Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

transferência so do hd para o ssd


Posts recomendados

Sugiro clonar o HD no SSD. Existem ferramentas que fazem esse tipo de trabalho, eu conheço o CloneZilla é um pouco mais complexo porém mais confiável pois a cópia é feita bit a bit. Caso prefira facilidade de uso tem o Macrium que é tranquilo de usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá CLOVIS VIEIRA,

 

Migrar Windows 10 a partir de HDD para SSD é algo que pode ser feito com várias ferramentas, mas uma que é muito confiável é conhecida como EaseUS. Eles oferecem um período de avaliação para que você possa usá-lo apenas para essa migração e, em depois desinstalá-lo:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, boa tarde caros amigos, venho aproveitar o tópico do amigo pois estou muito interessado em adquirir um SSD pois encontrei um Kingston A400 de 240GB por um preço bacana. Pois bem, eu não queria ter que formatar pois tenho uns programas no meu HD atual com trabalhos que realizei e se eu desinstalar vou perder o que já foi feito e estes programas não tenho interesse em transferir para o SSD nem os arquivos pois tem muita tranqueirada. E queria saber o que é esse lance de Raid, é necessário para o funcionamento ?

Eu gostaria de saber também se eu colocar o SSD e instalar o SO nele, o que vai acontecer com os programas que eu tinha no HD, vão abrir normalmente ? E o SO que eu tinha no HD ? Não vai dar B.O. (problema kkk)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, diogoprata disse:

Olá, boa tarde caros amigos, venho aproveitar o tópico do amigo pois estou muito interessado em adquirir um SSD pois encontrei um Kingston A400 de 240GB por um preço bacana. Pois bem, eu não queria ter que formatar pois tenho uns programas no meu HD atual com trabalhos que realizei e se eu desinstalar vou perder o que já foi feito e estes programas não tenho interesse em transferir para o SSD nem os arquivos pois tem muita tranqueirada. E queria saber o que é esse lance de Raid, é necessário para o funcionamento ?

Eu gostaria de saber também se eu colocar o SSD e instalar o SO nele, o que vai acontecer com os programas que eu tinha no HD, vão abrir normalmente ? E o SO que eu tinha no HD ? Não vai dar B.O. (problema kkk)?

 

 

Olá diogoprata,

 

Bem, sobre a primeira pergunta sobre o RAID ... RAID é uma sigla em inglês para Redundant Array of Inexpensive Disks. Em tradução direta, o termo quer dizer algo como Matriz Redundante de Discos Independentes. Basicamente, uma configuração RAID faz com que os discos rígidos ajam como se fossem apenas um e de lá, existem diferentes tipos de RAID, 0, 1, 5 , 10, etc (fracionamento, espelhamento, com paridade, sem paridade...) Segue o link da Wiki para mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

 

Então a segunda pergunta, eu duvido que os programas instalados no primeiro HDD podem ser abertos a partir do SSD, tudo pode ser visível, mas a  maneira que a informação é lida em uma unidade secundária é diferente do que se você estivesse usando seu secundário como unidade principal, existem chaves de registro e arquivos de instalação que precisam apontar ou instruir o SO sobre o que abrir e, como esses registros foram criados em outro sistema diferente, acho muito difícil de fazer. Seria uma questão de tentar primeiro e se não funcionar, reinstalar seus aplicativos, não importa se você instalar em uma unidade secundária como um pendrive ou HDD externo, mas você precisa concluir a instalação desde a unidade que contém o sistema operacional.

 

Não há problemas em abrir arquivos, imagens ou vídeos de uma unidade que costumava ser sua primeira unidade de inicialização, é apenas com as aplicações o problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo faça a clonagem do seu HD antigo para o SSD, desde que tenha espaço suficiente, naturalmente.

 

A Samsung se não me engano tem um software que acompanha seus SSDs que funciona como clonagem, mas nunca usei. Eu geralmente quando me pedem para trocar de HD para SSD, para não ter que instalar do zero tudo eu só clono com o Acronis True Image. O "problema" é que o software é pago, eu tenho uma licença, mas se no seu caso for usar só 1 vez, não compensa comprar.

 

Porém o mais certo seria instalar no SSD o Windows do zero, colocando drivers atualizados e tudo mais, e depois ligar o HD e deixá-lo como armazenamento de arquivos apenas, deixe o SSD para o Windows e seus programas/jogos (uso assim aqui, SSDs em RAID-0 para o Windows, meus programas e meus jogos e os HDs mecânicos para armazenamento de downloads e arquivos que crio no dia  a dia).

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, simforoso disse:

Amigo faça a clonagem do seu HD antigo para o SSD, desde que tenha espaço suficiente, naturalmente.

Meu HDD atualmente é particionado, teria como clonar apenas a partição onde se encontra o sistema operacional ? Pois meu HD é de 500GB mas tem 2 partições de 240GB aproximadamente e o sistema está em um deles obviamente.

@seagatesurfer Quanto ao raid é recomendável fazer?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, diogoprata disse:

Meu HDD atualmente é particionado, teria como clonar apenas a partição onde se encontra o sistema operacional ? Pois meu HD é de 500GB mas tem 2 partições de 240GB aproximadamente e o sistema está em um deles obviamente.

@seagatesurfer Quanto ao raid é recomendável fazer?

 

Os programas de clonagem que conheço copiam todo o disco, não tem como copiar apenas uma partição (imagino eu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, diogoprata disse:

Meu HDD atualmente é particionado, teria como clonar apenas a partição onde se encontra o sistema operacional ? Pois meu HD é de 500GB mas tem 2 partições de 240GB aproximadamente e o sistema está em um deles obviamente.

@seagatesurfer Quanto ao raid é recomendável fazer?

 

 

Eu faria apenas se os recursos oferecidos fossem necessários e trouxesse valor, caso contrário, eu evitaria o incômodo: https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID#Vantagens

 

Vantagens:

  1. Ganho de desempenho no acesso.
  2. Redundância em caso de falha em um dos discos.
  3. Uso múltiplo de várias unidades de discos.
  4. Facilidade em recuperação de conteúdo perdido.
  5. Aumento de segurança.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...