Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
DevilSSSlayer

Chipset fritando mais que dubstep ou shred de guitarra

Recommended Posts

Rapaz, semana retrasada pra cá tava jogando Megaman X Legacy Collection de boa e alguns drops rolavam por causa da emulação do SNES fiel até nos drops e aí percebi q no Doomzinho (2016) também tinha uns stutter from hell aleatórios na jogatina, daí ligo o riva e a gpu bocejando e o processador sofrendo chegando a 90% ~ 92% brincando com limite de full load até dar os stutters e despencar o uso de cpu (em maior proporção) e gpu.

Intrigado eu fiz furmark e cinebench (e adivinha, o primeiro ficou mega estável e o segundo até deixou a tela preta só com o cursor e eu tendo q abrir ctrl alt del do win10 pra recuperar a tela).

 

Dps de tudo isso abri o hwmonitor e vi q tanto processador e placa de vídeo estavam mais gelados q nunca assim como os demais componentes (pros padrões de temperatura de hardware, gpu em full load no furmark chega a 58 Celsius e CPU 55 no Cinebench). Porém o chipset dá pra fritar um hambúrguer em cima.

 

A pergunta é: Dá pra tirar o dissipador do chipset e trocar o patê de pasta q deve ter sobrado pela mx4 e dar bom ou deu ruim e tenho q vender um rim pra trocar logo de kit já q o preço de mobo velha tá o mesmo de novas plataformas?

Minha build tá na assinatura se n me engano caso queiram ver.

 

EDIT: Cheguei da facu em casa e tava com tela preta, reiniciei e travava na tela da asus e a UEFI da BIOS tava a 2 frames, reinseri o cabo atx da fonte e tudo voltou ao normal inclusive o clock do turbo boost tá indo pro 3.8 apesar de ter apanhado mais no cinebench, os stutters no Doom tão mais leves e duram menos mas ainda estão presentes, provável q eu só troque por uma mobo com chipset melhor ou mais moderno pra ivy propriamente dito ou z77 e quando tiver grana upar pra um kit high end)

 

Untitled.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@DevilSSSlayer

 

Pode trocar, mas não acho que seja o problema.. Como a temperatura varia um grau, literalmente, tem toda cara de erro de leitura..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
8 horas atrás, RS Faria disse:

@DevilSSSlayer

 

Pode trocar, mas não acho que seja o problema.. Como a temperatura varia um grau, literalmente, tem toda cara de erro de leitura..

a fonte eu sei q n é porque senão ia desligar ou ***** algum componente e dar bsod, suspeito de vrm ou chipset, muita gente reclama dos TMPIN altos no HWM mas pode ser misread mesmo, o ideal ia ser uma câmera térmica mas o leve cheiro de metal aquecendo com cpu e gpu frias me faz pensar q o hwm não está tão errado assim, apesar dos componentes bootarem mais frios e o hwm estar sempre nessa temperatura com oscilação quase nula

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tá com 580 de score no cinebench e turbo boost liberado, ainda sim dá leves stutters às vezes nos jogos mais pesados.

Agr vm de firestrike pra ver como roda todo o sistema e aida64 dps prime 95

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×