Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrônica Industrial ( Amplificadores Operacionais )


Marcospeix

Posts recomendados

Boa noite!

Estou realizando um trabalho de um curso de eletrônica, e me surgiu uma dúvida, segue o enunciado da questão: 
Qual é a configuração do amplificador operacional abaixo e qual é o valor da tensão de saída
(Vs)? (imagem anexada)


Ao meu ver, trata-se de um amplificador somador, então utilizei a fórmula Uout = R1/R2 x (U1+U2+U3+U4) e obtive 17,75 V como resposta. Porém, para ter certeza da resposta, utilizei o EveryCircuit, um programa de simulação de circuitos, e fiz o mesmo circuito nele. o problema é que a resposta que ele me dá é 15 V, e acabei ficando em duvida sobre qual estaria correto, alguém pode ajudar?
OBS: A primeira imagem é da questão, e a segunda é a do circuito que fiz no EC.

Desde já agradeço!

Questão.png

Circuito somador.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na configuração inversora com várias entradas  e diferentes ou iguais resistores de entrada Re e resistor de realimentação Rr a equação de saida é:

Vout = -1 x (V1 x Rr / Re1 + V2 x Rr/Re2 + ... + Vn xRr/Ren), no caso do exercício acima -17,5V desde que o operacional não sature a saída antes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Muito obrigado amigo! Mas sua resposta deu -17,5, não seria -17,75? Consegui entender seu raciocínio. Já consegui responder o trabalho ( se for realmente -17,75 a resposta), mas fiquei curioso sobre o EveryCircuit, não sei se você já utilizou este programa, mas só por via de curiosidade mesmo, gostaria de saber porque na simulação que fiz ele não indicou o valor correto. Mais uma vez agradeço pelo seu tempo, grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

55 minutos atrás, Marcospeix disse:

EveryCircuit, não sei se você já utilizou este programa, mas só por via de curiosidade mesmo, gostaria de saber porque na simulação que fiz ele não indicou o valor correto

Nos simuladores costuma haver configuração das tensões de saturação dos amplificadores operacionais. Por padrão vão de -15V a +15V mas são valores que você pode alterar de acordo com a sua realidade. Entenda que um operacional nunca terá a sua saída superior ao valor da sua alimentação, pouco importa qual seja o valor de saída teórico.

 

55 minutos atrás, Marcospeix disse:

sua resposta deu -17,5, não seria -17,75?

Sim, foi erro de digitação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um circuito somador, que neste caso também é um inversor.

Como a entrada positiva está conectada ao terra e o operacional encontra-se trabalhando em sua região linear, então a tensão na entrada negativa vale zero volt. É um terra virtual.

Sendo assim, cada corrente proveniente de cada entrada passará pelo resistor de realimentação, com um dos terminais em zero volt. Assim, a tensão na saída será invertida e as correntes são somadas no resistor de realimentação.

MOR_AL

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...