Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
ilovepic

PIC Segmentos de display 16*2 ficam com fundo negro

Recommended Posts

Olá a todos,

Estou seguinte este vídeo do Wagner Rambo: https://www.youtube.com/watch?v=RNadPhRYkX8

Consigo com que apareça a mensagem no display. Mas o display fica com todos os quadros (16 na linha 1 e 16 na linha 2) pretos! Não são totalmente pretos, pois é possível ver o que escrevi lá! Mas fica preto, a imagem não fica limpa conforme o vídeo! Acontece outra coisa interessante. Se olhar para o display de lado já consigo ver uma imagem limpa, sem os quadrados pretos.

Como não tenho camera de fotografar vou tentar explicar através desta image (https://meetarduino.files.wordpress.com/2012/06/img_0264.jpg) Fica igual a essa imagem. Mas consigo ver as letras do que escrevo no ecra.

Penso que tenha alguma coisa haver com a alimentação do display. O display é o rc1602b-ghy-csxd (http://skory.gylcomp.hu/alkatresz/16x2_lcd_rc1602b-ghy-csxd.pdf)

O que poderei estar a fazer de errado?

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@ilovepic ,

Bem, eu não ví o trimpot de ajuste de contraste .... a falta dele pode ser o responsável por isto.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Resolvido!

Onde posso encontrar artigo sobre como configurar/utilizar um display de 16*2 com pic16f? Mas que funcionem, pois estou tendo muito problemas com o código.

Na parte de ligar o display percebo para que serve cada pino, mas a importação de lcd.h e fazer o projecto no Mplab tenho bastante dificuldade!

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

@ilovepic ,

Bom... existem bibliotecas genéricas, que servem para vários tipos de displays e até mesmo ligações diferentes.

Por exemplo, esse seu display pode funcionar com 8 ou com apenas 4 bits de dados ligados, e os pinos de controle podem ser com o R/W ligado diretamente ao GND ou ligado ao microcontrolador.

Também em algumas bibliotecas tem de informar quantos caracteres por linha e quantas linhas, e qual o chipset de seu display ...

Se entender como configurar a biblioteca para a sua ligação física, vai funcionar.

Mas você também pode procurar uma library mais espeçífica ao seu display.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

De momento consigo trabalhar com este display a 8 bits, mas estou a estudar para que funcione a 4 bits.

Valeu pela ajuda!

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais