Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Kali Linux não fica em tela cheia no Virtual Box


Visitante
Ir à solução Resolvido por f_neto,

Posts recomendados

Olá. Instalei o Kali Linux no Virtual Box e, para minha surpresa, essa distro não fica em tela cheia, tal como o Linux Mint LMDE II e Fedora.

Já procurei por diversos tutoriais e não encontrei nenhuma resposta q resolvesse o problema

Inda não experimentei instalar o Kali no VMWare

Outro ponto: Usei uma imagem iso normal p a instalação (64 bits) e não a iso própria para o Virtual Box ou VMWare, té porque pelo q vi nas pesquisas para resolver esse problema foi dito q um usuário fez esse procedimento e continuou com o mesmo problema

Inda sou meio iniciante no Linux, logo não é preciso dizer q o Kali OS não é p iniciantes :)

Se alguém puder dar uma dica d como resolver o problema agradeço  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Informe se voce usa Windows ou Linux.

Se for Linux tem que adicionar o Adicionais para Convidado, mas antes tem que adicionar o repositório do Kali.
Veja estes dois links abaixo:
https://pt.linkedin.com/pulse/dica-resolução-do-kali-linux-virtualbox-andré-milke
https://tribo.tecnicasdeinvasao.com/t/como-deixar-a-tela-do-kali-linux-em-wide-screen-virtual-box/2605

 

No Windows nunca testei mas creio que também deva instalar o Extension Pack
https://www.oracle.com/technetwork/server-storage/virtualbox/downloads/index.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Olá. Uso Windows. Segui os passos do primeiro link q você passou, mas após dar um reboot se inicia um processo bastante demorado antes do Kali reiniciar. Isso é normal. É preciso mesmo esperar encerrar esse longo processo?

Quanto a Extension Pack instalei mas não resolveu o problema :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Tem as opções Alterar para o Fator Escalonamento e Fator Escalonamento (100%, 125%, 150%... etc...) Mas nessa segunda opção té resolve em partes. O problema é q a resolução da tela é alterada.

Para a instalação do Extension Pack é só baixar e executar? 

Obs: Removi a instalação q tinha do Kali e instalei novamente o OS agora há pouco

A resolução da tela está definida para 1024 x 780, enquanto q meu monitor seria 1920 x 1080

adicionado 20 minutos depois

Se a questão de Escalonar são essas mesmas q mencionei isso já estava disponível antes de instalar o Extension Pack

Obs: Não tem como redimensionar a resolução para essa do meu monitor?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá no Gerenciador de Dispositivos e veja em Adaptadores de Vídeo qual é sua placa de vídeo.
Pressione as teclas Windows + r e digite devmgmt.msc 

adicionado 2 minutos depois

Devido ao horário não posso instalar o Kali, mas amanhã de tarde vou instalar ele no VirtualBox e depois das 18hs coloco aqui o que foi possível testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, f_neto disse:

Verifique os drivers da sua placa de vídeo, ela é on-board ou off-board?

Pode ser a qualidade dela.

Putz. Agora não sei dizer sobre os drives da placa de vídeo. 

Seria isso:

Capturar.PNG.a4f7580223d0634c411fa63118226ba0.PNG

adicionado 1 minuto depois

@f_neto Cara... você tem uma paciência danada, hein!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A orientação de adicionar o Repositório non-free e depois instalar o Adicionais para Convidado estava correta, só errei em dizer para instalar no sistema hospedeiro (no caso de usar um Linux), tem que instalar no próprio Kali. E nos links que indiquei estavam faltando vários passos mas pesquisando encontrei um vídeo tutorial bem completo que funcionou perfeitamente, para assistir o vídeo clique AQUI.

O processo é bem complexo, vou tentar deixar um resumo abaixo mas recomendo seguir o vídeo.

 

final02.png

 

Os procedimentos abaixo são para o Kali x64 v2018.2

 

Abra o Terminal e cole o comando abaixo para abrir o sources.list no editor Gedit:
gedit /etc/apt/sources.list 

No final do arquivo cole o texto abaixo e depois salve o arquivo e feche o Gedit:
deb http://http.kali.org/kali kali-rolling main non-free contrib

 

No Terminal digite o comando abaixo:
apt update

 

No Terminal digite o comando abaixo, esta versão é para a data de hoje, no futuro siga o vídeo:
apt install linux-image-4.17.0-kali1-amd64 
Aguarde o término da instalação acima e reinicie com:
reboot

 

Após retornar abra o Terminal e digite o comando abaixo:
apt install linux-headers-$(uname -r)
Aguarde o término da instalação acima.

 

Clique no menu Dispositivos do VirtualBox e clique na opção 'Inserir imagem de CD dos Adicionais para Convidados'


Irá criar na Área de Trabalho um ícone de CD com o nome de VBox.GAs.5.2.8
Crie uma pasta com o nome Vbox na Área de Trabalho
Duplo clique no ícone de CD do VBox.GAs.5.2.8, copie todo o conteúdo e cole na pasta que criou com o nome de Vbox 


Pelo Thunar desmonte a imagem de CD do Adicionais para Convidado 


Entre na pasta Vbox e clique em um espaço vazio e vá na opção Abrir um Terminal Aqui

 

No Terminal digite os comandos abaixo, um de cada vez:
chmod +x VBoxLinuxAdditons.run
sh ./VBoxLinuxAdditons.run
Aguarde o término do script acima e reinicie com:
reboot 

 

Após retornar vá no Menu Visualizar do VirtualBox e em 'Tela Virtual 1' e selecione uma resolução, no meu caso tive que insistir 3 vezes na resolução 1366x768 e ainda demorou alguns segundos para assumir a nova resolução. Não ficou marcada mas assumiu uma resolução aproximada que é a 1360x768 conforme print.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Cara, Maravilha! Brigadão. MUITO OBRIGADO mesmo!

Logo q dei o primeiro reboot, seguindo seu tutorial, já resolveu o problema. Yeahhhhh!  \o/

Agora as opções de resoluções estão habitadas. Teria necessidade de prosseguir com os passos indicados ou já, pelo q vi, PROBLEMA RESOLVIDO ? :D

5b782bff8158f_CapturadeTela(8).thumb.png.120f893ef75b7435b450095f72f4951b.png

 

 

 

Pelo q vi já não é necessário seguir com os próximos passos depois do primeiro reboot.

Valeu pela seu empenho em resolver o problema!

Forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@f_neto Olá. Segui o processo até o fim conforme seu tutorial e tudo ok. Apenas nessa parte: VBoxLinuxAdditions.run ficou faltando esse 'i' após o t. Se estou errado me corrija. 

Deu tudo certo e logo quando selecionei a resolução conforme meu monitor a mesma já ficou marcada, mas quando redimensiono a janela do VBox essa resolução fica desmarcada novamente (!?) 

Outro ponto: Essa pasta q criei (Vbox) devo deixar na Área de Trabalho?

Obrigado mais uma vez!

 

 

5b789452326dd_CapturadeTela(9).thumb.png.0a191705af356d4a6c3d44a4ca0d2fb1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, giu_d disse:

Apenas nessa parte: VBoxLinuxAdditions.run ficou faltando esse 'i' após o t. Se estou errado me corrija. 

É verdade, mas é que copiei do vídeo que tem o mesmo erro, o correto então é:

No Terminal digite os comandos abaixo, um de cada vez:
chmod +x VBoxLinuxAdditions.run
sh ./VBoxLinuxAdditions.run
Aguarde o término do script acima e reinicie com:
reboot 

 

Pode deletar a pasta Vbox da Área de Trabalho

 

 

additions.png

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, f_neto disse:

Não ficou marcada mas assumiu uma resolução aproximada que é a 1360x768 conforme print.

Comigo também aconteceu isto como citei no final da minha resposta, mas parece que não influencia em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...