Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Felinto

Qual a velocidade de leitura e escrita em uma memória ram de 2400 mhz

Recommended Posts

O título é bem auto explicativo.

Qual a velocidade de leitura e escrita em uma memória ram de 2400 mhz em gb/s ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero não estar dizendo besteira, mas conforme esse texto gringo:

https://www.diffen.com/difference/DDR3_vs_DDR4

Pode ver que na tabela DDR4 a 2400 Mhz diz:2400MT(megatransfers ou 2,4 Tb/s) com picos de 19.200 MB/s(19,2 Tb/s)

Presumo que esses 19,2Tb/s sejam a velocidade máxima que possa ser transferida(tanto em escrita como leitura), lembrando que a "velocidade real" não é igual á nominal porque dependerá de muitas variáveis como a capacidade do BUS do processador, a frequencia do processamento, a capacidade das controladoras etc.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É +- por aí. 3200MHz CAS 16 não passa dos 25GB/s de leitura.

Lembrando que a gente tá falando de um único pente de memória, dois pentes habilitaria o dual channel acessando ambos os pentes ao mesmo tempo num virtual barramento de 128bits, dobrando este valor.

Editado por Phoenyx
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por coincidência estava lendo um livro aqui do Gabriel Torres chamado (Montagem de micros - 2 edição) e descobri como calcular esse valor. É só multiplicar por oito e teremos a velocidade de transmissão máxima teórica da memória RAM. Por exemplo, se tiver 2400 Mhz * 8 = 19200 MB/s = 19.200 GB/s.

 

O motivo de ter perguntado isso é porque fiquei impressionado com a taxa de leitura e gravação de discos NVmE, aí pensei que a memória RAM poderia ser um gargalo para a velocidade desses discos o.O porém agora estou vendo que eu estava errado.

 

Muito obrigado e valeu! =)

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Felinto É +- isso, mas você deve considerar as latências tmb.

Uma 2400MHz CAS 15 por exemplo é mais lenta que uma 2400MHz CAS 14. E existem outros diversos timings a se considerar, citei apenas um.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×