Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso de GPU e CPU estranho...


Posts recomendados

Então, eu tenho um rx 580 gb da gigabyte e desde que coloquei no pc notei que o desemprenho dela n fica que nem os videos e etc. Já atualizei todos os drivers, já atualizei bios, já fiz um monte de coisa de foruns americanos mas nda resolve, creio q n é a placa pois está nova. Eu notei que jogando ela esta puxando uma quantidade de energia ''baixa'', n passa de 120w, e vi num forum aqui, que um rx 580 puxada 234w. Não sei se tem a ver, mas é algo que notei. Não tenho problema com temperaturas, incompatibilidade, nda disso...

O uso da CPU fica em torno de 40 a 60%, as vezes 70%, bem raro. E minha GPU fica oscilando muitooooo, muito mesmo, 100%, dai vai pra 0%, volta, 30%, isso toda hora.
 minha config: AMD FX-8320E
8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 669MHz (9-9-9-24)

Gigabyte Technology Co. Ltd. GA-78LMT-S2P (Socket M2)

SyncMaster (1920x1080@59Hz)
8192MB ATI Radeon RX 580 Series (Gigabyte)

298GB Seagate ST3320613AS ATA Device (SATA )


image.png.022cd2cf893aa9b5b3d144f32a12ab80.png

 

 

me ajudem por favor! estou com um pc que sempre sonhei desde 2009, mas infelizmente não está com o desempenho certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Em qual(is) jogos ocorre esse problema?

Qual o preset grafico que utiliza?

todos basicamente. jogo muito pubg, fortnite, cs. fortnite ( o que eu mais jogo ) eu deixo apenas distancia da visão, textura e efeitos no maximo, o resto tudo no muito baixo. Jogo em 1920x1080. Eu acabei de ver que a versão da bios da minha rx 580 é a f60, e no site tem umas versões f 81, f91 e fy1. Não sei qual devo tentar atualizar ou se atualizando, mudará algo. @felipecardoso9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este CPU com esta VGA tão ok.

Pode ser problema de gerenciamento de energia desta placa-mãe (VRM), caindo os clocks do CPU e derrubando a performance global da máquina (GPU fica ociosa e cai o clocks dela tmb).

 

Outra possibilidade aí é este HD estar abrindo o bico, 320GB, não deve nem ser SATA2 ainda. Se o HD demora a responder cai a performance global da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Ryan Benevento disse:

Quase certeza que é gargalo, porque esse processador é "fraco" para aguentar uma RX 580

Eu estava usando um fx-6100 antes desse e a diferença de desempenho foi quase nada. Eu formatei o pc dps que troquei de processador e também atualizei a bios da placa-mãe.

adicionado 1 minuto depois @Ryan Benevento
3 minutos atrás, Phoenyx disse:

Este CPU com esta VGA tão ok.

Pode ser problema de gerenciamento de energia desta placa-mãe (VRM), caindo os clocks do CPU e derrubando a performance global da máquina (GPU fica ociosa e cai o clocks dela tmb).

 

Outra possibilidade aí é este HD estar abrindo o bico, 320GB, não deve nem ser SATA2 ainda. Se o HD demora a responder cai a performance global da máquina.

Entendi, como faço para alterar ou ver esse gerenciamento? pela BIOS da placa-mãe? e meus clocks caem muito também. @Phoenyx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Enzo LaTorres Primeiro eu testaria este HD. Passa o HDTune, vai em scan e passa o scan completo. Veja a área SMART tmb, olhe se não tem nenhum sinal de alerta ali. Qualquer coisa posta screen aqui.

 

Quanto ao gerenciamento de energia, o problema é que a sua placa foi adaptada para os FX, placa pra FX mesmo são as 970A e 990A. Não tem muito o que fazer neste caso, o que você pode tentar é desativar speedstep (pra processadores FX tem outro nome) , mas em suma, tem uma função aí que fica gerenciando o clock e tensão. No Windows você tmb pode desativar aquele esquema de desempenho mínimo do processador lá em configurações de energia, geralmente tá em 10%, coloca em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Enzo LaTorres Primeiro eu testaria este HD. Passa o HDTune, vai em scan e passa o scan completo. Veja a área SMART tmb, olhe se não tem nenhum sinal de alerta ali. Qualquer coisa posta screen aqui.

 

Quanto ao gerenciamento de energia, o problema é que a sua placa foi adaptada para os FX, placa pra FX mesmo são as 970A e 990A. Não tem muito o que fazer neste caso, o que você pode tentar é desativar speedstep (pra processadores FX tem outro nome) , mas em suma, tem uma função aí que fica gerenciando o clock e tensão. No Windows você tmb pode desativar aquele esquema de desempenho mínimo do processador lá em configurações de energia, geralmente tá em 10%, coloca em 100%.

show! vou fazer isso tudo agora e já posto os resutlados aqui! @Phoenyx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Então cara, eu fiz o que você falou do HD:

 

 hdtune2.PNG.0a9140a22106d47ad67b4a70689ca703.PNG

hdtune.PNG.484f421093e75d9b5605228bf9ecfd57.PNG

 

Esse speedstep chama-se cool'n'quit na AMD (dei uma pesquisada), ele n interfere no desempenho, mas de qualquer forma eu desativei. E a configuração feita no windows também, está tudo a 100% no modo de alto desempenho. 
Eu ainda acho muito estranho esse baixo consumo de energia da minha GPU, uma tabela que vi aqui mesmo, uma rx 580 de 8gb da sapphire, consumia 230w e a minha n passa de 115w. Mas como eu disse, não sei se isso tem alguma coisa a ver...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...