Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FX8320E Qual temperatura ideal?


Cabruske

Posts recomendados

Tenho uma duvida um pouco boba, mas queria saber qual a temperatura ideal pra esse tipo de processador? Troquei de gabinete (o antigo era pequeno e apertado) recentemente e estou fazendo algumas medições nele e ainda tô com a sensação de que tá batendo alto. Tô usando atualmente este gabinete aqui: https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pcyes-samurai-preto-vermelho-samptovm3fca 

 

Ele possui 2 coolers frontais e um na parte de trás. A fonte é alocada em baixo e montei com o cooler para baixo também.

Deixei o "tampão" que ele possui em cima aberto pra aumentar um pouco a ventilação.

 

Ele está batendo 50 graus no momento que ligo, 60 graus quando utilizo vários programas ao mesmo tempo (vídeos em HD + pacote Adobe aberto + várias abas de internet) e quando jogo ainda não medi mas acredito que esteja acima de 60 por conta do barulho.  Essas temperaturas estão normais? Tem algo que eu possa fazer?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo as do Especificações FX-8320E, o limite do mesmo é de 70.5ºC. Eu recomendo você baixar o AMD Overdrive e verificar a margem térmica, monitore durante a jogatina com o software MSI Afterburner, procure por tutoriais no youtube de como configurar este programa para você conseguir monitorar caso tenha alguma dificuldade com isso. Caso esteja com uma temperatura muito elevada você pode trocar a pasta térmica (caso não tenha feito recentemente) e também adquirir um cooler melhor do que o original.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata No caso, este que estou utilizando ainda está com o cooler do original, será que rola substituir por outro? Se sim, qual recomenda? Já estou usando o Afterburner pra medir a temperatura, mas vou baixar o Overdrive hoje e dar uma estudada. Quanto a pasta térmica, qual pasta recomenda?

adicionado 1 minuto depois

@Kleber Peters Eu fiquei meio preocupado porque no momento que ele passa dos 65º parece que eu liguei um motor de avião no quarto haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Cabruske disse:

Eu fiquei meio preocupado porque no momento que ele passa dos 65º parece que eu liguei um motor de avião no quarto haha

Bom, coolers podem ser barulhentos quando operando em rotação máxima. O mesmo acontece com meu i5. Se a temperatura chega nos 60º o cooler acelera, ai parece um Lycoming O-360 em funcionamento. 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o barulho estiver incomodando, talvez compense pegar um cooler melhor, com maior capacidade de dissipação. Normalmente os coolers servem em vários sockets. Se já tem um upgrade em mente, pegue um cooler que possa servir no futuro socket. Não sei se os Wraith servem no FX. Um Gammaxx 400 deve resolver seu problema. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cabruske disse:

 

Ele está batendo 50 graus no momento que ligo, 60 graus quando utilizo vários programas ao mesmo tempo (vídeos em HD + pacote Adobe aberto + várias abas de internet) e quando jogo ainda não medi mas acredito que esteja acima de 60 por conta do barulho.  Essas temperaturas estão normais? Tem algo que eu possa fazer?

 

 

 

Acho a temperatura alta quando voce o liga, 50 graus ? o FX8350 que é mais esquentadinho, em idle fica pelos 38 graus e em game com tudo no alto bate os 55 a 60 graus, digo isso do meu, sendo a temperatura ambiente aqui de 36 graus dentro de casa e 43º na rua (Verão aqui kk).. se voce tiver usando o cooler box, o aviao a jacto kkkkk, sugiro que o troque kkk ele nao dá conta do fx nao kkk, eu troquei o meu e agora é paraiso kk,, haaa use uma boa pasta termica tipo Mx4 ou cooler master masterGel maker

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters Seria legal pegar um que funcionasse tanto pra ele quanto pra um próximo (tipo um Ryzen da vida) já que pretendo fazer um upgrade em breve. Qual me recomenda nesse caso?

 

@aeonflux513 Pois é, ele tá rodando em temperaturas altas nos games também (e olha que eu jogo tudo no low settings no CSGO/DOTA). Aqui é meio quente também, faz uma média de 30º. Tô tendo certeza que o cooler box não dá conta dele viu kkkk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, aeonflux513 disse:

@Cabruske  Fique com a lateral do gabinete aberta  e veja se muda alguma coisa, esqueci de mencionar que o meu gabinete esta de lateral aberta se nao fosse isso as temp estariam mais altas... um bom air cooler pra fx é o Hyper 212X da cooler master

 

Ele tá com um preço bem legal aqui na Kabum, acabei de olhar. Sabe me dizer se o Hyper 212X é compatível com a série Ryzen também? Ou compensa arrumar um Watercooler tipo esses aqui? 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-872989001-water-cooler-master-liquid-120-p-intel-amd-2011-v3-ou-1151-_JM

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-835883775-watercooler-masterliquid-pro-120mm-amd-e-intel-12x-sem-juros-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estiver passando dos 65ºC ainda é aceitável, e se tem em mente fazer upgrade para Ryzen eu recomendo apenas trocar a pasta térmica pois os Ryzen com o cooler box já rodam com uma temperatura bastante segura. O meu FX 6300 (que deve ser bem mais frio que o seu) estava quase chegando as 70ºC com cooler box (também moro numa região bastante quente) e assim como o seu fazia muito barulho quando estava próximo dessa temperatura, eu troquei a pasta térmica e a temperatura não diminuiu muito (diminuiu uns 4~5), mas creio que o cooler passou a trabalhar menos para manter a temperatura diminuindo consideravelmente o barulho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diogoprata Eu gostaria de manter ele na casa dos 60º ou menos, acho que trocando a pasta térmica apenas não conseguirei segurar a onda nessa turbina de avião. Um amigo meu me indicou um Cooler da CoolerMaster que vai sair por menos de 200 reais, acho que vou fazer a troca dele e da pasta térmica. 

 

@Wencell Alves Sim, parece que eu tô numa nave. KKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...