Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bios corrompida ou perdida


Posts recomendados

Olá, do nada simplesmente liguei o pc e apareceu a msg "scanning bios image in hard drive" minha placa-mãe eh uma gigabyte ga-78lmt-s2. Olhei diversos forums que abordavam o assunto, fiz alguns procedimentos sugeridos, porém sem sucesso. Então reparei que os forums eram todos antigos, logo resolvi criar um post para  ver se agora existe uma solução, dois dias ja quebrando a kbeça. Alguem sabe um metodo eficaz, ou posso desistir? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Kamikase1805 disse:

Olá, do nada simplesmente liguei o pc e apareceu a msg "scanning bios image in hard drive" minha placa-mãe eh uma gigabyte ga-78lmt-s2. Olhei diversos forums que abordavam o assunto, fiz alguns procedimentos sugeridos, porém sem sucesso. Então reparei que os forums eram todos antigos, logo resolvi criar um post para  ver se agora existe uma solução, dois dias ja quebrando a kbeça. Alguem sabe um metodo eficaz, ou posso desistir? Obrigado.

sistema esta procurando o BIOS para tentar regrava-lo. Entre no site do fabricante da sua placa-mãe "gigabyte ga-78lmt-s2" e baixe uma versao... pode usar um pendrive ou colocar na raiz do HD que o sistema ira regravar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe a versão que já estava gravada, algumas placas não aceitam versões diferentes, depois de arrumado você atualiza.

E geralmente você tem que renomear o arquivo do BIOS para o nome da placa (ex: ga-78lmt-s2.bin).

 

A raiz do HD é ele, sem pasta alguma, abre o HD e solta lá. Deve funcionar com pendrive tmb, mesma coisa, abre ele e solta lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Phoenyx disse:

Baixe a versão que já estava gravada, algumas placas não aceitam versões diferentes, depois de arrumado você atualiza.

E geralmente você tem que renomear o arquivo do BIOS para o nome da placa (ex: ga-78lmt-s2.bin).

 

A raiz do HD é ele, sem pasta alguma, abre o HD e solta lá. Deve funcionar com pendrive tmb, mesma coisa, abre ele e solta lá.

Nao sei qual versao estava nela. O nome ja vem correto, porém vem como ".f6". Tem q mudar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Kamikase1805 Provavelmente não, mas na dúvida deixa 3 cópias, uma com o .F6, outra com .ROM e outra com .BIN

Esta placa já tem UEFI? Não me recordo.

E se não sabe a versão que tava nela e não der certo com esta aí, vai retrocedendo uma por uma.

Ok. Vou testar, deixo ela só no c: ou em outro local? E ela nao tem uefi

Screenshot_2018-08-13-01-37-15.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kamikase1805 Nada, isso já aconteceu comigo e já peguei placas assim, provavelmente o nome do BIOS não tá correto ou é o arquivo errado. 

Tem leitor de CD áí? Já tentou utilizar o disco da placa-mãe? Geralmente eles possuem um BIOS de backup, só tacar no aparelho, resetar a máquina e esperar.

 

Edit: Qual é a revisão da sua placa? Tem 3 versões da sua placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho leitor de cd, mas não o cd da placa-mãe, mas acho q nem vai ler o cd, pois nao tenho acesso ao setup para configurar boot. Quanto ao arquivo, esta correto, baixei do modelo certinho certeza. o que me desanima é que nao vi ninguem nos diversos coruns que pesquisei dizendo que conseguiu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Baixe este arquivo: https://drive.google.com/open?id=1i6myrnr1GGyz0-WRBnuD2dFHYqwk9-q0

É o mesmo BIOS F6 rev.1.0, mas coloquei o AwardFlash mais recente e editei o Autoexec.bat para forçar o flash. Taca os 3 arquivos na raiz do HD, liga a máquina e vamo ver se agora vai. :)

 

Se não der certo formate um pendrive em FAT32 e taca os arquivos na raiz. Se o pendrive não for reconhecido use uma das USB traseiras superiores, aonde costumamos ligar o teclado USB.

 

Se nada disso der certo pelo pendrive com os meus arquivos tente com os originais da Gigabyte.

 

Volte a postar com mais informações ou solução encontrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Phoenyx disse:

Baixe este arquivo: https://drive.google.com/open?id=1i6myrnr1GGyz0-WRBnuD2dFHYqwk9-q0

É o mesmo BIOS F6 rev.1.0, mas coloquei o AwardFlash mais recente e editei o Autoexec.bat para forçar o flash. Taca os 3 arquivos na raiz do HD, liga a máquina e vamo ver se agora vai. :)

 

Se não der certo formate um pendrive em FAT32 e taca os arquivos na raiz. Se o pendrive não for reconhecido use uma das USB traseiras superiores, aonde costumamos ligar o teclado USB.

 

Se nada disso der certo pelo pendrive com os meus arquivos tente com os originais da Gigabyte.

 

Volte a postar com mais informações ou solução encontrada.

DEixei a noite toda ligado buscando a imahem da bios, com a bios gigabyte original, (ja estava deitado quando você me mandou essa). Eis que agora ele nao da mais video. Nem onboard nem offboard... estranho, o que pode ter acontecido?

adicionado 28 minutos depois

Agora deu video, mas para minha frustraçao, segue a mesma tela, ja esta com sua bios e arquivos modificados @Phoenyx. Ja esya a uns 10 minutos e nada. Ja tentei usar o pendrive em todas portas USB anteriormente, formato em fat 32 com um programa que torna o pendrive bootavel, mas sem progresso, nada aparece alem dessa maldita tela

adicionado 29 minutos depois

Vou comprar um disquete, e botar a bios dentro, acho q é o ultimo tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente nada funcionou, que coisa mais difícil, queimei 3 cd's. Um com a bios original f6 outro com a sua e ai da mais um com a f1, nada. O disquete nao vou poder testar, pois o drive da maquina antiga aqui de casa  não esta funcionando. Alguém sabe outra solução? Além de comprar uma mobo nova? Obrigado desde ja. Segue a resposta da gigabyte a meu email, com a primeira coisa que tentei fazer, parece que eles ente dem menos que os usuários de seus produtos...

Screenshot_2018-08-13-16-53-36.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você não tem um HD avulso pra formatar em FAT32? Tô achando que só vai ler pelo HD aí, não adianta pen, CD, etc. Na tela do bootblock ele só procura no HD né? Não mostra floppy ou outro local?

Aí você tenta com o F6 da Giga, só taca na raiz, se não der certo tenta com o meu, se não der certo teria que criar um disco de inicialização do DOS no próprio HD (o Rufus ou outra ferramenta deve fazer isso) e tacar meus arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kamikase1805 HD interno.

Seu HD já é particionado? Acredito que o bootblock sempre vai procurar na partição primária, ou seja, do seu sistema aí. Teria que ser outro HD que você possa formatar, qualquer HD de qualquer tamanho, aí tu arranca este principal e coloca ele em fat32 só com estes arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criei uma partiçao de 200 mb fat32. Coloquei os originais dentro, porém notei que na partição principal, diz "integro (inicialização, arquivo de paginação, despejo dde memória, partição primária"). E na partiçao fat32 q criei diz apenas "integro (partição primária). Acho q ele nao vai buscar na partiçao criada, ou vai? Existe a opção " marcar partição como ativa" porém diz que só devo marcar uma partiçao como ativa se tiver o sistema operacional instalado, caso contrario pode parar de funcionar o sistema, marco ela como ativa mesmo assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...