Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MySQL Melhor prática? criam campo Total ou fazer um join sum()?


Posts recomendados

Olá pessoal , sempre nas minhas tabelas nunca criei campo Total, nos casos tipo... tabela_venda e tabela_pedidos, o que eu faço é um join somando os campos valor*quantidade

daí é criado um campo "temporario" (Total)... correto?? pois bem, agora programando em java (spring) + JPA me deparei com problemas na hora de criar minhas classes anotadas como @Entity, pois esse campo "temporario" ta difícil de manipular na classe, pois na hora de persistir no banco ele o "JPA" tenta gravar esse campo "Total" também. Existe uma tag @transient  que inibe essa persistência no banco, ele retira da serialização, porém também nao consigo visualizar o conteúdo dele na view (no HTML), ou seja, ele nao carrega nos métodos get() vem sempre null!!

sei aqui é relacionado a banco de dados e acabei falando mais da linguagem do que o próprio banco, mas voltando ao assunto...

 

Vocês preferem criar o campo Total da tabela e assim ter a preocupação de sempre atualizar o campo ao incluir ou editar um valor da tabela Pedidos , ou preferem fazer um JOIN executando um SUM(), dessa forma nao precisando se preocupar com atualizações na tabela Vendas????

 

Citação

Certamente com o Join perco um pouco de performance, ou outro lado tenho a preocupação de ta atualizando o campo (total)

 

com o zendFramework (PHP) eu nao tinha problema nenhuma fazia o que queria "mandava e desmandava" :D  mas no "Spring" a coisa mudou!!

 

Qual a preferência de vcs!! ??

 

obrigado!

Renato Muniz.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pense no seu sistema a longo prazo da seguinte forma:

 

Eu vou ter que alterar com muita frequência o pedido?

 

Se sim, seria interessante mantes a forma como você já estava fazendo hoje. Agora caso o seu sistema seja algo para fazer um pedido e depois somente ter o cabeçalho dele, é mais interessante ter um campo na tabela pedidos como TOTAL, e sempre salvar nesta tabela a soma do TOTAL DOS ITENS * QUANTIDADE.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...