Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a velocidade de leitura e escrita em uma memória ram de 2400 mhz


Posts recomendados

Espero não estar dizendo besteira, mas conforme esse texto gringo:

https://www.diffen.com/difference/DDR3_vs_DDR4

Pode ver que na tabela DDR4 a 2400 Mhz diz:2400MT(megatransfers ou 2,4 Tb/s) com picos de 19.200 MB/s(19,2 Tb/s)

Presumo que esses 19,2Tb/s sejam a velocidade máxima que possa ser transferida(tanto em escrita como leitura), lembrando que a "velocidade real" não é igual á nominal porque dependerá de muitas variáveis como a capacidade do BUS do processador, a frequencia do processamento, a capacidade das controladoras etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É +- por aí. 3200MHz CAS 16 não passa dos 25GB/s de leitura.

Lembrando que a gente tá falando de um único pente de memória, dois pentes habilitaria o dual channel acessando ambos os pentes ao mesmo tempo num virtual barramento de 128bits, dobrando este valor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por coincidência estava lendo um livro aqui do Gabriel Torres chamado (Montagem de micros - 2 edição) e descobri como calcular esse valor. É só multiplicar por oito e teremos a velocidade de transmissão máxima teórica da memória RAM. Por exemplo, se tiver 2400 Mhz * 8 = 19200 MB/s = 19.200 GB/s.

 

O motivo de ter perguntado isso é porque fiquei impressionado com a taxa de leitura e gravação de discos NVmE, aí pensei que a memória RAM poderia ser um gargalo para a velocidade desses discos o.O porém agora estou vendo que eu estava errado.

 

Muito obrigado e valeu! =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...