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IgorRocha

Não consigo abrir sites sem protocolo de segurança

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Bom, de repente uma das minhas redes passou a ter esse bloqueio em sites que não tem protocolo de segurança, impedindo também alguns aplicativos que necessitem de download e troca de informações para funcionar. Desses sites bloqueados, consigo abrir alguns quando digito https:// na frente do link, outros não funcionam nem assim. Por alguns apareceu a tela de login do Mikrotik quando tentava entrar nesses sites e agora só aparece uma tela branca escrito "Loading...". Na solução de problemas do Windows retorna a mensagem: "O Windows recebeu uma mensagem de erro HTTP 403 (Proibido) de www.microsoft.com. Até o antivírus Kaspersky não atualiza devido a esse erro. Não consegui visualizar nenhum bloqueio no winbox do Mikrotik, mas não sei usar ele muito bem. Algum palpite?

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Se você têm IP Público na interface WAN (entrada da internet) da RB e os serviços para acesso estão habilitados (www, winbox, telnet, etc.), pode ser que tenham invadido a mesma e fizeram alterações.

 

Verifique se há scripts sendo executados (que não foi você quem fez), se os DNSs foram alterados, se há algum arquivo estranho em "Files", etc.

 

Desfaça possíveis alterações, atualize o RouterOS para a versão mais recente e troque as senhas de acesso.

 

 

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@ExCeller  Nos "Files" há esses conteúdos da imagem a seguir. É normal? Nao costumo acessar Mikrotik antes desse problema e não sei o que é comum dentro dele. É uma rede comercial.

 

IMG_20180817_131724.jpg

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Estes arquivos parecem ser os padrões do sistema. Verifique em IP > DNS se os mesmos não foram alterados e limpe o Cache > Flush Cache. Verifique também em System > Scripts se não têm scripts que não reconheça.

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Exatamente. O sistema da RB foi comprometido por uma invasão. 

 

Vá em system > scheduler e inicialmente desative o agendamento deste script (depois pode deletar junto com o script.

 

O ideal seria formatar esta RB (Netinstall) e começar tudo do zero (com sistema atualizado), pois podem ter feito várias alterações comprometendo a segurança dos dados trafegados através dela. Se não souber fazer isso, contate quem configurou a mesma.

 

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Pode estar sendo executado remotamente (foi executado pela última vez em 06/08/18). Delete o script.

Se não reconhece estes outros scheduler, desative-os inicialmente.

 

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Como eu disse acima, outras alterações podem ter sido feitas (Webproxy parece estar habilitado) "bagunçando" o sistema. Só alguém verificando todas as configurações para constatar o que foi alterado, que esteja interferindo na navegação. Mikrotik não é um simples roteador e requer algum conhecimento para manuseá-lo.

 

Sugiro entrar em contato com alguém para fazer o reset ou Netinstall da RB. Até para garantir a segurança ai na rede.

 

  • Obrigado 1

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