Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor TN, VA ou IPS, qual escolher?


Posts recomendados

Fala galera, vou comprar um monitor novo e gostaria de ajuda pra decidir entre 3 modelos.

 

Monitor VA: ACER VA270H

Esse tem tecnologia Flicker-less (não sei como se compara com a Flicker Free da Asus), Blue light filter e tempo de resposta 5ms, tá custando R$ 879,90
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=81020

 

Monitor TN: ASUS VP278H-P

Esse tem Flicker Free, Blue Light Filter e tempo de resposta 1ms, tá custando R$ 1169,90
https://www.kabum.com.br/produto/84406/monitor-gamer-led-asus-27-full-hd-1ms-flicker-free-game-mode-som-integrado-alto-contraste-game-plus-hdmi-vga-vp278h-p-/?

 

Monitor IPS: ASUS MX279H

Esse tem Blue Light Filter e tempo de resposta 5ms, tá custando R$ 1499,90
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=49374

 

Pelo que eu vi pesquisando as diferenças entre TN, VA e IPS, a melhor opção seria IPS por que tem cores melhores e ângulo de visão melhor, porém eu vi que monitores IPS tem muito problema de backlight bleeding, e isso é a principal coisa me deixando com o pé atrás pro IPS. A segunda melhor opção me parecer ser o VA porque tem ângulo de visão melhor que o TN e contraste melhor que o IPS, mas eu não vi muita informação a respeito de backlight bleeding em monitores VA, talvez eles tenham o mesmo problema dos monitores IPS. O TN me parece a pior opção porque a única vantagem real dele é o tempo de resposta melhor (1ms comparado com 5ms dos outros modelos), mas eu passei anos usando uma TV samsung de monitor, e o tempo de resposta dela com certeza é muito pior que 5ms, então pegar um monitor 5ms já seria um upgrade grande, eu não faço questão de 1ms porque não gosto de jogos competitivos online, só jogo single-player.

 

O monitor IPS vale o preço a mais comparado com os outros? Se ele não tiver o problema backlight bleeding que eu ouvi falar e o preço a mais valer a pena, acho que vou pegar o IPS. Se o problema de bleeding do IPS for real, acho que vou pegar o VA. Se o VA tiver o mesmo problema de bleeding do IPS, então vai ser o jeito ir de TN mesmo. Nesse momento eu to considerando mais o VA tanto por ser mais barato quanto por não ter visto muita gente falando que dá problema de bleeding, além de ter ângulo de visão melhor que o TN. O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Takaname  Backlight bleeding não tem nada a ver com a tecnologia da tela, mas sim com o formato dela, já que se trata da luz escapando pelas beiradas da mesma. O que acontece com telas IPS é que elas possuem o IPS Glow, o que é confundido com o bleeding, mas se trata de um "efeito colateral" da tecnologia IPS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Takaname Sim. Vai depender do ângulo em que você estiver observando a tela também, e geralmente só é aparente quando o quarto estiver com as luzes apagadas e a tela estiver escura, eu não suporto mexer em computador ou celular em ambientes escuros, portanto sempre estou com luzes acesas, então nunca fui incomodado com esse Glow no meu notebook com tela IPS.

Entre esses monitores VA e IPS eu iria com o VA por causa do preço, sinceramente 1500 reais em um monitor e não ser 144hz é um preço bem salgado. Pesquise sobre os modelos em questão, veja se tem pessoas reclamando deles a respeito de backlight bleeding.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...