Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estouro e dijuntor desarmando: O que poderia ser?


Rotten_guN

Posts recomendados

Boa noite.

 

A fiação da minha casa tem uns 15 anos, e está divida em setores.

 

O disjuntor da cozinha desarmou sozinho imediatamente após ligar o ferro de passar a uma tomada. Houve um estrondo vindo do ferro, mas nenhum cheiro de queimado.

 

A tomada é utilizada exclusivamente para o ferro, mas a fiação é velha (15 anos).

 

Este ferro já foi utilizado antes com geladeira, fogão elétrico e outros eletrônicos, sem problemas. Não houve nenhum aumento de carga que justifique o desarme.

 

Ainda não o testei o ferro ou a tomada dele para ver se estão funcionando.

 

Minha dúvida é se eu posso testar os dois (em outra tomada ou com outro aparelho) com segurança?

 

Não quero queimar outro utensílio ou arriscar um incêndio se o disjuntor não desarmar.

 

Muito Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É difícil fazer o diagnóstico por telepatia mas vamos lá: normalmente o que dá defeito é onde se põe a mão. A fiação da casa está bem protegida nos conduites, difícil ser ela a causa. Desse ter tido a noção que o estouro veio do ferro. O cabo elétrico do ferro, por conta de torções, puxadas e uso normal é forte candidato a curto. O próprio estouro é a confirmação de que houve um curto e o disjuntor cumpriu a sua missão. Abra a parte de trás do ferro e verifique como está a fixação do cabo elétrico ali.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Abri ele e não parece ter qualquer fio descascado. Talvez tenha me enganado com relação a origem do som.

 

Aumenta a resistência do ferro conforme ele vai ficando velho? imagino que seja o contrário...

 

De qualquer forma, é seguro para mim testar a tomada com outro eletrônico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rotten_guN disse:

Aumenta a resistência do ferro conforme ele vai ficando velho? imagino que seja o contrário...

Normalmente a resistência aumenta um pouco com o envelhecimento até abrir de vez. Por aumentar a resistência entenda que ele vai ficando um pouco mais fraco.

Um ponto que muitas vezes estraga é o conector do ferro. Muitas pessoas com medo de choque na hora de desligar ao invés de segurar firme pelo plug puxam pelo fio.

Outro possível ponto de estouro, mas é pouco comum, é a tomada. Desligue o disjuntor, abra a tomada e verifique o estado visual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mestre88 disse:

 

Somente por essa pergunta e resposta já se conclui que o defeito está no ferro. 

 

Se a tomada estivesse dando curto, só de rearmar iria acontecer de novo? Não precisaria enfiar algum pino?

 

Não testei ela desde então. Seria seguro para mim testar essa tomada com outro eletrônico?

 

@Sérgio Lembo  Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Rotten_guN disse:

Se a tomada estivesse dando curto, só de rearmar iria acontecer de novo? Não precisaria enfiar algum pino?

 

Não testei ela desde então. Seria seguro para mim testar essa tomada com outro eletrônico?

Não há risco de queimar um aparelho ligando nessa tomada, mas claro que é mais prudente desmontar a tomada pra ter certeza de que ela está boa, é raro mas pode acontecer de quando colocou o plug do ferro os pinos foram empurrados para trás e por algum motivo deu curto. 

 

Sobre o ferro se tinha algum curto nele pode ter se rompido na hora do estouro, ou está dentro do fio caso seja aqueles cabos do tipo PP. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O fato do disjuntor desarmado, provavelmente se deve ao recente estatuto do desarmamento... rsrsr...

brincadeiras aparte, na casa de minha sogra aconteceu o mesmo... mas tratava-se de um microondas na tomada...

a tomada estava boa... tanto no micro como na parede...

mas por dentro do conduíte, o fio fino... com o tempo foi derretendo cada vez mais... e chegou um dia que nem capa plástica tinha mais... dai encostou um no outro e pimba....

 

se ao rearmar o disjuntor ele cair novamente então ainda existe o curto...

por via das dúvidas troque o fio do conduíte por um mais grosso

(caso o ferro não funcione, pode ser que o curto foi nele e o fusível dele foi pro sac...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...