Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque não existe um hardware que seja memoria ram e hd ao mesmo tempo?


Posts recomendados

Tenho essa dúvida que um professor perguntou para minha turma, eu acredito que seja pela tecnologia dos dois que são bem diferentes, uma tem a comunicação em paralelo e outra serial, ou até porque não tem muito problema em ter dois hardwares, mas eu acredito que seria interessante a existência de uma memoria que é ram e hd ao mesmo tempo, se alguém souber explicar pra mim eu agradeceria muito. 

:thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Trebino  memória RAM é volátil, ou seja, quando esta sem energia...perde os dados. Mas super rápido, e alimenta diretamente o processador, é uma memoria temporária de alta velocidade e latência baixa.

 

HD armazenam magneticamente em discos seus dados, porém, é muito lento em comparação, para uso convencional, não faz diferença.

 

Dai temos SSDs SATA, que usam memoria flash semelhante a RAM, porém, não volátil, mas mais lentas.

 

E NVME M.2 SSDs, que usam tambem memoria flash, não volátil, de alta velocidade e latencias menores...mas ainda assim não tão proximas da memoria RAM.

 

 

Agora....para que ter algo que fosse uma mistura dos dois? Elas tem propositos diferentes, um é um cache enorme para o processador e o outro para armazenar dados do usuario por um periodo indeterminado.

 

SSDs ocupam o espaço do armazenamento de alta velocidade, então não tem muito espaço para um hibrido.

 

 

Há tambem RAMDisks, se voce tem uma quantidade considerável de RAM, como 32Gb ou mais...por exemplo....

Você pode criar um disco virtual de alta velocidade usando memoria RAM, mas, é memoria volátil, ao desligar, perde os dados, bom para guardar informação temporariamente sem possibilidade de recuperação.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador  Valeu cara, faz sentido mas mas eu pensava nelas "no mesmo box" sabe, eu acho que isso não mudaria nada no desempenho mas estariam juntas... o que pra mim seria inútil... já que pra você alterar uma coisa teria que alterar outra, e não necessariamente fazemos isso, já é super normal fazer upgrade de memoria interna... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Trebino disse:

Tenho essa dúvida que um professor perguntou para minha turma, eu acredito que seja pela tecnologia dos dois que são bem diferentes, uma tem a comunicação em paralelo e outra serial, ou até porque não tem muito problema em ter dois hardwares, mas eu acredito que seria interessante a existência de uma memoria que é ram e hd ao mesmo tempo, se alguém souber explicar pra mim eu agradeceria muito.

 

Memórias não-voláteis tradicionais (HDs, SSDs, DVDs, pendrives, disquetes) são "permanentes" mas o preço dessa permanência é serem mais lentas e sofrerem desgaste a cada regravação feita, e então existe um limite máximo de regravações possíveis.

Já a memória RAM tem que ser mais rápida e aguentar infinitas regravações, mas para isso ela precisa ser volátil (temporária) para não sofrer desgaste.

Mas atualmente já existem memórias híbridas que combinam as memória voláteis e não-voláteis com variados graus de sucesso. Um exemplo recente são as memórias 3D-XPoint, feitas pela Micron e pela Intel (chamadas de Optane no caso da Intel).

 

https://en.wikipedia.org/wiki/3D_XPoint

https://adrenaline.uol.com.br/2018/06/01/55321/intel-anuncia-novas-memorias-optane-estilo-dimm-que-se-encaixam-em-slots-ddr4/

 

As memórias Optane podem ser regravadas muito mais vezes que as memórias flash NAND dos SSDs, mas ainda não tem a durabilidade das memórias DRAM voláteis.

 

382557001491818388.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...