

 

[EDIT]

 

Esqueci de mencionar, o ideal é Custo x Benefício. Orçamento de 3~5mil se for montar um novo.

 

Ah, o foco da máquina é pra jogos de estratégia, a resolução vai ser sempre 1980x1080. Apesar de ser jogos de estratégia, eu sou fã hardcore de Total War e a máquina é basicamente só pra isso mesmo, um exemplo dos requerimentos de um dos últimos jogos lançados por eles:
 

Spoiler

PC Recommended Specifications:

 

Expected around 45-55 FPS on campaign map and in a 1v1, 20 units vs 20 units battle, default graphics preset set to “High”, running at 1920×1080

 

Operating System: Windows 7/8.1/10 64Bit

Processor: Intel® Core™ i5-4570 3.20GHz

RAM: 8 GB

Install size: 60 GB

Video Card: NVIDIA GeForce GTX 770 4GB | AMD Radeon R9 290X 4GB @ 1080p

 

 

PC Minimum Specifications:

 

Expected around 25-35 FPS on campaign map and in a 1v1, 20 units vs 20 units battle, default graphics preset set to “Low”, running at 1280×720

 

Operating System: Windows 7 64Bit

Processor: Intel® Core™ 2 Duo 3.0Ghz

RAM: 4GB/5GB*

Install size: 60 GB

Video Card: NVIDIA GTX 460 1GB | AMD Radeon HD 5770 1GB | Intel HD4000 @ 720p

*PC integrated graphics chipsets, e.g. Intel HD series, will require 5GB system RAM

 

 

PC 60fps+ Specifications:

 

Expected 60 FPS+ on campaign map and in a 1v1, 20 units vs 20 units battle, default graphics preset set to “Ultra”, running at 1920×1080

 

Operating System: Windows 7/8.1/10 64Bit

Processor: Intel® Core™ i7-4790K 4.0 GHz

RAM: 8 GB

Install size: 60 GB

Video Card: Nvidia GTX 1070 8GB

 

Se for pra montar uma máquina nova, qual setup me aconselham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo Hipólito olá, boa tarde, como vai?

 

Cara compensa montar um novo, fazer um upgrade neste PC não acho um bom custo benefício sendo que não teria performance melhor.

 

O que pretende fazer com a máquina?

Se for jogar, quais jogos e qual resolução, caso você decida vender esta máquina quanto pretenderia investir?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, realmente imaginei que seria assim. A máquina nova seria pra jogar só em 1980x1020 mesmo, jogo só jogos de estratégia e FPS as vezes. Se tiver como usar alguma peça dessa máquina antiga, eu vendo as peças separadas mas é mais complicado assim, acho que aproveitaria só o SSD né? E acabo vendendo a máquina pra outra pessoa.

 

Eu pretendo investir o quanto for necessário pra conseguir jogar os jogos da CA, Total War no máximo, editei o tópico inicial com os requerimentos. E também um PC que não precise ficar trocando de peças a cada dois anos. Eu nunca vou jogar em 4k e coisas do tipo, só quero meus joguinhos com FPS liso.

 

Aah, um exemplo melhor é o novo Monster Hunter World que irá sair, os requerimentos dele são esses:

 

Citação

SO: WINDOWS® 7, 8, 8.1, 10 (64 bits necessário)

Processador: Intel® Core™ i7 3770 3,4 GHz ou Intel® Core™ i3 8350 4GHz ou AMD Ryzen™ 5 1500X

Memória: 8 GB de RAM

Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce® GTX 1060 (3 GB de VRAM) ou AMD Radeon™ RX 570 (VRAM 4GB)

DirectX: Versão 11

Placa de som: DirectSound (DirectX® 9.0c ou superior)

Outras observações: 1080p/30fps com as configurações gráficas definidas como "Alta"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa vender o PC inteiro.

Você pode vender o kit placa-mãe, processador e memória. E a placa de vídeo.

E montar outro com as peças restantes.

 

E se você tem 3~5 mil reais, você consegue de boas montar um PC para Total War 60 FPS (de acordo com as especificações que achou). Você pega o seguinte:

 

Ryzen 5 2600

Placa-mãe B350

8 ou 16GB RAM DDR4

Geforce GTX 1070Ti (Da MSI ou da Galax, pois elas tem melhores garantias aqui no BR)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Diogo Hipólito Entendido. Más tenho de partir de algum valor. Você teria quanto para investir?

 

3-5mil.

 

@ClinkLinck

 

Problema é vender os kits assim, só conseguiria no mercado livre, mais fácil eu vender a máquina completa pra algum aspirante a gamer aqui da vizinhança ou da minha cidade. Quanto as configurações, seria o suficiente pra jogar no máximo com folga ou barely making? Porque eu não quero passar raiva :<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Diogo Hipólito disse:

3-5mil.

 

@ClinkLinck

 

Problema é vender os kits assim, só conseguiria no mercado livre, mais fácil eu vender a máquina completa pra algum aspirante a gamer aqui da vizinhança ou da minha cidade. Quanto as configurações, seria o suficiente pra jogar no máximo com folga ou barely making? Porque eu não quero passar raiva :<

Como eu costumo falar aqui no fórum (ou costumava né, quando eu estava postando praticamente em todos os posts, o que as férias fazem com uma pessoa):

 

Um Ryzen 5 2600 + 1070Ti é a fórmula perfeita para jogar 1080p 60FPS no Ultra (e sobrando ainda) por alguns aninhos, tipo uns 3 ou 4 anos (e depois disso é só trocar a placa de vídeo, porque o processador ainda vai estar sobrando).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Diogo Hipólito disse:

Entendo, obrigado pelas respostas. Só mais uma coisa, vale a pena montar um PC novo agora ou é melhor segurar mais uns anos com esse que tenho até que o valor das peças abaixem? (Se é que vão abaixar...)

Se tem o dinheiro para comprar agora, e o setup não está te atendendo, é melhor comprar agora.

A nova geração vai ser lançada até Outubro, mas boatos que a 1170 vai custar o mesmo tanto que a 1080Ti.

 

Você pode esperar até a Black Friday e ver se consegue uma promoção legal, se estiver com paciência para isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ClinkLinck disse:

Se tem o dinheiro para comprar agora, e o setup não está te atendendo, é melhor comprar agora.

A nova geração vai ser lançada em Outubro, mas boatos que a 1170 vai custar o mesmo tanto que a 1080Ti.

 

Você pode esperar até a Black Friday e ver se consegue uma promoção legal, se estiver com paciência para isso.

Paciência é uma virtude que possuo quando se trata de investimentos. E o próximo Total War que quero jogar no máximo só sai em Março do ano que vem. Você parece entender bem, muito obrigado pela ajuda, vou deixar as peças que sugeriu na minha wishlist. Confirme pra mim, seria isso mesmo?

 

Como eu não entendo e você só mencionou B350, provavelmente errei na escolha, também não sei qual frequência de memória pegar e qual marca. Já que estamos no assunto, poderia por gentileza recomendar Gabinete, Fonte e Coolers necessários caso eu resolva montar o PC inteiro ao invés de vender as peças separadas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Diogo Hipólito disse:

Como eu não entendo e você só mencionou B350, provavelmente errei na escolha

Escolheu certinho, pode relaxar a cabeça.

 

1 hora atrás, Diogo Hipólito disse:

também não sei qual frequência de memória pegar e qual marca

Corsair e Kingston costumam ter melhor compatibilidade com placas AM4, mas como essa é da Gigabyte, acho que as Crucial Ballistix também funcionam normal. Pode pegar qualquer uma delas, 1 pente de 8GB 2400MHz ou 2666MHz (se não for muito mais caro, tipo 30 reais).

 

1 hora atrás, Diogo Hipólito disse:

poderia por gentileza recomendar Gabinete, Fonte e Coolers

Gabinete eu recomendo o Aero 500. Ele é o melhor no quesito custo-benefício, pois oferece muitas vantagens que nenhum outro gabinete na faixa de preço dele tem. No quesito estética ele deixa a desejar para muitas pessoas, mas na minha opinião ele tem um visual bem profissional.

 

Fonte você pode pegar uma Corsair CX 550 ou PCYes Electro 600W (qualquer uma delas é uma opção válida e vai ter potência de sobra para upgrades futuros).

 

Se estiver falando de Cooler para o Processador, o 2600 vem com o Wraith Stealth, comparável à um Hyper T4.

Mesmo se for pensar em overclock, ele aguenta 3.8~3.9GHz sem problemas, se quiser mais alto que isso, o máximo que dá pra pegar é 4.2GHz, que não é tanta diferença de desempenho, então não vale muito a pena comprar outro cooler. Talvez um dia que o seu processador não estiver entregando desempenho satisfatório (daqui 7 anos, hahaha) e você queira tirar um pouco mais de desempenho, mas até lá, é uma baita caminhada.

 

Se estiver falando de Cooler Fans (ou seja, ventoinhas de gabinete), o Aero 500 já vem com uma atuando como exaustor, e isso já dá uma ótima refrigeração, você não precisa se preocupar com ventoinhas tão cedo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Muito obrigado pela sua assistência, não sei se ainda tem sistema de REP aqui no fórum (provavelmente o like?), mas sou muito grato pela ajuda. Vou deixar as peças na wishlist e na Black Fraude se entrarem em promo eu compro, se não, compro ano que vêm próximo ao lançamento do jogo. Novamente, valeu mesmo <3

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Vale os 100 reais de diferença entre o Ryzen 7 1800x e o 5 2600? O valor é bem "pouco" se o 7 for ser relevante por mais anos que o 5, tipo 2 anos por aí. Mas vendo uma comparação de um vídeo, por coincidência apareceu o jogo da série que adoro e estou montando pra jogar e a diferença de FPS foi insignificante. Mas vai saber se em outros jogos tem mais diferença.

image.thumb.png.5641cc81ce04179fa95e40c2a7290137.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo Hipólito O problema com o 1800X é que ele vem sem cooler. A diferença quase nula na performance deve ser porque o TW Warhammer não deve tirar proveito dos núcleos extras do 1800X.

 

Tem uma promoção aqui do R5 2600 que da um SSD de 240GB D;

 

https://www.cissamagazine.com.br/processador-amd-ryzen-5-2600-ssd-galax-240gb


 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@ClinkLinckchegando a hora, amigo, vamos ver se a paciência valeu a pena.

 

Acabei de pegar essas duas peças:

 

Gigabyte GA-AB350M-GAMING 3 DDR4 USB 3.1 AM4 por R$ 555,93.

DDR4 Crucial Ballistix Sport LT Red BLS8G4D26BFSEK 8GB 2666MHz por R$ 468,63

 

Faltam o Ryzen 5 2600 e a GTX 1070 TI.

 

Ainda vale a pena o mesmo setup que sugeriu?

 

[EDIT]

 

Pelo jeito a GTX 1070 TI vai ficar ausente nessa blackfriday, sem estoque em todo lugar que olho.

 

Essa daqui não vale a pena? Galax GeForce GTX 1060 OC 6GB 60NRH7DSL9OC GDDR5 PCI-EXP ela está por R$ 1.365,03

 

Ou a da propria Gigabyte que ta no mesmo valor.:

 

Gigabyte Geforce GTX 1060 Windforce OC 6G GV-N1060WF2OC-6GD GDDR5 PCI-EXP

 

-----------

 

Comprei tudo + o Ryzen 2600. Não sei se fiz um bom negócio tho. Mas qualquer coisa ainda posso cancelar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ClinkLinck Não comprei a 1070TI, comprei a 1060 6GB. Ainda não realizei o pagamento, só segunda feira. Da tempo de rever as peças. Essa RX 580 é bem melhor que a 1060 6GB?

 

 

Vi esse comparativo agora

 

O FPS é basicamente o mesmo (não sei se o comparativo é confiável tho) mas a RX esquenta bem mais que a 1060. E sinceramente eu me cansei de PC pegando fogo, esse mesmo aqui que estou está impossível de jogar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Depende muito da construção da placa. Existem 1060 que esquentam mais que a 580 também. Considerando que vem 3 jogos (Assassin's Creed Odyssey, Strange Brigade e Star Control), ela está mais custo benefício.

 

As versões de 4GB tem o mesmo desempenho, e costumam estar na casa dos 1000-1100 reais. As de 8GB estão na casa das 1060 6GB, e provavelmente vão ter uma sobrevida um pouco melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assisti o vídeo completo e nele a GTX 1060 levou uma vantagem de 3% que é irrelevante, em alguns jogos a RX ganhou de lavada. Mas a questão foram os charts no final que mostram o consumo de energia, a RX é muito power hungry. E quanto aos jogos, não me interessam muito, mas muito obrigado @ClinkLinck! Sem sua ajuda eu não teria montado o PC. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...