Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Categorias cabos de Rede


Posts recomendados

Alguém me ajuda a entender os valores da imagem? Porque, nessa tabela, essa coluna largura de banda na minha opinião está mais para frequência que é medida em hertz e essa velocidade em bits/segundo, para mim, está mais para largura de banda, porque, por exemplo, quando falamos de banda de internet, estamos nos referindo justamente a isso, tipo, meu speedy é de 10 mb, significa 10 megabits/segundo, mas será que quando se trata de cabeamento, não seria bem assim?

Não entendi o porque da largura de banda do cabo ser medida em megahertz, que para mim seria a frequencia e também a velocidade que para mim seria a mesma coisa que a largura da banda, alguém pode me esclarecer esses valores? E outra coisa, o cabo par trançado cat 6 não seria de 1 Gb? sempre ouvir falar que cat 6 é 1 gb.

largura-da-banda.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De onde veio essa figura? O que ela mostra é que existe uma relação direta  entre a largura de banda dos meios de transmissão e a capacidade de transmissão de dados equivalente, ou seja, para aumentar a velocidade de transmissão é necessário uma maior largura de banda do meio. A transmissão de dados digitais é feita em pulsos e quanto menor a largura do pulso maior a largura de banda necessária para transmiti-lo. A velocidade da figura seria a máxima para a tecnologia atual, o Gigabit foi normalizado em 1 Gbit/s para aplicação comercial, em modo experimental poderia chegar a 2,5 Gbit/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tava no material da faculdade sem mencionar que pesquisando no google você acha ela em vários sites facinho, facinho....

Pelo que estou entendendo, sua comparação é igual a de um processador, que também faz a transmissão por pulsos de clock, quanto mais pulsos, mais dados transmitidos, é isso? ainda insisto que pra mim o que o autor da figura chama de largura de banda pra mim é frequencia, que assim, como a do processador, é medida em htz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Largura de banda é a banda de frequências que o meio comporta e é medida em Hz. Rádio AM por exemplo disponibiliza uma largura de banda de 10 kHz para cada emissora. Porém por características dessa modulação a largura do sinal máximo é de 5kHz. Por isso que a música fica ruim, ela não tem as frequências altas que correspondem aos sons agudos. Já FM tem largura de 15 kHz, o som fica muito melhor. Os pulsos são como o clock do processador, mas os pulsos também correspondem a uma soma de senóides (séries de Fourier) e quanto mais curto o pulso mais largura de banda ele tem, daí precisa de uma largura de banda maior para ser transmitido. No processador ou no PC como as distâncias são muito curtas isso é pouco relevante, mas em transmissão de sinais a distâncias maiores que alguns metros isso é de extrema importância.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...