Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de um esquema de uma fonte 13,8v 60A linear


Posts recomendados

Preciso de um esquema de uma fonte 13,8v 60A linear, ja tenho o trafo ja tenho os transistores Mj14002 e tambem 2n5684 para escolher. Encontrei varias fontes mas nehuma tem um protecao simples e que funcione. 

 

Qeeria uma com protecao de curto na saida e sobre tensão (sobrecarga). Se possivel com uso de ci 7812 ou os velhos LM e se possivel tambem ajustavel com seletor, tipo em uma posicao da chave daria 13,8 x 60A fixo e na outra posicao da chave podendo variar um pouco tipo de 9 v ate 16v algo do tipo. Se alguem poder ajudar com um projeto que ja tenha sido montado e testado eu agradeco. Nao gostaria de pegar projetos ainda nao testados da internet pra nao danificar meus componentes que sao dificeis de serem encontrados ao menos no meu estado. Desde ja agradeco a todos que poderem colaborar.

 

Eu encontrei esse aqui abaixo porém ele trabalha com 7912 e to meio perdido com ele. Tambem fiquei meio em duvida sobre a protecao dele ser com o 7912 porque ja montei algumas assim com 7812 e quando da curto na saida sai queimando imediatamete os transistores de potencia mesmo ele estando no mesmo dissipador entao fiquei meio receioso de queimar meus transistores alem de que nao nao entendi a ligacao dele no projeto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

No datasheet do LM317 tem uma sugestão:

 

 

 

 

 image.png.5519dab6998451166576b09678b4f335.png

 

 

A partir daí você tem como calcular o aumento da potência

Não esqueça de pôr os resistores de equalização de corrente em cada transistor. 

 

O ponto chave para o início do projeto é este da figura abaixo: 

image.png.a8d3c399bdc13555c2173a8f2f51ad6f.png

 

 

Segue abaixo um site gringo que explica tudo sobre o projeto: 

http://sound.whsites.net/project77.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo albert.

 

Obrigado pelo projeto. Gostaria de um que ja tivesse sido montado por alguem aqui do forum que realmente funcionasse e ja tivesse sido feito entendeu. nao quero quebrar a cabeca e queimar transistores testando. nem quero produzir um projeto novo nao. mas de qualquer maneira vou guardar esse projeto para um futuro que possa vir a precisar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luis brasiliano silva filh , bom dia.

Quando falamos de proteção de fonte temos basicamente 2 tipos:

 

1) O mais usual é uma limitação de corrente. Nesse tipo a tensão cai rapidamente para manter a corrente máxima dentro dos limites. Num projeto de 13,6V x 60A se a resistência da carga cair para 0,1 Ohms a tensão de saída diminuirá para 6V a fim de manter o limite de 60A. As fontes de bancada eletrônica usam esse tipo de limitação mas lembre-se que numa bancada de eletrônica o que se tem é uma situação de teste. No caso de uma fonte de uso normal onde essa baixíssima resistência seja oriunda de um defeito, teremos 360W de calor sendo gerados no ponto de defeito onde talvez não haja previsão para dissipação de tanto calor, risco de fogo. Fusíveis e disjuntores não funcionam nessa situação pela existência da limitação de corrente.

 

2) Monitoramento de corrente com desarme. Nesse tipo a corrente é constantemente monitorada e em caso de curto ou sobrecarga a fonte é desarmada. É necessário ação manual para rearme da fonte (botão de rearme). Como muitos circuitos possuem uma corrente inicial elevada na inicialização (inrush), pode-se adicionar um circuito que deixe a proteção cega por um breve período no início do funcionamento (0,1s por exemplo).

 

Não disse qual a finalidade dessa fonte. A tensão e corrente faz supor fonte para áudio automotivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, luis brasiliano silva filh disse:

Boa noite amigo albert.

 

Obrigado pelo projeto. Gostaria de um que ja tivesse sido montado por alguem aqui do forum que realmente funcionasse e ja tivesse sido feito entendeu. nao quero quebrar a cabeca e queimar transistores testando. nem quero produzir um projeto novo nao. mas de qualquer maneira vou guardar esse projeto para um futuro que possa vir a precisar. 

 

Acho muiiito difícil alguém ter montado algo desse tipo, meu amigo.

 

Mesmo nas décadas passadas,a maior fonte desse tipo que eu ví tinha 50A e usava um LM723 como elemento de controle, e tinha uma dezena de 2N3055 na saída.

 

60A em teoria é só aumentar alguns transistores de saída, e um transformador com corrente maior.

 

Mas achar alguém que montou algo para 60A....  vai se muiiito difícil !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei muito bem como é a topologia do circuito, mas já vi fontes comerciais desse tipo com o controle de tensão feito por Tiristores.

Acho o desempenho deles muito melhor do que o transistor comum, já que suponho eu controlam a corrente alternada, só não sei se é antes ou depois do transformador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

Não sei muito bem como é a topologia do circuito, mas já vi fontes comerciais desse tipo com o controle de tensão feito por Tiristores.

Acho o desempenho deles muito melhor do que o transistor comum, já que suponho eu controlam a corrente alternada, só não sei se é antes ou depois do transformador.

 

É controle por ângulo de fase.

É na saída do transformador, pois na entrada estaria deformando a corrente de magnetização e seria bem capaz de saturar o núcleo. 

 

O púnico problema é que a fonte fica com um ripple bem grande, pois os tiristores não podem ser comutados em freqüência maior que a da rede elétrica. 

O circuito integrado que controla é o TAC785

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=HGT6CpiyUhE

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=LmzT-R3WgTY

 

 

O controle é o mesmo feito por dimmer de lâmpadas. 

Mas o CI TAC785 é bem preciso. Dá para fazer uma fonte estabilizada com ele. 

Mas tem o problema do ripple. 

 

Até daria para filtrar o Ripple. Mas os filtros seriam enormes por serem para 60Hz. 

adicionado 7 minutos depois

image.png.114fdcfc9c8b4ea08509e00596c98c68.png

adicionado 26 minutos depois
17 horas atrás, aphawk disse:

 

Acho muiiito difícil alguém ter montado algo desse tipo, meu amigo.

 

Mesmo nas décadas passadas,a maior fonte desse tipo que eu ví tinha 50A e usava um LM723 como elemento de controle, e tinha uma dezena de 2N3055 na saída.

 

60A em teoria é só aumentar alguns transistores de saída, e um transformador com corrente maior.

 

Mas achar alguém que montou algo para 60A....  vai se muiiito difícil !

 

Paulo

 

 

Mas sou mestre em pesquisas no google :D

Sei que existem fontes militares antigas lineares de alta corrente. 

Daí achei um site bem legal: 

http://www.repeater-builder.com/pyramid/pyramid-index.html

 

Depois achei exatamente a fonte que o amigo quer:

http://www.repeater-builder.com/pyramid/pdfs/PS64KX.pdf

13.8V por 60 amperes.

Pode montar sem medo, pois é uma fonte comercial e de boa qualidade. 

 

Bons projetos.  

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, albert_emule disse:

O único problema é que a fonte fica com um ripple bem grande, pois os tiristores não podem ser comutados em freqüência maior que a da rede elétrica. 

Foi isso que eu pensei, na empresa que eu trabalho tem fontes dessas bem antigas para teste de peças automotivas. 

Tá explicado porque ela está ligada na rede trifásica, assim com as fases a 120º o ripple diminui. 

Eu nunca vi aberta, mas pelo tamanho da caixa dá pra imaginar o tamanho dos capacitores. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigo albert.

 

Obrigado pelo projeto. Gostaria de um que ja tivesse sido montado por alguem aqui do forum que realmente funcionasse e ja tivesse sido feito entendeu. nao quero quebrar a cabeca e queimar transistores testando. nem quero produzir um projeto novo nao. mas de qualquer maneira vou guardar esse projeto para um futuro que possa vir a precisar. 

adicionado 3 minutos depois

Boa noite amigo albert.

 

Obrigado pelo projeto. Gostaria de um que ja tivesse sido montado por alguem aqui do forum que realmente funcionasse e ja tivesse sido feito entendeu. nao quero quebrar a cabeca e queimar transistores testando. nem quero produzir um projeto novo nao. mas de qualquer maneira vou guardar esse projeto para um futuro que possa vir a precisar.

 

 

vou usar a fonte numa central de cameras com 90 cameras para substituir as antigas fontes de 2a em cada uma  

adicionado 18 minutos depois

Eu queria uma construcao nao muito complexa esssas que albert postou o link sao bastante complexas queria algo mais simples poderia ser de 40A nao necessariamente de 60 porque eu apenas aumentaria os transistores ate chegar onde eu quero  mas com um topologia mai simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Mas sou mestre em pesquisas no google :D

Sei que existem fontes militares antigas lineares de alta corrente. 

Daí achei um site bem legal: 

http://www.repeater-builder.com/pyramid/pyramid-index.html

 

Olha .... a fonte que eu havia citado, de 50 A , é quase idêntica, mudando os transistores de potência e o trafo, até o velho e confiável CI 723 está lá !

 

Essa é uma fonte bem simples para se montar.

 

Quanto ao TCA 785, nos idos de 1987 montei um carregado de baterias de empilhadeiras com ele... ligado no trifásico, fornecia mais de 100 A .... tinha um circuito linear que limitava a corrente inicial, e depois liberava a corrente até a desejada e ia diminuindo conforme era atinginda a tensão de flutuação, tudo controlado por dois contadores CD 4040 que faziam o controle de temporização para desligar o carregador em caso de problema com a bateria. Mesmo ligado na bateria, o ripple era grande, deu um bom trabalho para diminuir para os circuitos sensores de corrente e de tensão trabalharem direito sem muita demora.

Funcionou bem legal, mas o medo de queimar os tiristores de potência era fogo, custavam uma nota !

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luis brasiliano silva filh disse:

vou usar a fonte numa central de cameras com 90 cameras para substituir as antigas fontes de 2a em cada uma 

Essas fontes de 2A devem ser todas chaveadas. 

Se quer substituir por uma única fonte, porque não comprar uma ou duas fontes chaveadas dessas de 30A que vendem por aí? 

Já tem proteção contra curto circuito, são mais leves e baratas. 

Não vai quebrar a cabeça pra montar o circuito e suas câmeras vão funcionar com ela. 

Fonte linear hoje em dia, só para fazer testes mesmo, até para áudio que é um pouco mais crítico já se tem boas fontes chaveadas. 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2018 às 15:01, Mestre88 disse:

Essas fontes de 2A devem ser todas chaveadas. 

Se quer substituir por uma única fonte, porque não comprar uma ou duas fontes chaveadas dessas de 30A que vendem por aí? 

Já tem proteção contra curto circuito, são mais leves e baratas. 

Não vai quebrar a cabeça pra montar o circuito e suas câmeras vão funcionar com ela. 

Fonte linear hoje em dia, só para fazer testes mesmo, até para áudio que é um pouco mais crítico já se tem boas fontes chaveadas. 

 

Mas eu quero montar a fonte esse e meu passa tempo de domingo kkkk se fosse pra comprar ja teria comprado. Eu quero montar. Nao e pelo dinheiro gracas a deus kkk mas pelo prazer 

adicionado 0 minutos depois
Em 12/08/2018 às 16:07, mroberto98 disse:

Compre aquelas fontes chaveadas. Linear de 60A vai ser problema.

nao nao quero montar nao quero comprar e se fosse pra comprar compraria uma linear. kkk mas meu desejo e montar 

adicionado 2 minutos depois
Em 11/08/2018 às 19:36, aphawk disse:

 

Acho muiiito difícil alguém ter montado algo desse tipo, meu amigo.

 

Mesmo nas décadas passadas,a maior fonte desse tipo que eu ví tinha 50A e usava um LM723 como elemento de controle, e tinha uma dezena de 2N3055 na saída.

 

60A em teoria é só aumentar alguns transistores de saída, e um transformador com corrente maior.

 

Mas achar alguém que montou algo para 60A....  vai se muiiito difícil !

 

Paulo

mas agora temos o mj 14002 kkk quero montar uma com os materiais que possuo

adicionado 3 minutos depois

Eu as vezes nao entendo eu estou pedindo ajuda para monta uma fonte e nao para comprar tem varias colaboradores aqui com vario projetos de fontes e mesmo assim ainda alguns sugerem que compre uma fonte. Hora o nome do forum e clube dohardware e nao clube de compras kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, luis brasiliano silva filh disse:

Eu as vezes nao entendo eu estou pedindo ajuda para monta uma fonte e nao para comprar tem varias colaboradores aqui com vario projetos de fontes e mesmo assim ainda alguns sugerem que compre uma fonte. Hora o nome do forum e clube dohardware e nao clube de compras kkkk

No caso eu apenas fiz a pergunta, agora já entendi que você quer fazer por hobby. 

42 minutos atrás, luis brasiliano silva filh disse:

mas agora temos o mj 14002 kkk quero montar uma com os materiais que possuo

Nem sempre isso de montar com o que a gente tem da certo. 

 

Sendo uma fonte de tensão fixa para 12V o LM723 que já foi sugerido é excelente para as fontes lineares. Tem a proteção contra curto circuito que você procura. O ruim é que encontrar um resistor que suporte 60A pra fazer o shunt não será tão fácil. Teria de ser vários. 

 

A proteção térmica dos reguladores 78/79XX é meio falha quando se trata de muita corrente, as vezes não dá tempo do ci esquentar pra desligar a saída. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luis brasiliano silva filh ,

 

?????

Se você olhar o seu primeiro post e outros depois, você fez um pré-requesito :

Queria um projeto que alguém já tivesse montado !  

Como nenhum de nós montou, preferimos te passar uma sugestão de comprar !

 

Já trabalhei com esses MJ de potência, e com os famosos 2N3773 , e tanto eles como os 2N3055 vão te atender.

 

Seus problemas vão ser com outros detalhes kkkkkk !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de algumas opiniões estou pensando em usar o 723 como regulador e dois mj14002 como potência pra alcançar 50a com 13v estabilizados agora falta o projeto kk aguardar uma luz aqui dos de vocês que são feras no assunto 

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, aphawk disse:

@luis brasiliano silva filh ,

 

?????

Se você olhar o seu primeiro post e outros depois, você fez um pré-requesito :

Queria um projeto que alguém já tivesse montado !  

Como nenhum de nós montou, preferimos te passar uma sugestão de comprar !

 

Já trabalhei com esses MJ de potência, e com os famosos 2N3773 , e tanto eles como os 2N3055 vão te atender.

 

Seus problemas vão ser com outros detalhes kkkkkk !

 

Paulo

Tomara que eu consiga algum projeto bom pra montar . Ci 723 tem proteção eficiente contra curto ? Não queria queimar  meus mj14002 são difíceis de encontrar e não são baratos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luis brasiliano silva filh ,

 

Apenas dois transistores ?????

 

Já imaginou o porque que se usam 8 2N3771 , que em teoria fornecem 30A cada um, para uma fonte de 60A ?

 

Existe o problema de dissipação de calor, imagine que na etapa de retificação e filtragem voce tenha em torno de 20V, e vocês quer obter 13,8 na saida, entao os transistores estarao sob 6,2 volts, com uma corrente de 60A estamos falando em dissipar cerca de 375 Watts em valor ....  tem de verificar na curva SOA, e calcular o dissipador de calor necessário .... esse é o motivo de se usar vários transistores !

 

Outra coisa, você imagina quanto vai custar um transformador que forneça cerca de 20 + 20 volts ( estou chutando um exemplo ) por 65 A ????

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2018 às 13:53, luis brasiliano silva filh disse:

vou usar a fonte numa central de cameras com 90 cameras para substituir as antigas fontes de 2a em cada uma  

Existe uma razão para as fontes serem individuais: Se uma delas tiver problema apenas uma câmera fica apagada. Em termos de segurança o que pretende fazer não é correto.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Existe uma razão para as fontes serem individuais: Se uma delas tiver problema apenas uma câmera fica apagada. Em termos de segurança o que pretende fazer não é correto.

Certo obrigado mas não busco informação sobre isso quero um esquema pra montar a fonte obrigado pela resposta 

adicionado 3 minutos depois
4 horas atrás, aphawk disse:

@luis brasiliano silva filh ,

 

Apenas dois transistores ?????

 

Já imaginou o porque que se usam 8 2N3771 , que em teoria fornecem 30A cada um, para uma fonte de 60A ?

 

Existe o problema de dissipação de calor, imagine que na etapa de retificação e filtragem voce tenha em torno de 20V, e vocês quer obter 13,8 na saida, entao os transistores estarao sob 6,2 volts, com uma corrente de 60A estamos falando em dissipar cerca de 375 Watts em valor ....  tem de verificar na curva SOA, e calcular o dissipador de calor necessário .... esse é o motivo de se usar vários transistores !

 

Outra coisa, você imagina quanto vai custar um transformador que forneça cerca de 20 + 20 volts ( estou chutando um exemplo ) por 65 A ????

 

Paulo

Posso colocar outros transistores  sem problema mas o mj1414002 e de 60a cada já vi fontes de 10a com um 2n3055 então acho que não vou ter problemas nas se precisar coloco mais transistores quanto ao valor das peças Não se preocupe com isso não a grana não é problema nesse momento não o problema é só o esquema pra montar kkk 

adicionado 6 minutos depois

Pessoal por favor se não for pra me ajudar com o esquema não polêmica a questão não se vai sair caro se vai dar trabalho nada disso é o foco o foco nesse momento e conseguir o esquema é que seja com as características que preciso não se preocupem com outros assuntos não por favor 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, luis brasiliano silva filh disse:

Certo obrigado mas não busco informação sobre isso quero um esquema pra montar a fonte obrigado pela resposta 

adicionado 3 minutos depois

Pessoal por favor se não for pra me ajudar com o esquema não polêmica a questão não se vai sair caro se vai dar trabalho nada disso é o foco o foco nesse momento e conseguir o esquema é que seja com as características que preciso não se preocupem com outros assuntos não por favor 

 

O esquema já postei lá em cima.

É de uma fonte comercial. Só montar que funciona. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, albert_emule disse:

 

O esquema já postei lá em cima.

É de uma fonte comercial. Só montar que funciona. 

Ok vou esperar outras solucoes para avaliar a melhor tendo em vista que preciso de uma solucao para chavamento pois preciso de uma ajustavel com seletor para uma fixa de 13,8 como foi dito no inicio do topico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, luis brasiliano silva filh disse:

Ok vou esperar outras solucoes para avaliar a melhor tendo em vista que preciso de uma solucao para chavamento pois preciso de uma ajustavel com seletor para uma fixa de 13,8 como foi dito no inicio do topico

 

Esta exigindo demais... o pessoal aqui nao vai lhe dar um projeto particular ideal para voce... no maximo vão indicar esquemas que tem por ai na internet. 

 

Quer um esquema exatamente do seu jeito e com garantia de funcionamento? Me pague que eu projeto um do jeito que quiser! Kkkkkk

 

Do contrario os colegas ja lhe deram a solucao, esquema comercial e exemplos com os CIs.

  

  • Amei 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/08/2018 às 12:24, albert_emule disse:

 

Depois achei exatamente a fonte que o amigo quer:

http://www.repeater-builder.com/pyramid/pdfs/PS64KX.pdf

13.8V por 60 amperes.

Pode montar sem medo, pois é uma fonte comercial e de boa qualidade. 

@albert_emule, creio que ele ou não abriu seu link ou não soube interpretar o esquema.

@luis brasiliano silva filh , o desenho abaixo é um recorte do link postado pelo Alberto. Na linha vermelha tem-se a regulação de tensão. No círculo vermelho o divisor resistivo para ajuste de tensão. Para a necessidade de uma tensão variável e outra fixa basta duplicar o circuito do círculo e uma chave seletora para fazer a escolha.

Sem título.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mroberto98 disse:

 

Esta exigindo demais... o pessoal aqui nao vai lhe dar um projeto particular ideal para voce... no maximo vão indicar esquemas que tem por ai na internet. 

 

Quer um esquema exatamente do seu jeito e com garantia de funcionamento? Me pague que eu projeto um do jeito que quiser! Kkkkkk

 

Do contrario os colegas ja lhe deram a solucao, esquema comercial e exemplos com os CIs.

  

obrigado. Mas se nao poder ajudar nao precisa perder tempo mandando essas mensagens desnecessarias acho que aqui e pra trocar uma ideias e experiencias do jeito que voce fala no sei porque perde seu tempo aqui forum. o que eu quero sao ideias e se tiver projetos tambem porque e pra isso que isso aqui serve. Mas voce so entra pra dar sugestoes descabidas seria melhor nao responder nada porque inclusive nao esta ajudando nao. Obrigado mais uma vez a voce e tchau.

adicionado 1 minuto depois
13 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule, creio que ele ou não abriu seu link ou não soube interpretar o esquema.

@luis brasiliano silva filh , o desenho abaixo é um recorte do link postado pelo Alberto. Na linha vermelha tem-se a regulação de tensão. No círculo vermelho o divisor resistivo para ajuste de tensão. Para a necessidade de uma tensão variável e outra fixa basta duplicar o circuito do círculo e uma chave seletora para fazer a escolha.

Sem título.png

 

 

 

Otimo nao entendi muito bem mas vou futucar pra ver se vai. final de semana acho que vou fazer se tiver um tempo. Obrigado pela sugestao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...