Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo com Stutering


Posts recomendados

Boa noite.

 

Eu comprei um PC na Terabyte com essa configuração:

 

CPU: Processador AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz / 3.9GHz Max Turbo YD2600BBAFBOX R2L Six Core 19MB Cooler Wraith 

 

GPU: Placa de Vídeo MSI GeForce GTX 1060 IGAMER 6GB OC GDDR5 PCI-EXP 912-V809-2463

 

placa-mãe:  Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 AM4

 

RAM: MEMORIA CRUCIAL BALLISTIX 8GB (1X8) 2400MHZ DDR4 BRANCO (1 pente)

 

HD: Toshiba DT01ACA100 1TB 7200RPM SATA III CACHE 3.5

 

Fonte: Gamemax GM500 500W 80 Plus Bronze PFC Ativo

 

Gabinete: Bluecase BG-009B c/janela BG009BG Led RGB Preto S/fonte

 

Nos primeiros dias de uso eu tive problemas com desligamentos e reboots quando estava jogando jogos como 7 days to die e Space engineers.

Com algumas pesquisas descobri que estava ocorrendo um erro chamado kernel power 41. Tentei algumas soluções e por sorte parou de reiniciar.

porém, os stutterings continuam a me perseguir. Mesmo jogando 7 days to die COM TUDO NO MÉDIO ou até em LOW eu continuo tendo stuttering.

No Ark Survival o stuttering é um pouco menor mais ainda sim ocorre. No Space Engineers também da pra ver as "engasgadas" que o PC dá.

 

Obs: enquanto eu jogava 7 days to die eu abria o gerenciado do windows para verificar se não estava no limite de RAM. Mas o máximo que chegava era 80% de uso. Na maioria do tempo ficava em 78%

 

Foi então que eu resolvi fazer o teste no FurMark. Tive uma surpresa: aos 3min:55seg a minha GPU estava nos 70°c e tive que parar o teste. Isso porque rodei o teste com 0x de antialising.

 

Logo abaixo eu anexei uma foto da curva de aquecimento da minha GPU.

 

Por favor, vocês poderiam me sugerir algumas soluções? Ou então se for problema de hardware da GPU me avisem porque eu já estou com o procedimento de garantia aberto e se for o caso eu mando pra eles se virarem com essa bomba.

 

Muito obrigado.

 

Rodrigo.

Image-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

70ªC tá normal pra placa de vídeo no Furmark, deve passar disso aliás. Tá ok a temperatura.

Você tem que ver como tá o uso do CPU e GPU in game, sabe aquelas configurações do MSI Afterburner que aparecem nos videos mostrando fps e etc, pois então...

 

Pode ser cabo PCIE de energia mal afixado na placa de vídeo, pode ser um monte de coisas aí. Faz o que falei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Phoenyx disse:

@r0jao E os clocks meu filho? Além do uso a gente precisa saber os clocks, configura direito o Afterburner aí. 

Seria bom configurar o uso de memória tmb, tanto do sistema quanto da VGA.

Falha minha amigo!

Aí vai:

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

adicionado 3 minutos depois

Agora que eu me toquei que o clock de memória dessa GPU era pra ser 8008 segundo informações do site.

 

clock memória.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Phoenyx disse:

Cara, no jogo tá bem constante os clocks do GPU, uso decente ficando perto dos 100%, só cai quando você usa o benchmark? Qual o framerate aí? Deve ser alto por estar em resolução HD.

Não cara. O fps cai independente de eu estar usando outro programa junto.

No 7 days to die ele fica nos 60 porque liguei o v-sync... mas do nada ele bate 14 -38 e volta pro 60.

São "engasgadas" que o PC dá sem um motivo aparente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os drivers atualizados? (VGA, Chipset, etc)

Baixa os drivers diretamente do fabricante do chip, ou seja, site da nVidia e site da AMD neste caso em específico.

 

Quanto ao clock, normal. DDR é multiplicado por 2, o clock real é este mesmo.

 

Essas engasgadas tmb podem ser de alguma textura sendo puxada do HD e aí o sistema todo fica em espera. Repara se o HD tá tendo acesso intermitente nestas engasgadas. Quando puder colocar um SSD aí será bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

Todos os drivers atualizados? (VGA, Chipset, etc)

Baixa os drivers diretamente do fabricante do chip, ou seja, site da nVidia e site da AMD neste caso em específico.

 

Quanto ao clock, normal. DDR é multiplicado por 2, o clock real é este mesmo.

 

Essas engasgadas tmb podem ser de alguma textura sendo puxada do HD e aí o sistema todo fica em espera. Repara se o HD tá tendo acesso intermitente nestas engasgadas. Quando puder colocar um SSD aí será bem vindo.

Cara eu vivo batendo 100% de uso no HD. Mas quando jogo ele fica estagnado nos 17%.

Como eu poderia saber se está havendo acesso intermitente?

adicionado 1 minuto depois

Quanto aos drivers: está tudo ok. Eu levei em um cara de confiança que tambem tem um processador AMD e ele instalou todos os drivers pra mim. O único que não foi diretamente foi o da GPU que eu uso o gforce experience!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Phoenyx disse:

@r0jao Olhou pro lado, na luz do HD no gabinete, se ela estiver estática, acesa, sem piscar, é porque tá intermitente.

A luz fica piscando toda a hora.

adicionado 2 minutos depois

Obs: esse HD faz um ruido considerável. 

adicionado 7 minutos depois

Bem parecido com esse!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 15/08/2018 às 16:37, Phoenyx disse:

@r0jao Não precisa trocar a fonte. Coloca o sistema, programas e jogos que mais acessa.

No ML você pega 240GB deste Kingston aí, zero bala e frete free, por 250 reais.

Fiz como foi sugerido: comprei um SSD Kingston a400 120gb.

Instalei o sistema e um jogo nele. Embora o stuttering tenha melhorado muito, continua dando umas engasgadas. Não está como antes a ponto de estragar a jogabilidade... mas mesmo assim não está liso! 

Estou começando a me questionar se não seria o fato de combinar um processador AMD e uma Placa de vídeo da NVidia! 

 

Estou aberto a mais sugestões! Qualquer que seja! :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@r0jao Não tem nada a ver com AMD e nVidia.

Eu instalaria os drivers do chipset direto da AMD.

Eu baixei os drivers direto do site sem qualquer programa intermediário! 

Eu baixei da site da gigabyte (minha placa-mãe).

 

adicionado 0 minutos depois

Porque quando eu fui procurar no site da AMD ele estava me forçando a baixar um programa junto! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@r0jao AMD é quem fabrica o chipset, assim como a Realtek é quem fabrica seu chip ethernet gigabit e codec de audio.

Nem sempre o integrador (fabricante da placa-mãe) atualiza os drivers no site.

 

Mas no caso da Giga e ASUS em placas recentes isto não é tão problemático, saiu driver novo da Realtek por exemplo e eles estão atualizando suas páginas em alguns dias.

 

Não sei como tentar te ajudar mais, espere por mais usuários do fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Phoenyx disse:

@r0jao AMD é quem fabrica o chipset, assim como a Realtek é quem fabrica seu chip ethernet gigabit e codec de audio.

Nem sempre o integrador (fabricante da placa-mãe) atualiza os drivers no site.

 

Mas no caso da Giga e ASUS em placas recentes isto não é tão problemático, saiu driver novo da Realtek por exemplo e eles estão atualizando suas páginas em alguns dias.

 

Não sei como tentar te ajudar mais, espere por mais usuários do fórum.

Vou tentar baixar direto da AMD! 

Muito obrigado por toda sua ajuda cara! Já melhorou muito! 

O único motivo pelo qual eu não vou desistir é porque ninguém paga cAro num pc gamer pra depois ficar com engasgos! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não vejo mais motivos para sua máquina engasgar. Full HD, CPU ok, VGA perfeita pra high e ultra, mesmo no ARK que é CPU bound era pra estar tranquilo. Não tem superaquecimento nem nada. Só me vem a cabeça algum erro na montagem ou instalação do sistema/drivers, ainda mais com o jogo no SSD.   =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu não vejo mais motivos para sua máquina engasgar. Full HD, CPU ok, VGA perfeita pra high e ultra, mesmo no ARK que é CPU bound era pra estar tranquilo. Não tem superaquecimento nem nada. Só me vem a cabeça algum erro na montagem ou instalação do sistema/drivers, ainda mais com o jogo no SSD.   =/

Então cara, como eu poderia dar uma olhada no pc pra ver se tem erro de montagem? 

Eu só instalei driver de chipset e placa de vídeo! Nenhum mais! Será que está faltando algum? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2018 às 21:46, Phoenyx disse:

Eu não vejo mais motivos para sua máquina engasgar. Full HD, CPU ok, VGA perfeita pra high e ultra, mesmo no ARK que é CPU bound era pra estar tranquilo. Não tem superaquecimento nem nada. Só me vem a cabeça algum erro na montagem ou instalação do sistema/drivers, ainda mais com o jogo no SSD.   =/

Fui jogar Need for Speed Payback e o jogo fechou sozinho. Tirei um print. Está anexo a esse post.

As temperaturas passando dos 80. Isso é normal?

 

Ao jogar Far Cry não tive problemas.

Testei tambem o Planet Coaster com um pouco de stuttering.

 

nfs.jpg

adicionado 23 minutos depois

Aqui um print do Far Cry

far_cry.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

configuração excelente, não pode tirar por base o windows 10, ele é meio bichado, mas por ironia do destino é o melhor sistema operacional. 
Não tem jeito mano, hj em dia, pc pra jogo tem que usar SSD. Compra um SSD de 240gb, instala o sistema e os jogos que você usa nele, e vai melhorar 400% esse suposto "gargalo". Se quiser mais folga ainda, aumenta pra 16gb de ram e acabou meu filho, vai rodar até capuccino esse pc seu, fazer viagem até marte sossegado.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação as temperaturas, essa aberração ocorreu somente com o Need for Speed. Nos outros jogos o processador ficar normal. 

 

Vou testar com outros jogos e postar os prints aqui.

 

45 minutos atrás, bob_lino disse:

configuração excelente, não pode tirar por base o windows 10, ele é meio bichado, mas por ironia do destino é o melhor sistema operacional. 
Não tem jeito mano, hj em dia, pc pra jogo tem que usar SSD. Compra um SSD de 240gb, instala o sistema e os jogos que você usa nele, e vai melhorar 400% esse suposto "gargalo". Se quiser mais folga ainda, aumenta pra 16gb de ram e acabou meu filho, vai rodar até capuccino esse pc seu, fazer viagem até marte sossegado.

 

 

Então cara, eu já tenho um SSD. Coloquei o sistema e os jogos que eu utilizo mais. Mas mesmo assim continua tendo stuttering.

Vou adicionar mais 4gb de RAM pra ver se ajuda. Vou por mesma marca e modelo só o tamanho vai ser diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...