Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Flavia Dutra

Boletim 1.723 – 07/08/2018

Recommended Posts

Boletim 1.723 – 07/08/2018
Boletim 1.723 – 07/08/2018
Editado por Flavia Dutra
Enviado para
Proibido Copiar ou Republicar


Índice

 

1. Brasil possui mais de 118 milhões de telefones celulares com rede 4G

2. WhatsApp anuncia a apresentação de anúncios no Status a partir de 2019

3.AMD criou um novo SoC semi-customizado, trazendo processador Ryzen e placa de vídeo Vega

4. Microsoft registra patente de dispositivo móvel multitela para chamadas de vídeo

5. Intel deve trabalhar com outros fabricantes na produção de chips com menos de 10 nm

 

1. Brasil possui mais de 118 milhões de telefones celulares com rede 4G


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou relatório mostrando que 50,29% ou 118,2 milhões dos telefones celulares ativos no Brasil já utilizam a conectividade 4G.

 

Conforme o estudo, a rede 3G é adotada por 30% dos consumidores brasileiros, enquanto a rede 2G por 11%.

 

Ainda segundo o estudo, nos últimos 12 meses, mais sete milhões de linhas de telefones móveis foram desativadas, sendo 400 mil delas apenas em maio de 2018.

 

Além disso, o documento revela que existem 141 milhões de linhas pré-pagas e 93,1 milhões de clientes pós-pagos.

 

Em relação às operadoras, a Vivo possui 32% do mercado, com 75 milhões de clientes, seguido pela Claro, com 25% ou 59 milhões de consumidores. A Tim ocupa a terceira posição, com 24% de participação no mercado e 56 milhões de usuários. Já a Oi tem 16% do setor de telefonia móvel e 38 milhões de clientes.

 

A rede 4G começou a ser usada no Brasil em 2013 e atualmente cobre 4.071 municípios do país, alcançando 94% da população. A previsão da Anatel é que a nova rede 5G seja implementada no mercado brasileiro no ano de 2020.

 

2. WhatsApp anuncia a apresentação de anúncios no Status a partir de 2019

 

Executivos do WhatsApp informaram que o aplicativo passará a apresentar propagandas na sua ferramenta Status, a partir de 2019, porém os detalhes sobre a venda do espaço publicitário não foram revelados.

 

De acordo com Matt Idema, diretor de operações da empresa, a ideia funciona satisfatoriamente no Instagram, com a utilização pelos anunciantes do Gerenciador de Anúncios do Facebook e a Audience Network para publicar as propagandas na rede social.

 

Além disso, o WhatsApp revelou diversas novidades para a edição especial para empresas, o WhatsApp Business, como o envio de informações automáticas através do mensageiro e a possibilidade de companhias de médio e grande porte usarem botões do aplicativo em seus sites ou mesmo anúncios do Facebook. Ambos os serviços serão pagos, porém a empresa não revelou os preços no Brasil.

 

O WhatsApp Status, criado em 2017, possui mais de 1,5 bilhão de usuários ativos, sendo que 450 milhões deles utilizam o recurso diariamente.

 

3. AMD criou um novo SoC semi-customizado, trazendo processador Ryzen e placa de vídeo Vega

 

A AMD divulgou o desenvolvimento do novo SoC (System-on-a-Chip), incluindo processador Ryzen e placa de vídeo Vega, para computadores e consoles, que será distribuído somente no mercado chinês.

 

O novo SoC possui quatro núcleos Zen de 3.0 GHz, oito threads rodando a 3 GHz, clock de 1.300 MHz, vídeo integrado com 24 unidades computacionais e 8 GiB de memória GDDR5 com interface de 256 bits.

 

Em um comunicado oficial, a AMD disse: "Projetar um SoC para jogos semi-customizados para a Subor representa uma oportunidade empolgante para tornar nossas tecnologias de alto desempenho ainda mais acessíveis na China. O novo SoC é também um ótimo exemplo de nossa estratégia de semi-customizados, onde nós pegamos nossa propriedade intelectual diferenciada e a modificamos para as necessidades específicas de um consumidor para criar um produto que só a AMD pode entregar".

 

Um novo computador para jogos com o novo SoC da AMD foi apresentado no China Joy, evento de jogos e entretenimento digital da Ásia, por meio da empresa fabricante Subor, que lançará o dispositivo no final deste mês.

 

4. Microsoft registra patente de dispositivo móvel multitela para chamadas de vídeo


A Microsoft registrou no USPTO (United States Patent and Trademark Office) a patente intitulada “Chamada de vídeo de três vias em dispositivo multitela articulado”.

 

Conforme o documento da patente, trata-se de um dispositivo de computação móvel de tela múltipla, com foco em chamadas de vídeo. Ele teria dois monitores, um processador e um acelerômetro. Cada monitor viria com uma câmera, permitindo a exibição de imagens transmitidas pela segunda câmera através de um dispositivo remoto.

 

Além disso, o dispositivo possibilitaria que o usuário interagisse de várias maneiras, incluindo a posição vertical.

 

A patente tem valor de US$ 10.015,44, porém não tem previsão de ser implantada em um dispositivo.

 

5. Intel deve trabalhar com outros fabricantes na produção de chips com menos de 10 nm

 

A Intel, que tinha planejado lançar processadores com processo de fabricação de 10 nm em 2016, por causa dos constantes atrasos da arquitetura, anunciou que eles chegarão ao mercado no final de 2019.

 

Com isso, rumores sugerem que a Intel pode adotar soluções de fabricante como TSMC, Global Foudries e Samsung, que atualmente já trabalham com chips de 7 nm.

 

Ainda segundo os rumores, a Intel manterá seus processadores com arquitetura Skylake no mercado e lançará a nona geração Core, baseada em Whiskey Lake, com até oito núcleos, em breve.

 

Empresas como a AMD já anunciaram a produção de chips com processo de fabricação de 5 nm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×