Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
giovani_ftn

RESOLVIDO qual o nivel aceitavel para ruido de fans?

Recommended Posts

quero trocar minha fan e achei modelos na kabum com 25db de ruído, ai achei um modelo que parece melhor, com 26, esse 1db é muito ou pouca coisa?

á partir de quantos decibeis começa a incomodar os coolers

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse 1db é pouca coisa. Não sei te dizer exatamente com quantos db incomoda, eu só posso te dizer por experiência própria que você se acostuma com o barulho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ruído é medido em decibéis. Mas não é linear. 40dB não é o dobro de ruído de 20dB, é muito mais. Ele é exponencial.

 

Vou te dar um exemplo tosco. Uma turbina de jato tem 130dB. Se você ligar 6 ou 7 fans de 20dB não vai ter o mesmo ruído que a turbina.

Outro exemplo seria duas pessoas conversando, isso dá uns 60dB. Convenhamos que o dobro não será um turbina de jato. Nem perto.

A questão é que o ruído é logarítmico. 

 

Mas 1dB apenas não vai mudar tua sensação de ruído no PC como um todo.

 

O que incomoda depende de pessoa a pessoa. Diria mais ou menos que se o PC como um todo der 40dB já ta no lucro. Mas precisa de aparelhos específicos pra medir isto. Cada fan com gabinete, cooler, fan da placa de vídeo, etc é uma combinação única. Não há como dizer o ruído que vai dar em cada caso.  

 

O que podemos fazer é ir escolhendo os componentes mais silenciosos possíveis e baixar a rotação dos fans via software ou deixar a placa-mãe controlar ou controlador de ventoinha. Isso se ajusta.

Não vale a pena ficar socando ar demais também dentro do gabinete. Só gera poeira e muitas vezes não tem necessidade pois os componentes nem estão quentes demais.

 

  • Amei 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×