Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe para processador Xeon X5460 - Focado para Overclock em 3.9/4ghz


Alfrad

Posts recomendados

@Alfrad

 

O cooler não está no máximo, tá vendo a opção cpu q fan control? Coloca disable, vai fazer o cooler rodar mais no máximo todo o tempo , entra na bios e olha a rotação do cooler, você vai ver que aumentou e tá até fazendo um pouco mais de barulho é normal.

 

Para reduzir a temperatura, reduz o fsb para 380 e o vcore para +50mv e claro desativa o cpu q fan control, mas quando desativar olha na bios se aparece a rotação do cooler e se aparecer maior que antes significa que tá no máximo.

 

Por curiosidade qual o cooler que você está usando? Eu acho que vai ter que comprar um melhor, sinceramente o fator que tá limitando o overclock é a temperatura.

 

Outra pergunta qual a fonte que você está usando? E você usa estabilizador ou filtro de linha?

 

Cara enquanto você não tiver uma fonte 80 plus com potência sobrando + cooler que mantenha o processador abaixo de 65 graus em overclock e um esquema de ventoinha refrigerando bem a placa-mãe , melhor usar o processador em stock.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad Fez isso?

 

"

O cooler não está no máximo, tá vendo a opção cpu q fan control? Coloca disable, vai fazer o cooler rodar mais no máximo todo o tempo , entra na bios e olha a rotação do cooler, você vai ver que aumentou e tá até fazendo um pouco mais de barulho é normal.

 

Para reduzir a temperatura, reduz o fsb para 380 e o vcore para +50mv e claro desativa o cpu q fan control, mas quando desativar olha na bios se aparece a rotação do cooler e se aparecer maior que antes significa que tá no máximo."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad


Cara na real, o teu processador tá esquentando demais, vou pedir ajuda aqui do amigo @Contiusa ele manja muito sobre refrigeração e gabinete e sugiro por enquanto usar o processador em stock. 

 

Contiusa cara, esse usuário tá fazendo overclock em um Xeon 5460 socket 771 adaptado para 775, ele já conseguiu subir o fsb para 400 de boa, mas o problema é a temperatura, ele tá usando um cooler nepton 240m da coolermaster, não sei qual pasta térmica ele tá usando e nem sei se esse cooler é adequado e como é water a temperatura era para estar baixa tem alguma coisa errada, dá uma ajudinha aqui, pois como você pode ver nos testes a temperatura dos núcleos tá chegando até 80 ~90 ºC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa e @OCCT hoje vou tirar o cooler e tentar espalhar a pasta térmica melhor, conversando com um amigo para o tipo de pasta que estou usando não é uma boa prática aplica-la em forma de gota. Então, vou remover o cooler e espalhar melhor. Os resultados eu trago aqui para vocês.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT ao remover cooler percebi que quase metade do processador não estava com pasta térmica, dai espalhei por todo IHS mas durante os testes os resultados foram os mesmos, o cooler mesmo em 100% não está aguentando o over. Fica ainda a dúvida se é problema de configuração na BIOS, ou se meu cooler não é adequado para esse processo. Com o CPU Voltage em +100mv eu consigo subir o FSB em 425 atingindo os 4ghz o pc liga normal, mas ao realizar o teste de stress com o OCCT ele falha nos primeiros minutos por superaquecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad

 

Muito estranho amigo, eu tinha um Q9550 e subi 3.8 ghz usando um cooler air intermediário e não passava de 65 ºC


Melhor que você faz é deixar o fsb 380 e cpu voltage em +50 mv.

 

Outro detalhe para tirar a dúvida se é problema no sensor, baixa o gpuz e na aba sensor ele indica a mesma temperatura que é mostrada na bios, faz um teste e deixa o cpu temperature em high value para ele mostrar a temperatura máxima que o processador atinge.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT A imagem 01 é da minha máquina que possuí um H100i, na 02 a máquina que estou montando com o Nepton 240. Perceba que o Corsair link não exibe a velocidade do Pump, minha suspeita é que o bomba do Nepton não esteja funcionando. Comprei o Lucifer V2 na intenção de testar essa teoria.

01.jpeg

02.jpeg

03.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad

 

Parabéns pelo overclock!  Veja que o clock bus não caiu e as temperaturas e estão abaixo de 70 graus , sugiro deixar a velocidade da fan no máxim ou desabilitar controle de ventilador , para assim reduzir ainda mais as temps .

 

Me tira uma dúvida , aumentou quanto o vcore ? +50mv ? 

 

Reduz as memórias para 1066, assim quando você subir o fsb para 400 , elas vão trabalhar em 1333 mhz , do jeito que você tá usando em 1333 mhz usando com fsb 400 vão trabalhar em 1600, logo subir acima disto elas vão trabalhar acima da frequência padrão e começarão a entrar também no overclock. 


Enfim minha sugestão é : dá um default na bios , restaura tudo e começa fazendo o procedimento que te ensinei aqui, só que com elas em 1066 mhz .

 

Agora só precisa deixar rodando no OCCT uns 30 minutos COM A VELOCIDADE DO COOLER AO MÁXIMO se não der erro , aumenta o clock para 3.9 ghz , depois 4 ghz , aí se der erro você já sabe: sobe para +100 mv, acima disto não sobe mais o vcore . 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...