Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PIC perceber trisb e portb


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Estou estudanto PIC e tenho a seguinte duvída:

movlw	H'FF'
movwf	TRISB	; Tenho todo o TRISB como entrada
 
movlw	H'FF'
movwf	PORTB	; Vou ter todos os pinos do portb em nível alto

Resumindo, estou a definir todo o PORTB como entrada e todos os pinos vão começar com nível alto. Esta definição do nível alto das entradas é em função do tipo de ligação que tiver em cada pino. Por exemplo, se no RB0 ligar um botão, terei que ligar em pull-up. Quando accionar o botão ele entrega nível baixa na entrada RB0, é isso?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilovepic ,

 

Não posso te falar quanto ao código, mas sim para o conceito envolvido.

 

Alguns pinos dos Pics possuem um resistor interno ligado ao VCC, que pode ser acionados no software.

 

Quando você configura um pino como entrada, ele normalmente fica como entrada de alta impedância, sem nível definido.

 

Quando acionamos esse resistor interno, é a mesma coisa que se você ligasse por fora um resistor de 47K ao VCC, ou seja, o nível dessa entrada em repouso será 1 lógico. Isso que é chamado de pull-up.

 

Assim, podemos ligar por exemplo um botão ou um sensor de fim de curso nesse pino e o outro terminal ligamos no GND.

 

Quando acionamos esse botão, o nivel lógico na entrada vai para 0.

 

Lembro aqui que nem todo pino de um port possui esse resistor de pull-up. Tem de ver no Datasheet ok ?

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@ilovepic ,

 

Não posso te falar quanto ao código, mas sim para o conceito envolvido.

 

Alguns pinos dos Pics possuem um resistor interno ligado ao VCC, que pode ser acionados no software.

 

Quando você configura um pino como entrada, ele normalmente fica como entrada de alta impedância, sem nível definido.

 

Quando acionamos esse resistor interno, é a mesma coisa que se você ligasse por fora um resistor de 47K ao VCC, ou seja, o nível dessa entrada em repouso será 1 lógico. Isso que é chamado de pull-up.

 

Assim, podemos ligar por exemplo um botão ou um sensor de fim de curso nesse pino e o outro terminal ligamos no GND.

 

Quando acionamos esse botão, o nivel lógico na entrada vai para 0.

 

Lembro aqui que nem todo pino de um port possui esse resistor de pull-up. Tem de ver no Datasheet ok ?

 

Paulo

 

Sendo assim:

Citação

Quando acionamos esse botão, o nivel lógico na entrada vai para 0.

Por isso que não queimamos o PIC. Como tem a resistência no interior do PIC podemos dar GND em um pino que tem +5VDC sem problema. Isso estava me deixando bugado!

 

Citação

Lembro aqui que nem todo pino de um port possui esse resistor de pull-up. Tem de ver no Datasheet ok ?

Onde posso ver isso no datasheet. No caso é o datasheet do PIC16F84A (http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/35007b.pdf

 

Resumindo. TRISX para configurar entrada ou saída e PORTX para decidir que tipo de montagem vou ter! Simples assim, certo?

 

Valeu

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ilovepic ,

 

Veja isto na datasheet , a observação que tem no Port B dizendo que pode ser programado com internal weak pull up em todas as entradas :

 

5b742e1aa19b6_CapturadeTela2018-08-15s10_35_16.thumb.png.6f91c69d8fe553260f7c24ef968816fe.png

 

Outros modelos  podem ter weak pull up somente em alguns pinos de uma ou mais portas.

 

Sobre  como programar, eu não posso te dizer nada, só sei nos Avrs ...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...