Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Ariel Charan de Faria

Problema para por AHCI

Recommended Posts

Boa noite pessoal, estou com problema para trocar do modo IDE para o AHCI.. quando troco na bios o pc reinicia da a tela da MOBO mas ai da uma tela preta escrito que algo do boot está errado, ai quando volto para IDE ele inicia normalmente.. o que será que pode ser?

Tenho um SSD e um HD.. Windows instalado no ssd.

Mobo é asus m5a78l-m lx/br

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 minutos atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Boa noite pessoal, estou com problema para trocar do modo IDE para o AHCI.. quando troco na bios o pc reinicia da a tela da MOBO mas ai da uma tela preta escrito que algo do boot está errado, ai quando volto para IDE ele inicia normalmente.. o que será que pode ser?

se você precisa ou quer mudar de ide para ahci, vai ter q reinstalar o windows para que nao dê problemas

ou tentar procedimentos posteriores que eu acho particularmente muito mais complicados: 

https://eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/2018/05/09/habilitando-modo-ahci-raid-apos-a-instalacao-do-windows/

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

se você precisa ou quer mudar de ide para ahci, vai ter q reinstalar o windows para que nao dê problemas

ou tentar procedimentos posteriores que eu acho particularmente muito mais complicados: 

https://eduardomozartdeoliveira.wordpress.com/2018/05/09/habilitando-modo-ahci-raid-apos-a-instalacao-do-windows/

Mas no caso se eu formatar o pc novamente eu devo fazer o que para que ele aceite eu modificar para AHCI?

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Ariel Charan de Faria disse:

Mas no caso se eu formatar o pc novamente eu devo fazer o que para que ele aceite eu modificar para AHCI?

se você ja modificou na bios para o modo ahci, nao precisa fazer mais nada.. a reinstalacao do windows ja vai se adequar ao novo modo

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

se você ja modificou na bios para o modo ahci, nao precisa fazer mais nada.. a reinstalacao do windows ja vai se adequar ao novo modo

Ah sim, entendi então.. valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma maneira muito fácil de conseguir isso sem tocar nas chaves de registro (regedit) é começar no modo de segurança. Você tem que digitar MSCONFIG, você pode fazê-lo desde "Executar" por exemplo, ou simplesmente digitando MSCONFIG na barra de pesquisa do Windows. Depois de ter selecionado a opção para o modo de segurança e so de reiniciar e entrar no BIOS e alterar o modo para AHCI, desta forma a máquina vai começar no modo AHCI além de iniciar em "Safe Boot", quando você está em "Safe Boot" você deve entrar novamente para MSCONFIG e altere a opção novamente de volta para o Windows iniciar normalmente...

A razão pela qual isso funciona é porque quando a opção IDE é selecionada, outras chaves que não são necessárias são desativadas ou não são criadas, isso você pode ver na publicação anterior. Mas ao iniciar no safeboot/safemode essas chaves são criadas ou ativadas sozinhas, permitindo assim que você inicie normalmente no modo AHCI.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais