Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
stardark17

Como consigo identificar prim/secun desse transformador?

Recommended Posts

Boa noite pessoal.
Retirei esse trafo de um Estabilizador, mas não sei como identificar o que é primário e o que é secundário.
Tirei essas duas fotos. Os fios vermelhos que eu deixei juntos, apresentam continuidade entre si. Os outros (coloridos), apresentam continuidade entre si. Poderiam me ajudar?
Especificações que encontrei do Estabilizador: Tensão de Entrada: 115V
Corrente de Entrada: 2.5A
Tensão de Saída: 115V
d97e14ed-eb14-4d4d-89c1-eafe57b1b289.thumb.jpg.1c99040c343ffbac20f272920e99b1be.jpg0042e820-b376-4d70-ae81-0c65d6b3f2f6.thumb.jpg.fee74c571675a742551632a5e1f7ee8a.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que a lógica é o primário ser os dois vermelhos, e os demais serem secundários com tensões para várias aplicações, se bem que primário e secundário é uma questão de aplicação, um trafo de 220 para 110 pode ter o primário os  220 V quando a função é reduzir, e quando for para aumentar o primário pode ser o 110....

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem primário e secundário, é apenas um auto transformador. 

O enrolamento dele é uma coisa só. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, Mestre88 disse:

Não tem primário e secundário, é apenas um auto transformador. 

O enrolamento dele é uma coisa só. 

O que te levou a afirmar que é um auto transformador, você já o conhecia antes? A mim parece um com um primário (os dois vermelhos) e vários secundários para ajustar a demanda.

Eu creio que para essa configuração que foi citada (primário 115 V, secundário idem) não confere já que tem vários taps, mesmo sendo um auto transformador tem as tensões intermediárias, pelo princípio do auto transformador, ele teria que ter apenas um enrolamento com várias saidas, sendo a entrada 115 ou 220 V e nos demais taps tensões menores.

Obs: Não estou contestando nem afirmando, apenas perguntando.

Editado por misterjohn
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, misterjohn disse:

O que te levou a afirmar que é um auto transformador, você já o conhecia antes?

Por fazer parte de um estabilizador, é muito mais prático usar um auto transformador pra fazer a função.

Ele tem um fio que é comum tanto para a entrada, quanto para saída (geralmente uma das pontas do enrolamento) e os taps da pra escolher, tanto para diminuir quanto para aumentar a tensão, depende se a tensão de alimentação desceu ou subiu.

Isso era assim em todos os estabilizadores que eu desmanchei, agora uma coisa que me intriga um pouco são esses dois fios vermelhos. Tá parecendo que é apenas um enrolamento adicional para alimentar o circuito do comparador de tensão, o que aciona os relés para fazer a troca dos taps.

• Curtir 6
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo @Mestre88  ele aciona os relés. 

E sim, o único estabilizador que topei que não tinha auto-trafo e sim um transformador (pesado feito pastel de batatinha) era de um TRON automático. Era transformador. Pesado em quantia, e só aguentava até 250VA

image.png

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Legal galera! Pra falar a verdade nem conhecia sobre auto transformadores, sou iniciante sobre o assunto. Obrigado mesmo! Vou dar uma pesquisada melhor sobre isso

Editado por stardark17
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais