Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte genérica de 500w posso usar tranquilamente?


Posts recomendados

Quero uma ajuda!Tenho uma fonte de 500w genérica,ela aparenta ser gamer mas tem a chave pra selecionar a tensão e não tem alimentação de placa de video,ou seja,é genérica!Eu tenho uma gt 1030 ddr5 e um i5 4440,faz 6 meses que uso essa fonte e nunca tive problemas, mas sempre fiquei com um pouco de receio em usá-la.Já como a minha placa de video quase não consome energia,será que devo trocar a fonte ou manter?Lembrando que não tenho dinheiro sobrando,se eu tivesse,nem estaria aqui perguntando se é arriscado manter,já teria trocado faz tempo.Irei danificar algum componente se mante-lá?Lembrando que tenho um hardware que consome pouco!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Motter Arriscado é, não deveria estar usando fonte genérica nem sem a placa de vídeo.

 

Não existe isso de "fonte gamer", fonte nomeada assim não passa de uma fonte igual a sua.

 

Agora o risco de usar sua fonte é que a qualquer hora ela pode queimar e até levar algo do pc junto, ocorre mais ainda se usa estabilizador no pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, André Motter disse:

Quero uma ajuda!Tenho uma fonte de 500w genérica,ela aparenta ser gamer mas tem a chave pra selecionar a tensão e não tem alimentação de placa de video,ou seja,é genérica!Eu tenho uma gt 1030 ddr5 e um i5 4440,faz 6 meses que uso essa fonte e nunca tive problemas, mas sempre fiquei com um pouco de receio em usá-la.Já como a minha placa de video quase não consome energia,será que devo trocar a fonte ou manter?Lembrando que não tenho dinheiro sobrando,se eu tivesse,nem estaria aqui perguntando se é arriscado manter,já teria trocado faz tempo.Irei danificar algum componente se mante-lá?Lembrando que tenho um hardware que consome pouco!

 

 

A fonte é genérica, então não dá pra saber a potência real que ela fornece, provavelmente ela não tem nenhum circuito de proteção. Então você deve troca-la. Fontes genéricas são uma zona, existem milhares e feitas das formas mais porcas possíveis. Não dá para estimar até quando ela vai funcionar, até porque ela já pode estar prejudicando seus componentes. Então recomendo que troque por uma "confiável" com PFC Ativo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@André Motter ratificando ao que os colegas falaram. O drama da fonte genérica, basta visitar nosso setor de produtos bomba, é que ela não segura o que deveria segurar. Se uma fonte é boa, ela segurará todas as correntes de todas as saídas ao mesmo tempo. Muitas tu pode puxar 12, ou 5V ou 3V ao máximo, e não todas ao mesmo tempo.

 

O que ocorre é que o PC quando puxar, fá-lo-á plenamente. Ele não dirá: "placa de vídeo, segura a onda aí que agora eu tenho de subir 5V para 15A para trabalhar um pouco"

 

E a fonte irá abrir as pernas. Na melhor das hipóteses vai desarmar. Mas eu tive uma mytek de 600W que ela chiava, literalmente. Se fazia overclock ela dava chuvisco na tela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

ressuscitando o tópico porque to na angústia com uma fonte genérica nominalmente de 230w, minha C4 tech GPB-450S fez igual aquelas do teste do ronaldo e do gabriel e explodiu bacana alguns componentes ali na primária, bem no pé dos 2 capacitores gigantes. cortei as entradas sata, corte a pci 6pin e gambiarrei isso tudo numa fonte molex 20 pinos aqui, e pau na 9800gt overclocada com o i3 de segunda, agora troquei pra uma 550TI e tô com dó da *****, imagino o ripple... as vezes tenho q reiniciar porque a placa simplesmente estaciona no perfil 1 da bios e fica em 405Mhz não sobe pra 1ghz nem ferrando, placa de audio onboar eu ja perdi, as vezes o mouse para no meio do game quando não desconecta... é uma beleza galera. agora vamos ao ponto, eu to quebrado manos. não tem como eu meter alguns componentes nessa fonte pra ela segurar melhor por mais algum tempo? de preferência algo q a desligue pra não fritar a bagaça toda... mas se só rolar um up ou algo do tipo mesmo q pareça insignificante aliviaria minha neura... eletronica n é mt a minha eu sou programador. se tivesse como seria mt bom eu colocaria mais os 4 pinos e arriscaria mais um ano. AJUDEM PLEASE!!!

adicionado 0 minutos depois

eu ia mandar um print, ta guardado aqui mas nao achei um site pra postar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov eu ja coloquei o melhor cooler q consegui enfiar dentro dela, to pensando em colocar nem q seja dissipação na ponte. ela tem dois dissipadores mais decentes do q a c3, tem 2 bobinas so na primaria e 2 daqueles capacitores grandes também na entrada e são 105C e nao 85. a fonte é antiga eu creio q não seja de má qualidade porque ela não desliga nem ferrando e a c3tech que pesa o dobro e teoricamente é mais moderna torrou comigo usando tranquilamente o pc. quanto a usar 2 fontes eu estou cogitando colocar uma só pra 550TI OC. acontece q eu tinha duas genericas e coloquei a mais nova (construção mais recente) no pc e ela queimou assim que liguei ele, nem abri pra olhar. quanto a proteção você acha q é viagem minha socar um fuzivel bem no comecinho da linha do positivo nela? ou onde seria melhor?

adicionado 2 minutos depois

eu nao tenho certeza quanto a qualidade dos componentes mas vou pesquisar, quase certeza que não são chineses de maioria e sim hiponicos. se puder me informar um lugar pra hospedar imagens pra postar aqui eu ficaria grato @Ricardov

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov creio que sim mas pelo fato de eu nao saber eu gostaria de acrescentar alguma camada de segurança q eu tivesse certeza q está ali e saber como vai desarmar. quanto ao disjuntor qual seria uma corrente q você julga adequada? e se puder me informar um site de hospedagem de imagem q é aceito nos posts do forum eu ficaria mt grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov essa vermelha com led desarma ou é só pra ligar e desligar? se for só pra on/off eu tenho uma mas não vejo vantagens nisso :s

adicionado 2 minutos depois

olha aí a bagunça q aparenta nos sensores de tensão.. na bios tá mais ok só o 12 q tá 11.8?

printpc.png

adicionado 2 minutos depois

só pra constar, aqui é 115v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov eu vi lá na descrição dele, por isso a duvida. devo comprar um q suporte até essa tensão toda ou compro um com outra especificação porque aqui é 110? cara, chegou na eletronica eu sou um menino na creche, só faço gambiarra e funciona na logica mas na teoria nao sei nadinha, desculpa se to sendo chato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luisffcl23 O problema das fontes genéricas esta justamente no fabricante modificá-las pra entregar mais potencia que o projeto original previa, muitas vezes desativando proteções importantes como sobre tensão e curto circuito, ou seja se seu PC vir a causar curto na fonte por erro de montagem ou defeito em componente e fonte ira por fogo no PC...

 

Outra coisa que se faz muito em fontes genéricas mais baratas é remover total ou parcialmente os filtros de ruido, alem do uso de capacitores de baixa qualidade, e com isso o ruido de chaveamento da fonte vai direto pros componentes da placa-mãe, gerando travamentos no PC e ate mesmo queimando as peças com o tempo.

 

Se fosse tentar fazer alguma gambiarra em uma fonte genérica primeiro você teria que analisar se os filtros da saída estão presentes, geralmente é uma bobina de ferrite e alguns capacitores, o certo seria ligar um osciloscópio na saída da fonte pra ter ideia do nível de ruido e da frequência predominante desse ruido, com isso da pra projetar um filtro LC apropriado...

 

Se tiver acesso a sucata de outras fontes você pode ate mesmo improvisar soldando os toroides de ferrites de outra fonte na saída dessa, só tome muito cuidado pra não deixar nada em curto, pois pode acabar queimando a fonte, e sobre as proteções de curto, a fonte tem pelo menos um fusível, logo ela não vai por fogo na sua casa, se quiser da pra adicionar fusivei de uns 20A nas linhas de 12V, 5V e 3,3V pra servir de proteção contra curto, o ruim e achar um suporte de fusível decente

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 perfeito cara, como eu disse essa fonte é muito antiga, anterior a aquele neo pc com celeron D. não é uma fonte que tinha que pagar de potente e gamer, saca? 

curto por montagem é *****.. kkkk

queria dizer q eu sinto q essa fonte aguenta porque eu testo stresse com  uma certa frequencia. a parte do ociloscopio seria indispensável para o que eu pretendo q é controlar o ripple q eu imagino q esteja ali (minimo de 100-120mv creio eu pelo motivo do travamento do mouse q tambem me questiono a respeito da qualidade da h61 pegatron pois o audio realtek onboar ja se foi)

apesar que eu creio q ela tem um filtro até bacana, se não me engano aqueles capacitores verdes(preciso abrir p confirmar)eu acho q ela não tem é a parte da entrada (vou verificar possibilidade de maior refrigeração nos chaveadores e talvez dissipador na ponte)

ela tem boninas na entrada e no meio pelo que recordo, vou mandar foto quando der. o que ela não tem é aquele circuito completo com 3 bobinas na entrada, 2y, tem 1x eu pensei em tirar das sucatas uns y mas nao sei ao certo onde colocalos(prefiro jumpear do q usar a board na incerteza)vou tentar identificar uma maneira de inserir esses 3 fusiveis da maneira descrita. seria util eu colocar um capacitor X bem na entrada depois do mini disjuntor? na real disso q eu tenho em mente sintetizado aqui o que seria util, possivel e viavel ao seu ver? EU SEI Q O CERTO É OUTRA!!! (só pra constar) existe a possibilidade de um filtro por estimativa atuando meio q de forma preventiva já q é obvio q a fonte já está segurando o pc24hrs grande parte do tempo em mid/full load sem brickar sistema nem nd de mais grave precisando de poucos reinicios(o que é bem comum do windows convenhamos...)e é bem obvio também q ela sendo nominal de 230w com certeza já passou dos 100% OMDS EU TO LASCADO EU SEI Q A CONTA DE LUZ Q EU TO PAGANDO É O PREÇO DE UMA FONTE MINIMAMENTE decente 80WHITE 400W+ :( mas a vontade de saber, fazer, dar certo, aprender, entender, e gambiarrar sem gastar é simplesmente ENORME

adicionado 1 minuto depois

@Ricardov vou pegar o multimetro com o brother e medir o que der pra ter uma noção maior, dependendo do q eu ver eu ja tiro a 550. vou adquirir o certo sim. nem que tenha que esperar chegar.

adicionado 3 minutos depois

@Ricardov se a da bios fosse confiavel... de controle de tensão essa fontezinha tá de parabens até. só a 12 q eu gostaria q tivesse um pouquinho maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@luisffcl23 PC travar não é "normal" a não ser que você seja um usuário do programa windows insider, ou tenha o habito de instalar drivers beta... e esse sintoma de ruido no audio é um dos muitos problemas das fontes genéricas, por ter filtragem deficiente os capacitores da placa-mãe acabam fazendo o trabalho da fonte e cm o uso acabam estragando, depois é comum queimar memorias e outros componeres mais sensíveis ate que a própria placa-mãe abra o bico...

 

Os filtros que são importantes para o PC estão no secundário da fonte, depois do transformador, e geralmente próximo de onde são ligados os fios de saída, o comum é ter ao menos um toroide de ferrite com vários fios esmaltados enrolados juntos, o indutor é um filtro de modo comum que serve pra bloquear o ruido de chaveamento, e os capacitores servem pra reduzir o ripple mas quando a fonte é muito sem vergonha o fabricante deixa sem e coloca jumpers no lugar...

 

Os filtros no primário da fonte servem pra proteger outros equipamentos na mesma rede, por exemplo, evitar chiados em um aparelho de som da sala, ou na pior das hipóteses, reduzir a vida util do seu monitor/TV... mas no PC ter ou não os filtros na entrada não muda muito.

 

Multímetro em si não mede ruido, e muitas vezes o ruido da fonte só aumenta com carga, mas você pode fazer um teste na fonte fora do PC ligando alguma carga, como por exemplo, lampadas de carro e com multímetro checar se as tensões ainda estão em ordem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 meu pc trava porque eu modifico o windows quase q ao extremo creio eu. não rola ruido no audio, a placa onboard foi pro pau antes de colocar essa generica q aqui está. na parte de saida dela tem as bobinas sim e os capacitores. vou mandar uma foto ainda. quanto ao multimetro não medir o ripple eu entendo, mas como não tenho acesso a um osciloscipio. então por esse motivo perguntei se teria como fazer algo por estimativa com cunho de prevenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...